Letónia 0-6 Portugal (Sub-19): Entrada tranquila em Riga

- Advertisement -

Portugal iniciou a sua caminhada no Euro sub-19 de futsal com um encontro perante a seleção anfitriã – a Letónia -, em plena Arena Riga. O jogo começou bastante indeciso e com uma fase de estudo mútuo, algo habitual nestes encontros, perante as bancadas cheias de adeptos locais obviamente a puxar pela seleção báltica.

Nos primeiros minutos do encontro, o ponto mais negativo foi o excesso de faltas da nossa seleção. Um total de três, algo que foi controlado no restante da metade inicial, pois a partir da sexta falta há livre direto de dez metros, sem barreira. Em termos de faltas, acabámos com cinco, contra três da Letónia, significando isso que lográmos evitar livres diretos.

Ao intervalo, vencíamos por dois a zero, com um autogolo de um defesa letão e um excelente golo de Neves. O nosso número sete marcou com uma finalização fabulosa e demonstra uma maturidade e um sentido de oportunidade raros, sobretudo, quando estamos a falar de jovens com no máximo 19 anos.

Apesar da entrada em falso, o resultado no término da etapa inicial ajustava-se perfeitamente ao que estava a ser apresentado em quadra, onde a superioridade lusitana raramente foi colocada em questão. A expetativa para a segunda metade era por isso alta, para ver se conseguíamos manter o domínio do jogo, ou se a Letónia ia conseguir responder nos 20 minutos restantes.

O capitão Célio Coque marcou um dos seis golos portugueses
Fonte:UEFA

A reentrada em campo dificilmente poderia ser melhor, graças aos dois golos de Célio Coque e Rui Moreira, nos primeiros seis minutos, praticamente sentenciando o jogo. Esta alteração no marcador obrigou a seleção letã a apostar no guarda-redes avançado (vulgar 5×4), assumindo o risco total para tentar diminuir a diferença no marcador e possivelmente entrar na discussão do encontro.

A meio da segunda parte, surgiu o quinto golo, em mais uma finalização brilhante de Neves, claramente um jogador acima da média. Posto este momento, e tendo em conta que esta desvantagem era praticamente impossível de ser anulada, o jogo foi calmamente caminhando para a sua fase final, com várias ocasiões junto das duas balizas.

Apenas a quatro minutos do final a bola voltou a balançar as redes, pela sexta vez as letãs, numa jogada e finalização vistosas por parte de Dani.

Até ao fim, não houve mais nenhum momento de destaque, mantendo-se o resutlado de 6-0 favorável a Portugal frente à Letónia. A vitória garante uma vantagem preciosa que permite a liderança partilhada com a Polónia, próximo adversário nesta competição. O ponto positivo deste encontro, para além da vitória confortável, foi manter a baliza inviolada e um registo defensivo imaculado.

CINCO INICIAIS:

Letónia – Šķesters-Kambals (GR), Cvetkovs, Ivenkovs, Kozlovskis e Tarakanovs

Portugal – Bernardo Paçó (GR), Célio, Neves, Tomás Paçó e Sévio

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Prioridade total: Gonçalo Inácio é sonho do AC Milan e italianos revelam valor de futura proposta

Gonçalo Inácio pode deixar o Sporting no mercado de inverno. O AC Milan tem o internacional português como prioridade.

Andebol: Sporting arrasa Colégio dos Carvalhos

O Sporting recebeu e venceu o Colégio dos Carvalhos por 44-27, num encontro da sexta jornada da Primeira Liga de Andebol.

Para tirar o lugar a Vitinha ou João Neves? PSG pondera avançar por médio que custa 80 milhões de euros

O PSG pode avançar com uma proposta por Martín Zubimendi. O médio pertence aos quadros do Arsenal e os gunners não descartam uma venda.

Próximo português a dar o salto? Juventus está interessada em internacional Sub-21

Tiago Gabriel pode vir a trocar de clube. A Juventus está interessada em garantir o defesa central que pertence ao Lecce.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid e Barcelona preparam-se para batalha: rivais espanhóis interessados em craque do Bayern Munique

O Real Madrid e o Barcelona estão interessados em garantir a contratação de Michael Olise, jogador do Bayern Munique.

Jakub Kaminski: «Quando o Benfica te chama, não pensas duas vezes»

Jakub Kaminski saiu lesionado do jogo entre a Polónia e a Bósnia e Herzegovina. O extremo vai regressar ao Benfica.

Jeremiah St. Juste revela que esteve perto do Bayern Munique deixa críticas: «Vais para Portugal e esquecem-se de ti»

Jeremiah St. Juste lamentou ter deixado de ser opção para a seleção dos Países Baixos, depois de se ter juntado ao Sporting.