Letónia 0-6 Portugal (Sub-19): Entrada tranquila em Riga

- Advertisement -

Portugal iniciou a sua caminhada no Euro sub-19 de futsal com um encontro perante a seleção anfitriã – a Letónia -, em plena Arena Riga. O jogo começou bastante indeciso e com uma fase de estudo mútuo, algo habitual nestes encontros, perante as bancadas cheias de adeptos locais obviamente a puxar pela seleção báltica.

Nos primeiros minutos do encontro, o ponto mais negativo foi o excesso de faltas da nossa seleção. Um total de três, algo que foi controlado no restante da metade inicial, pois a partir da sexta falta há livre direto de dez metros, sem barreira. Em termos de faltas, acabámos com cinco, contra três da Letónia, significando isso que lográmos evitar livres diretos.

Ao intervalo, vencíamos por dois a zero, com um autogolo de um defesa letão e um excelente golo de Neves. O nosso número sete marcou com uma finalização fabulosa e demonstra uma maturidade e um sentido de oportunidade raros, sobretudo, quando estamos a falar de jovens com no máximo 19 anos.

Apesar da entrada em falso, o resultado no término da etapa inicial ajustava-se perfeitamente ao que estava a ser apresentado em quadra, onde a superioridade lusitana raramente foi colocada em questão. A expetativa para a segunda metade era por isso alta, para ver se conseguíamos manter o domínio do jogo, ou se a Letónia ia conseguir responder nos 20 minutos restantes.

O capitão Célio Coque marcou um dos seis golos portugueses
Fonte:UEFA

A reentrada em campo dificilmente poderia ser melhor, graças aos dois golos de Célio Coque e Rui Moreira, nos primeiros seis minutos, praticamente sentenciando o jogo. Esta alteração no marcador obrigou a seleção letã a apostar no guarda-redes avançado (vulgar 5×4), assumindo o risco total para tentar diminuir a diferença no marcador e possivelmente entrar na discussão do encontro.

A meio da segunda parte, surgiu o quinto golo, em mais uma finalização brilhante de Neves, claramente um jogador acima da média. Posto este momento, e tendo em conta que esta desvantagem era praticamente impossível de ser anulada, o jogo foi calmamente caminhando para a sua fase final, com várias ocasiões junto das duas balizas.

Apenas a quatro minutos do final a bola voltou a balançar as redes, pela sexta vez as letãs, numa jogada e finalização vistosas por parte de Dani.

Até ao fim, não houve mais nenhum momento de destaque, mantendo-se o resutlado de 6-0 favorável a Portugal frente à Letónia. A vitória garante uma vantagem preciosa que permite a liderança partilhada com a Polónia, próximo adversário nesta competição. O ponto positivo deste encontro, para além da vitória confortável, foi manter a baliza inviolada e um registo defensivo imaculado.

CINCO INICIAIS:

Letónia – Šķesters-Kambals (GR), Cvetkovs, Ivenkovs, Kozlovskis e Tarakanovs

Portugal – Bernardo Paçó (GR), Célio, Neves, Tomás Paçó e Sévio

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

A muralha que resistiu ao jogo, o canto que a derrubou | Casa Pia 1-4 FC Porto

Análise tática ao Casa Pia x FC Porto, com destaque para o 5-4-1 dos gansos, para as combinações nos corredores dos dragões e para o peso crescente dos lances de bola parada.

Filipe Coelho responde ao Bola na Rede: «O objetivo era parar o ímpeto que os médios interiores do FC Porto têm»

Filipe Coelho respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Isto exigiu de nós algum tempo para mudar a abordagem, a adaptação e a preparação do jogo»

Francesco Farioli respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Benfica arranca campeonato com goleada sobre o Venda Nova: eis os resultados do dia no Futsal português

O Benfica arrancou a Primeira Liga de Futsal com uma vitória. No Seixal, vitória por 4-1 diante do Venda Nova.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu marca nos descontos e derrota Vitória SC em jogo emocionante na Primeira Liga

O Académico de Viseu garantiu a primeira vitória no Fontelo esta época, a segunda consecutiva. Desta vez, triunfo sobre o Vitória SC.

Benfica e Sporting arrancam Primeira Liga Feminina com vitórias e balizas a zeros: eis os resultados do dia no arranque da prova

O Benfica venceu o Racing Power e o Sporting ganhou ao Vitória SC. Jogos da primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

Cagliari surpreende Atalanta e ultrapassa AC Milan de Ruben Amorim para chegar ao top-4: eis os resultados do dia na Serie A

O Cagliari venceu a Atalanta e somou a terceira vitória consecutiva na temporada. Clube entra diretamente no top-4 da tabela.