O Exemplo Nuno Dias

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

O Futsal leonino é neste momento o melhor refúgio de alegria para qualquer Sportinguista. A preponderância da equipa é indiscutível, o seu historial esmagador. Há quem considere tratar-se do melhor plantel da história do clube e, subjectividades à parte, não podemos andar muito longe disso. Depois a estrutura: elemento mítico. Sente-se bem a solidez da estrutura da modalidade, tão essencial para a manutenção deste ciclo hegemónico. A caracterização da pirâmide fecha-se com a figura chave deste projecto.

Despertou para a alta competição aos comandos do Instituto D. João V e o seu trabalho valeu-lhe uma passagem pela Rússia, integrando a equipa técnica do CSKA. Mais tarde, em 2012, iniciava a primeira de todas as épocas que já soma enquanto Treinador da equipa de Futsal do Sporting. E a síntese não podia ser mais esclarecedora: em cinco épocas, Nuno Dias ajudou a equipa Leonina a conquistar por quatro vezes o campeonato Nacional, acrescentando mais algumas Taças ao Palmarés. Mas distribua-se a justiça. A dimensão deste sucesso também dependeu da qualidade dos jogadores que têm estado ao serviço do Sporting. Mas há algo realmente genial na representação de Nuno Dias, que vai fazendo de si um Treinador completo e que ultrapassa o patamar da análise técnica.

Nuno Dias tem sido sinónimo de títulos no Sporting Fonte: Sporting Clube de Portugal - Futsal
Nuno Dias tem sido sinónimo de títulos no Sporting
Fonte: Sporting Clube de Portugal – Futsal

Acima de tudo falo da postura. É neste ponto ético que identifico a grande vantagem de ter um Treinador como este. Nos momentos de derrota, que, embora não sendo muitos, sempre vão aparecendo, não lhe encontramos no discurso grandes culpabilizações alheias. E depois há a forma. O jeito de explicar as coisas e que as vão tornando mais verdadeiras. Um exemplo recente: no último play-off que ditou a vitória no campeonato, a equipa do Sporting perdia 2-0 em Braga. Na sua primeira pausa técnica, e perante a perigosidade do resultado, Nuno Dias perguntou apenas uma coisa aos seus jogadores: “vamos jogar?”. Isto mesmo. Como se durante aqueles minutos de jogo o Sporting não tivesse ido a jogo. E não é fácil fugir dos ânimos e arrefecer a eloquência num momento como aqueles. Eu, como adepto, fiquei orgulhoso e pensei que aquele discurso minimalista foi um hino à psicologia desportiva.

Quase no final deste texto retenho outra ideia. A de que talvez seja fácil demais falar bem quando as coisas desportivamente também correm bem. Mas o importante é ter um Treinador destes junto à linha de jogo e um exemplo único dentro da nossa própria casa.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Nova era em Bérgamo: Atalanta anuncia Maurizio Sarri como novo treinador

Maurizio Sarri embarca num novo desafio na Serie A, tornando-se o novo treinador da Atalanta. Técnico italiano deixou a Lazio ao fim de quatro temporadas.

Marc Cucurella junta-se ao Real Madrid de José Mourinho: eis os motivos que o levou à mudança

Marc Cucurella é reforço confirmado do Real Madrid. Lateral espanhol quis regressar a Espanha por motivos pessoais e familiares.

Atenção, Ruben Amorim: Médio que conhece bem oferecido ao AC Milan

Manuel Ugarte foi oferecido ao AC Milan. Ruben Amorim vai ser o próximo treinador dos Rossoneri e já conhece bem o médio.

António Folha regressa ao ativo para assumir o comando do gigante romeno Cluj

Depois de uma paragem de duas temporadas, António Folha foi anunciado como o novo treinador do Cluj. Técnico de 55 anos deixou o FC Porto B em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea pode avançar por destaque do Sporting após investida do Real Madrid

O Chelsea pode ir ao mercado por um lateral-esquerdo e avançar por Maxi Araújo. Marc Cucurella rumou ao Real Madrid.

Moreirense contrata Michael Dacosta ao Bournemouth

O Moreirense reforçou o setor ofensivo com a contratação de Michael Dacosta até 2029. O avançado espanhol chega proveniente do Bournemouth.

Neymar falha novo treino e pode ser baixa para o próximo jogo do Brasil: eis a situação

Neymar realizou novos exames e falhou treino devido à sua lesão. Avançado pode ser baixa para o próximo jogo do Brasil.