📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Caminho Olímpico do Futsal: A guerra entre o COI e a FIFA

- Advertisement -

Podiam até ser os deuses a definir o caminho do Futsal para o Olímpio, porém, hoje em dia, as coisas não funcionam desta maneira. Há muito tempo que o misticismo foi posto de lado e quem decide o que entra (ou não) nos Jogos Olímpicos é o Comité Olímpico Internacional (COI). E, infelizmente, o Futsal está no meio de uma guerra política entre a COI e a FIFA.

São muito aqueles que têm o desejo de um dia puder ver o Futsal a ser jogado nos Jogos Olímpicos de Verão – Falcão é um dos grandes protagonistas nesta luta difícil, bem como Fernando Wilhlem, jogador que passou pelo SL Benfica. Mas não vai ser em 2020 no Japão e tão cedo não estará na agenda olímpica.

Vejamos o seguinte: para que uma modalidade se torne olímpica é necessário que cumpra pontos específicos definidos pelo COI. Destacam-se: a quantidade de países onde é praticada a modalidade; apelo da juventude; o interesse que é dado pelos meios de comunicação e pelo público em geral. O Futsal, seja masculino ou feminino, já é praticado em quatro continentes e cumpre a maioria das obrigações que o COI define – talvez todas.
Nos Jogos Olímpicos da Juventude Argentina 2018, o Futsal teve a oportunidade de ser modalidade olímpica
Fonte: Olympic Games

E se eram provas que faltavam… o COI teve-as em 2018 com os Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) em Buenos Aires. Foi a primeira vez que o Futsal teve na agenda olímpica, substituindo o Futebol 11 e teve muito sucesso. Tanto dentro da quadra com os belíssimos espetáculos como fora dela com o pavilhão sempre cheio.

E Portugal foi protagonista no lado feminino ao trazer o ouro na bagagem. A seleção sub-19 não perdeu um único jogo e fez 57 (!) golos em toda a competição. As jogadoras encheram todos os portugueses de orgulho e ainda mostraram o seu potencial, bem como, todo o trabalho que está a ser desenvolvido nesta modalidade no nosso país.

Fifó foi a melhor marcadora da competição e foi muito importante na final contra o Japão para a conquista do ouro
Fonte: FIFA
O problema não é da modalidade ou se cumpre todos os requisitos. A culpa é de duas organizações: o COI e a FIFA. Uma guerra inútil que não beneficia de nenhuma forma o Futsal, impedindo que esteja nas olimpíadas uma modalidade que daria emoção do início ao fim a todos os espetadores e não só.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o árbitro do Bayern Munique x Sporting para a Champions League

O escocês Nicholas Walsh será o árbitro do Bayern Munique x Sporting. Leões vão ao Allianz Arena na Champions League.

Campeão Flamengo empata com Mirassol na última jornada e encerra participação no Brasileirão 2025

O Flamengo empatou com o Mirassol na 38.ª e última jornada do Brasileirão. Os rubro-negros já tinham conquistado o título na jornada anterior.

Lionel Messi celebra conquista da MLS e dedica troféu: «Estou feliz por eles»

Lionel Messi reagiu à conquista da MLS pelo Inter Miami, após anotar duas assistências no encontro decisivo frente aos Vancouver Whitecaps.

Jordi Alba e Sergio Busquets terminam carreira com título da MLS

Jordi Alba e Sergio Busquets encerraram as suas carreiras profissionais após a conquista do título da MLS pelo Inter Miami.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do Tondela x FC Porto

O Tondela recebe o FC Porto, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Primeira Liga. Confere os onzes prováveis do encontro.

Podcast Fora do Ringue #28 – WWE Survivor Series 2025

Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos o rescaldo do WWE Survivor Series e olhamos para o futuro da companhia até ao final de 2025.

Podcast Papo de Bola #97 – Análise dos grupos das seleções da Conmebol e CONCACAF no Mundial 2026

O "Papo de Bola" desta semana analisa os grupos do Mundial de 2026 que tenham representantes da CONMEBOL e da CONCACAF. O César Mayrinck está na condução do programa.