O Passado Também Chuta: Luis Amado

- Advertisement -

Talvez devamos começar por corrigir o título deste artigo. Em vez de “chuta”, devemos ter “defende” ou não estamos nós a falar de um dos guarda-redes mais importantes da história do Futsal: Luis Amado Tarodo. Este é um nome que dificilmente podemos desvincular do Futsal espanhol e mundial. Para muitos portugueses (tanto na sua seleção como em clubes), ainda é o pior dos pesadelos entre os postes, a par de Stefano Mammarella.

Considerado duas vezes o melhor guarda-redes do Mundo, acredito que, nem de perto nem de longe, vamos ter outro igual a Luis Amado. No tempo em que atuou (e acreditem que foi bastante) tinha todas as competências que um “portero” necessitava. Não eram tempos de um guarda-redes se aventurar em cinco para quatro e nem a habilidade com os pés era muito requisitada. Por isso, entre os três “ferros” caracterizava-se como uma autêntica muralha espanhola.

Não tive a oportunidade de ver muitas vezes Luis Amado, mas a oportunidade que tive (e digamos que foi a única) esteve em grande plano: na final da UEFA Futsal Cup de 2010. Apenas três meses antes, o espanhol destacou-se no Europeu de Futsal, que a Espanha viria a ganhar frente a Portugal. E se fossemos fazer uma lista daquilo que nós, portugueses, passámos com Luis Amado a representar a “La Roja” ou um clube espanhol sairíamos daqui só amanhã…

O “portero” espanhol começou a sua caminhada no Futsal em 1995 no Caja Segovia FS, clube que representou até 2001 com uma interrupção de um ano no Leganés FS em 1996/97. No primeiro ano do século XXI, Luis Amado viajou para Madrid para representar o Antena3 Boomerang, agora conhecido por Inter Movistar FS, e por lá ficou durante 15 anos (!).

Quanto a títulos acho que poucos têm o palmarés de Luis Amado, pois o guarda-redes espanhol tem 39 títulos a nível de clubes e 7 pela seleção. São 46 títulos no total, o que dá a este “portero” o privilégio de, muito provavelmente, ser o maior titulado da modalidade. De salientar que, das seis participações que teve em Europeus de Futsal, venceu cinco… Algo impressionante.

Não deve haver muita discussão quanto ao melhor guarda-redes que alguma vez pisou as quadras internacionais e se dúvidas houver… A resposta está aqui. Não só pelos seus títulos, mas pela liderança que Luis Amado tinha em campo e no próprio balneário do Inter Movistar FS e da “La Roja”. Afinal, não era por acaso que foi capitão tanto do clube madrileno, como da seleção espanhola.

Se falamos de Futsal e do melhor guarda-redes do Mundo, este senhor tem de ter esse título, porque realmente acabou por sê-lo. Não há sequer comparação com os atuais guarda-redes, pois agora estes têm características muito diferentes das que existiam antigamente. Por isso, é sempre bom relembrar uma lenda como é Luis Amado e todo o seu percurso. Aos que nunca tiveram oportunidade de ver esta lenda no ativo procurem por vídeos, pois ficarão espantados.

Foto de Capa: Inter Movistar FS

 

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola explica novo desaire do Manchester City: «Jogámos excecionalmente bem e não conseguimos marcar»

Pep Guardiola analisou o empate do Manchester City diante do Brighton. O técnico justificou resultado com a eficácia.

Nuno Manta Santos assina pelo Spartakos Kitiou da Segunda Liga do Chipre

Nuno Manta Santos vai assumir o comando técnico do Spartakos Kitiou, da Segunda Liga do Chipre. Aos 47 anos, o português encontrava-se livre desde abril de 2025, altura em que deixou o Anadia.

Onde ver a final da Taça da Liga entre Vitória SC e Braga?

Vitória SC e Braga disputam uma final da Taça da Liga inédita. Dérbi do Minho em Leiria decide primeiro título do ano.

Mikel Arteta e o despedimento de Ruben Amorim: «É sempre triste ver um colega perder o emprego»

Mikel Arteta fez a antevisão do Arsenal x Liverpool. Treindor dos gunners comentou ainda o despedimento de Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Esteves é destaque do Gil Vicente e tem 3 interessados no mercado de janeiro

Luís Esteves está a ser uma das figuras maiores do Gil Vicente esta temporada. Exibições do médio atraíram interesse no estrangeiro.

AS Roma perto de fechar empréstimo de avançado do Atlético Madrid

Giacomo Raspadori está em negociações com a AS Roma para abandonar o Atlético Madrid a título de empréstimo com opção de compra.

Treinador do Tottenham apanhado a beber café em copo do Arsenal: «Eu definitivamente não reparei nisso. Seria completamente estúpido da minha parte aceitar se...

Thomas Frank está envolto numa nova polémica. Antes do jogo contra o Bournemouth, o treinador do Tottenham foi visto a beber num copo do Arsenal.