cab futsal

Agora que estamos em período natalício, a coisa mais desejada por todos os adeptos de verdadeiro espetáculo e da modalidade que consecutivamente adota essa característica (futebol de salão, vulgo Futsal) é que chegue o início do próximo ano. De dia 7 a 10 de Janeiro disputa-se a já referenciada por mim em artigos anteriores Taça da Liga, que irá ter lugar em Oliveira de Azeméis.

Esta nova competição reúne a nata do futsal português, e decidi voltar a falar sobre este troféu pois já é conhecido o alinhamento dos quartos-de-final e meias-finais, revelado no início deste mês. Como tal, a ordem que resultou do sorteio foi a seguinte: SL Benfica x Fundão (1), Sporting CP x Burinhosa (2), SL Olivais x Belenenses/ Express Glass (3) e SC Braga x Modicus Sandim (4).

O emparelhamento das meias-finais ditou que o vencedor do jogo 1 joga com o vencedor do jogo 3 e o vencedor do 2 joga com o 4, evitando um jogo entre Sporting CP e SL Benfica antes da grande final. Eu penso que a introdução da Taça no calendário competitivo português irá com certeza ser um sucesso imediato e que, ao contrário do que acontece no futebol, será tida em conta por todos os clubes participantes, pois poder ter a oportunidade de ser o primeiro campeão de sempre desta competição estreante terá de ser motivo mais do que suficiente para motivar os jogadores das 8 equipas em cena.

Não havendo grande escolha nos possíveis adversários, tanto o Benfica como o Sporting têm adversários de grande valia no jogo inicial, uma vez que a Burinhosa apresenta um Futsal de grande qualidade, que lhe vale neste momento um simultaneamente impensável e merecido 3.º lugar ao fim de quinze jornadas, à frente do Sporting de Braga e apenas atrás dos dois grandes dominadores da modalidade nos últimos anos. Já o Fundão foi uma equipa que esta época criou grandes dificuldades aos encarnados no encontro da supertaça, em que o campeão em título se viu forçado a operar uma reviravolta épica no marcador para levar o “caneco” para casa.

Anúncio Publicitário

Quanto ao campeão final, é óbvio que posso não acertar, mas julgo que, apesar do potencial interesse dos tubarões em ganhar a prova, esta é uma ótima oportunidade para uma equipa como o Sporting de Braga poder finalmente conquistar um troféu, algo há muito procurado.

Um dos grandes candidatos a vencer a Taça da Liga Fonte: SC Braga
Um dos grandes candidatos a vencer a Taça da Liga
Fonte: SC Braga

Mas isto tudo são meras suposições e teremos de esperar até ao início de Janeiro para confirmar as hipóteses reais de cada equipa. Aproveito para desejar a todos os leitores do “Bola na Rede” um santo e feliz Natal, com muita paz e saúde, e passado na companhia de quem mais amam, pois é esse mesmo o espírito desta quadra.

Foto de Capa: Futsal Global