📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Holanda escolhida como organizadora do Euro 2022

- Advertisement -

A UEFA anunciou esta semana que a organização do Campeonato Europeu de 2022 ficará entregue à Holanda, mais concretamente às cidades de Amsterdão e Groningen, batendo assim os outros países candidatos, nomeadamente a França e Portugal.

De referir também que os Países Baixos voltam a receber uma competição internacional de seleções após terem organizado o primeiro Mundial da modalidade, no longínquo ano de 1989.

Das três candidaturas oficiais, apenas Portugal já tinha recebido uma edição do Europeu, no ano de 2007. Tendo em conta a aposta da FIFA e da UEFA de desenvolver o futebol em todas as suas vertentes e levar o desporto ao máximo de países possível, nomeadamente aos locais cujas seleções nacionais ainda não apresentam um nível de jogo ao nível das grandes potências europeias e mundiais, era mais ou menos previsível que a nossa candidatura teria poucas hipóteses de sair vencedora.

Os outros dois concorrentes encaixavam-se no perfil definido pela organização, pois são países emergentes no futsal europeu, começam a aparecer esporadicamente nas grandes competições internacionais e dois países que estão a fazer uma caminhada segura e lenta rumo ao topo.

Para já, ainda estão numa segunda/terceira linha nas potências europeias, mas tanto um como o outro podiam perfeitamente organizar a primeira edição de um campeonato que se vai passar a realizar de quatro em quatro anos e vai passar a contar com 16 equipas.

 

Imagem da Arena de Amsterdão, aqui usada durante um jogo de hóquei no gelo
Fonte:UEFA

Numa conversa com um amigo no dia da decisão, apostei na França como possível organizador por mera convicção pessoal, mas a Holanda tem mais tradição neste desporto, porque participou em todas as edições iniciais dos Campeonatos da Europa, apesar de estar arredado desta competição desde 2014.

A França, só em 2018 se estreou nestas andanças, não tendo um historial muito forte nos primórdios da competição. Com todos estes fatores porventura a pesar na decisão final, tomada na cidade de Liubliana, na Eslovénia, a organização ficou entregue à Holanda, país que ultimamente anda arredado dos grandes palcos mas que irá regressar em 2022, na condição de organizador.

Portugal, como vencedor da última edição, terá que jogar a qualificação para carimbar o passaporte e tentar defender o seu título, esperando que nesse ano, e caso lá cheguemos, possamos contar com um apoio tão forte como na Eslovénia, com os estudantes de Erasmus em peso na bancada a puxar pelos nossos heróis!

 

Foto de Capa: UEFA

Revisto por: Jorge Neves

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Por um triz | Santa Clara 2-3 Sporting

No Sporting, a principal nota de novidade esteve na disposição ofensiva, com Maxi Araújo a surgir no lado direito do ataque

Benfica segura Prestianni: eis o ponto de situação após interesse do River Plate

O Benfica segura Gianluca Prestianni. River Plate mostrou interesse no avançado argentino, mas águias fecharam a porta.

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa quer atingir os 500 mil sócios: «Reforçar a afirmação do Benfica como maior clube do mundo»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.

Al Ittihad de Sérgio Conceição pode contratar internacional português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição vê com bons olhos Nuno Tavares. Lateral esquerdo joga atualmente na Lazio.

Hugo Oliveira após derrota no Dragão: «Vou ser honesto convosco, sinto orgulho»

O Famalicão perdeu com o FC Porto por 4-1 e foi eliminado da Taça de Portugal. Declarações de Hugo Oliveira em conferência de imprensa.