📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

No Hall of Fame Leonino: Entrevista a Alex

- Advertisement -

sporting cabeçalho generíco

Alex foi, durante oito temporadas, uma das principais referências do futsal do Sporting. Com boas exibições, golos importantes e uma devoção enorme ao clube, o antigo jogador tornou-se um dos jogadores mais acarinhados pelos exigentes adeptos leoninos. Em Junho, deixou o Sporting para pouco tempo depois se retirar dos pavilhões e voltar ao Brasil para perto da família. O Bola na Rede agradece toda a simpatia, disponibilidade e abertura demonstrada ao nos conceder esta entrevista.

Sporting

BnR- Em 2007, quando chegou ao Sporting, esperava ficar tanto tempo?

Alex – Nunca imaginei que ficasse 8 anos no Sporting.

BnR – Na última entrevista que deu à Sporting TV, foi complicado conter as emoções. Agora que já passou algum tempo desde que disse “até já”, como estão as saudades de Lisboa?

Alex – Tenho muitas saudades de Lisboa, essa cidade oferece uma qualidade de vida enorme.

BnR – Foi difícil sair do Sporting numa época em que não conseguiram revalidar o titulo de campeão nacional?

Alex – Sem dúvida que a vontade era sair depois de revalidar o titulo de campeão nacional. Certamente sairia debaixo de uma festa com os adeptos.

BnR – O que sente por não ter conseguido ganhar a UEFA Futsal Cup ao serviço do Sporting?

Alex – Sinto uma desilusão muito grande, pois chegámos muito perto e tínhamos tudo para ter ganho esse titulo.

BnR – Com o aparecimento relativamente recente do Barcelona e com as formações do leste europeu cada vez mais bem apetrechadas em termos financeiros, será possível alguma equipa portuguesa voltar a ganhar essa competição?

Alex – Será sempre possível, a equipa do Sporting de hoje tem condições de o fazer. Claro que depende de uma série de fatores até chegar lá, mas creio que ganhando o titulo nacional essa época, já é possível sonhar com a UEFA na próxima.

BnR – Tem acompanhado o Sporting nesta temporada? O que acha das contratações de Merlim, Fortino, Cavinato e Marcão?

Alex – Não tenho acompanhado o futsal, apenas o futebol. Mas parecem-me jogadores de alto nível, espero que estejam a representar o Sporting como o Sporting merece.

BnR – O que significam os adeptos do Sporting para si?

Alex – Os adeptos do Sporting são os melhores do mundo, estiveram connosco nos bons e maus momentos. Tenho muitas saudades dos gritos e cânticos nos pavilhões.

BnR – Qual foi o colega que mais o marcou? E o treinador?

Alex – O colega que mais me marcou esses anos todos em Portugal foi o Zézito, tanto como jogador quanto treinador (adjunto).

BnR – É o melhor marcador de sempre em jogos do Sporting frente ao rival Benfica, orgulha-se desse feito?

Alex – Tenho orgulho desse feito, sim. Embora nunca foi um objeto ou marca perseguida por mim, aconteceu naturalmente. Mas orgulho-me por cada golo marcado ao serviço do Sporting.

A derrota frente ao Barcelona impediu Alex de conquistar a segunda UEFA Futsal Cup da sua carreira Fonte: Sporting Clube de Portugal
A derrota frente ao Barcelona impediu Alex de conquistar a segunda UEFA Futsal Cup da sua carreira
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Baku United e Fim da Carreira

BnR – Como correu a experiência e a adaptação a Londres e a Inglaterra?

Alex – Decidi encerrar a minha carreira e ficar no Brasil depois do que aconteceu com o Baku United, clube que iria representar. Então estou novamente na minha cidade de onde saí há 17 anos, perto dos meus pais e familiares.

BnR – O que correu mal no Baku United?

Alex – O que chegou aos meus ouvidos foi que o diretor que financiava o projeto estava com problemas financeiros, porque as empresas que possuía no Azerbaijão tinham falido. O resultado foi a dispensa de jogadores que já tinham sido contratados, entre os quais brasileiros, espanhóis e portugueses.

Futuro

BnR – O Alex foi dos jogadores mais inteligentes que passaram pelo nosso clube nesta modalidade. Já pensou seguir uma carreira técnica ligada à modalidade? Vê-se a fazê-lo no Sporting?

Alex – Nunca pensei em trabalhar no futsal depois de encerrar minha carreira. E hoje, já fora das quadras, não tenho planos que passem pelo futsal.

BnR – Gostava que o seu futuro passasse por Alvalade e pelo novo Pavilhão João Rocha?

Alex – Pretendo visitar Lisboa e o novo pavilhão assim que possível.

Curtas

BnR – Melhor momento no Sporting?

Alex – Não houve um melhor momento, foram vários. Cada troféu conquistado ao longo destes 8 anos representam os melhores momentos vividos no Sporting.

BnR – E o pior?

Alex – O pior momento foi a derrota na final da UEFA Futsal Cup no Cazaquistão contra o Montesilvano.

BnR – O Sporting para si é?

Alex – O Sporting é e sempre será uma parte da minha vida.

 

Entrevista realizada por Vítor Miguel Gonçalves e edição de Marta Reis

Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez e a presença de Cristiano Ronaldo na Casa Branca ao lado de Donald Trump: «Acredito muito no que o Cristiano pode fazer como embaixador...

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Depois de levar Portugal ao Mundial 2026, técnico falou da seleção.

Roberto Martínez: «As críticas e as dúvidas fazem parte. O que não gosto são críticas que não são merecidas ou mentiras»

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Depois de levar Portugal ao Mundial 2026, técnico falou da seleção.

Roberto Martínez presente no International Club of Portugal: «É uma oportunidade para aprender mais sobre o nosso povo português»

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Depois de levar Portugal ao Mundial 2026, técnico falou da seleção.

Cristiano Ronaldo | O “Adeus” do Eterno Capitão

Com Cristiano Ronaldo, Portugal deixou de ser uma seleção que poderia surpreender para se tornar numa seleção que tinha de vencer.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal vence a Eslováquia (2-4) e chega ao primeiro lugar na Qualificação para o Europeu Sub-17

Portugal venceu fora de casa Eslováquia por 2-4, na terceira jornada da Qualificação para o Europeu Sub-17, assumindo assim o primeiro lugar do grupo.

Portugal já conhece adversário nos quartos de final do Mundial Sub-17

Portugal vai defrontar a Suíça nos quartos de final do Mundial Sub-17. Seleção portuguesa continua a procurar seguir em frente.

Em direto: delegação da Arábia Saudita encabeçada por Cristiano Ronaldo e Mohammed bin Salman recebida por Donald Trump na Casa Branca

Donald Trump recebeu na Casa Branca uma delegação da Arábia Saudita. Além do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, Cristiano Ronaldo é presença.