📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mais uma vez, dérbi eterno na final | Futsal

- Advertisement -

Depois de cumpridos os jogos relativos aos quartos-de-final e meias-finais do play-off de Futsal, eis que chega a hora de olhar para a final e para os seus intervenientes. Como tem sido hábito desde que se iniciou a disputa deste atual modelo competitivo, indo já na sua 16.ª edição com os play-off, em 12 ocasiões houve uma final entre os rivais de Lisboa.

Nesta última década apenas em duas edições não se defrontaram os clubes lisboetas na final (em 2013/14, a Desportiva do Fundão de Joel Rocha eliminou o SL Benfica e conseguiu chegar à final com o Sporting CP e em 2016/17 o SC Braga igualou o feito dos beirões e chegou à eliminatória decisiva com o emblema leonino, feito que valeu o apuramento para a edição seguinte da Liga dos Campeões de Futsal.

Mas esses casos têm sido apenas a exceção, apesar do aumento da qualidade do nosso campeonato, que se tem verificado nestes últimos tempos e que se comprovam nas grandes dificuldades que os dois clubes com melhores equipas e maior orçamento, fatores que não podem ser dissociados, tiveram nos encontros anteriores, pese embora tenham ganho ambos os jogos e passado à final com a diferença máxima.

Há uma outra estatística interessante que pode assustar alguns adeptos leoninos mais supersticiosos: quando uma equipa portuguesa foi campeã europeia, nunca conseguiu juntar o campeonato nacional na mesma temporada. Ou seja, em 2010 o Benfica foi campeão continental e o Sporting foi campeão nacional. Em 2019 foi o Sporting que logrou conquistar o troféu europeu mas foi o Benfica que ganhou o troféu nacional.

Conquista brilhante essa que foi igualada neste ano mas resta saber se a “maldição” se mantém ou se os verde e brancos ousam quebrar essa tradição. O histórico mais recente dá algum favoritismo aos Leões, nomeadamente ao terem fechado a fase regular em primeiro lugar, logo têm a vantagem de jogar mais um jogo no seu pavilhão, ainda mais decisivo visto que a partir de 14 de junho se prevê que o público possa voltar aos recintos desportivos, ou seja, o eventual quinto jogo no Pavilhão João Rocha já poderá ter público, ao terem ganho a edição de 2021 da Taça da Liga e obviamente, com a motivação em alta com a conquista da glória europeia.

A partir de 14 de junho, deixaremos de contar com as bancadas totalmente despidas de público, conforme se vê em pano de fundo nesta foto de Zicky Té
Fonte: SCP Modalidades

É muito pouco provável que tudo se resolva em três ou quatro encontros, mas espero acima de tudo que sejam encontros de grande intensidade e emotividade, disputa feroz em cada lance, mas com lealdade e fair-play, dentro do terreno de jogo e nas bancadas, quando os adeptos regressarem para embelezar ainda mais o espetáculo e motivar os jogadores, já cheios de saudades do sexto jogador.

Acho que todos os fãs, independentemente da sua cor clubística, já sentem falta do ambiente único que os espetadores criam, de apoio contínuo e incondicional às equipas. Que comecem os jogos e que comece esta final emocionante, com um conjunto de jogos onde a principal rivalidade vai ser posta à prova, de forma saudável (esperemos)!

Foto de Capa: SCP Modalidades

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Más notícias para o FC Porto: Luuk de Jong sofre lesão no ligamento cruzado anterior

Esta quinta-feira, o departamento clínico do FC Porto revelou que Luuk de Jong sofreu uma lesão parcial no ligamento cruzado anterior.

Rui Borges na antevisão do Benfica x Sporting: «Estamos numa boa fase, num crescimento muito bom e queremos consolidar cada vez mais esse crescimento»

O Benfica x Sporting joga-se esta sexta-feira para a jornada 13 da Primeira Liga. Rui Borges já fez o lançamento do jogo.

Thibaut Courtois pede mais respeito pelos companheiros de profissão: «Não somos máquinas, somos pessoas»

Thibaut Courtois abordou os casos de Ronaldo Araújo, após o erro frente ao Chelsea, e de Vinícius Júnior, após as provocações contra o Athletic Bilbao.

Luis Suárez: eis o dinheiro que o Sporting ainda poderá ter de desembolsar para pagar o avançado

Luis Suárez chegou ao Sporting este verão por 22 milhões de euros, mas pode ainda alcançar os 27 milhões, caso cumpra determinados objetivos.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Djaló fala sobre época difícil em Espanha: «Quando a cabeça não funciona é impossível as coisas correrem bem»

Álvaro Djaló assumiu que a falta de confiança e a instabilidade emocional explicam a temporada aquém das expectativas no Athletic Bilbao.

Vinícius Júnior volta a ser o centro das atenções após resposta polémica aos adeptos do Athletic Bilbao

Vinícius Júnior, avançado do Real Madrid, voltou a ser tema em Espanha após reagir com gestos a insultos vindos das bancadas.

Sorteio Mundial 2026: eis as estrelas de vários desportos que irão conduzir o evento

Rio Ferdinand será o único ex-futebolista a participar no sorteio do Mundial 2026, contando depois com estrelas de vários desportos.