O Caminho Olímpico do Futsal: A guerra entre o COI e a FIFA

    Mas que guerra é esta entre o COI e a FIFA? Pois bem, o Comité Olímpico Internacional exige que no Futebol 11 não haja limite de idades como atualmente existe. Não se esqueça que as seleções só podem levar três jogadores com mais de 23 anos, por ordem da FIFA. O COI exige ainda que o Mundial de Futsal não se realize no mesmo período que os Jogos Olímpicos, como acontece e vai acontecer em 2020.

    A FIFA rejeita tudo e pensa também somente em si, porque não quer que o Mundial perca protagonismo. Estamos perante uma teimosia ridícula de dois órgãos que deveriam ter em conta a inclusão de uma modalidade que beneficiaria e ia dar mais protagonismo aos Jogos Olímpicos. Querem ver?

    E sinceramente para quê continuar com esta guerra? Não há razão… O Futsal teve imenso sucesso nos JOJ e cumpre todos os requisitos, porque não integrá-lo? Para além disso, podia até ser jogado numa quadra muito semelhante à do Andebol onde as linhas são praticamente semelhantes (exceto a dos 7 e 9 metros), diminuindo assim os custos para o país organizador. O COI e a FIFA só têm a ganhar com a inclusão desta modalidade nas Olimpíadas.

    Enfim. No Olímpio, os deuses devem estar desiludidos com esta guerra entre o COI e a FIFA. Deixem brilhar os atletas porque foi para isso que os Jogos Olímpicos foram criados. Deixem que países que não têm tanto protagonismo possam ter uma oportunidade de vencer uma medalha. Deixem que se escreva história. Deixem que o caminho olímpico do Futsal seja criado e seja glorioso.

    Foto de Capa: Olympic Games

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Pedro Barbosa
    João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
    É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.