O Exemplo Nuno Dias

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

O Futsal leonino é neste momento o melhor refúgio de alegria para qualquer Sportinguista. A preponderância da equipa é indiscutível, o seu historial esmagador. Há quem considere tratar-se do melhor plantel da história do clube e, subjectividades à parte, não podemos andar muito longe disso. Depois a estrutura: elemento mítico. Sente-se bem a solidez da estrutura da modalidade, tão essencial para a manutenção deste ciclo hegemónico. A caracterização da pirâmide fecha-se com a figura chave deste projecto.

Despertou para a alta competição aos comandos do Instituto D. João V e o seu trabalho valeu-lhe uma passagem pela Rússia, integrando a equipa técnica do CSKA. Mais tarde, em 2012, iniciava a primeira de todas as épocas que já soma enquanto Treinador da equipa de Futsal do Sporting. E a síntese não podia ser mais esclarecedora: em cinco épocas, Nuno Dias ajudou a equipa Leonina a conquistar por quatro vezes o campeonato Nacional, acrescentando mais algumas Taças ao Palmarés. Mas distribua-se a justiça. A dimensão deste sucesso também dependeu da qualidade dos jogadores que têm estado ao serviço do Sporting. Mas há algo realmente genial na representação de Nuno Dias, que vai fazendo de si um Treinador completo e que ultrapassa o patamar da análise técnica.

Nuno Dias tem sido sinónimo de títulos no Sporting Fonte: Sporting Clube de Portugal - Futsal
Nuno Dias tem sido sinónimo de títulos no Sporting
Fonte: Sporting Clube de Portugal – Futsal

Acima de tudo falo da postura. É neste ponto ético que identifico a grande vantagem de ter um Treinador como este. Nos momentos de derrota, que, embora não sendo muitos, sempre vão aparecendo, não lhe encontramos no discurso grandes culpabilizações alheias. E depois há a forma. O jeito de explicar as coisas e que as vão tornando mais verdadeiras. Um exemplo recente: no último play-off que ditou a vitória no campeonato, a equipa do Sporting perdia 2-0 em Braga. Na sua primeira pausa técnica, e perante a perigosidade do resultado, Nuno Dias perguntou apenas uma coisa aos seus jogadores: “vamos jogar?”. Isto mesmo. Como se durante aqueles minutos de jogo o Sporting não tivesse ido a jogo. E não é fácil fugir dos ânimos e arrefecer a eloquência num momento como aqueles. Eu, como adepto, fiquei orgulhoso e pensei que aquele discurso minimalista foi um hino à psicologia desportiva.

Quase no final deste texto retenho outra ideia. A de que talvez seja fácil demais falar bem quando as coisas desportivamente também correm bem. Mas o importante é ter um Treinador destes junto à linha de jogo e um exemplo único dentro da nossa própria casa.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Génésio deixa o Lille depois de 2 temporadas

O treinador francês Bruno Genesio termina a carreira de dois anos de contrato com o LOSC Lille, marcados por grandes sucessos europeus.

Estugarda apresenta primeiros reforços para 2026/2027 e anuncia Grischa Promel e Marius Funk

Estugarda anuncia a contratação de um médio Grischa Promel e o regresso do guarda-redes Marius Funk, para a próxima temporada.

Manolo González renova com o Espanyol até 2027 com a benção de Monchi

O treinador Manolo González, de 47 anos, matém-se no cargo após garantir a manutenção, com o novo diretor desportivo a depositar confiança.

Joana Resende despede-se dos pavilhões e continua na estrutura de voleibol FC Porto

Joana Resende com mais internacionalizações por Portugal termina a carreira após 25 anos e mantém-se ligada ao clube numa nova função.

PUB

Mais Artigos Populares

Kasper Schmeichel anuncia o fim da carreira aos 39 anos: «Uma decisão que me foi imposta pela necessidade»

O guarda-redes Kasper Schmeichel despede-se dos relvados, após uma lesão grave no ombro, que não deixou outra escolha.

AS Roma assegura Donyell Malen em definitivo e renova com Mario Hermoso para 2026/2027

O melhor marcador da equipa Malen torna-se contratação definitiva do AS Roma enquanto o defesa Hermoso prolonga o vínculo por mais uma época.

Campeão do Mundo pela Alemanha termina a carreira: Lukas Podolski anuncia adeus aos relvados

Lukas Podolski que foi Campeão do Mundo pela Alemanha em 2014, pendura as chuteiras aos 40 anos e acaba a carreira de futebol profissional.