O Passado Também Chuta: Luis Amado

Talvez devamos começar por corrigir o título deste artigo. Em vez de “chuta”, devemos ter “defende” ou não estamos nós a falar de um dos guarda-redes mais importantes da história do Futsal: Luis Amado Tarodo. Este é um nome que dificilmente podemos desvincular do Futsal espanhol e mundial. Para muitos portugueses (tanto na sua seleção como em clubes), ainda é o pior dos pesadelos entre os postes, a par de Stefano Mammarella.

Considerado duas vezes o melhor guarda-redes do Mundo, acredito que, nem de perto nem de longe, vamos ter outro igual a Luis Amado. No tempo em que atuou (e acreditem que foi bastante) tinha todas as competências que um “portero” necessitava. Não eram tempos de um guarda-redes se aventurar em cinco para quatro e nem a habilidade com os pés era muito requisitada. Por isso, entre os três “ferros” caracterizava-se como uma autêntica muralha espanhola.

Não tive a oportunidade de ver muitas vezes Luis Amado, mas a oportunidade que tive (e digamos que foi a única) esteve em grande plano: na final da UEFA Futsal Cup de 2010. Apenas três meses antes, o espanhol destacou-se no Europeu de Futsal, que a Espanha viria a ganhar frente a Portugal. E se fossemos fazer uma lista daquilo que nós, portugueses, passámos com Luis Amado a representar a “La Roja” ou um clube espanhol sairíamos daqui só amanhã…

O “portero” espanhol começou a sua caminhada no Futsal em 1995 no Caja Segovia FS, clube que representou até 2001 com uma interrupção de um ano no Leganés FS em 1996/97. No primeiro ano do século XXI, Luis Amado viajou para Madrid para representar o Antena3 Boomerang, agora conhecido por Inter Movistar FS, e por lá ficou durante 15 anos (!).

Quanto a títulos acho que poucos têm o palmarés de Luis Amado, pois o guarda-redes espanhol tem 39 títulos a nível de clubes e 7 pela seleção. São 46 títulos no total, o que dá a este “portero” o privilégio de, muito provavelmente, ser o maior titulado da modalidade. De salientar que, das seis participações que teve em Europeus de Futsal, venceu cinco… Algo impressionante.

Não deve haver muita discussão quanto ao melhor guarda-redes que alguma vez pisou as quadras internacionais e se dúvidas houver… A resposta está aqui. Não só pelos seus títulos, mas pela liderança que Luis Amado tinha em campo e no próprio balneário do Inter Movistar FS e da “La Roja”. Afinal, não era por acaso que foi capitão tanto do clube madrileno, como da seleção espanhola.

Se falamos de Futsal e do melhor guarda-redes do Mundo, este senhor tem de ter esse título, porque realmente acabou por sê-lo. Não há sequer comparação com os atuais guarda-redes, pois agora estes têm características muito diferentes das que existiam antigamente. Por isso, é sempre bom relembrar uma lenda como é Luis Amado e todo o seu percurso. Aos que nunca tiveram oportunidade de ver esta lenda no ativo procurem por vídeos, pois ficarão espantados.

Foto de Capa: Inter Movistar FS

 

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Georgios Vagiannidis e as primeiras semanas no Sporting: «O nível é ainda mais elevado do que pensava»

Georgios Vagiannidis abordou as primeiras semanas ao serviço do Sporting. O defesa grego deixou rasgados elogios aos companheiros de equipa.

Imprensa turca garante que há entendimento entre Benfica e Fenerbahçe para a saída de Kerem Akturkoglu após o playoff

A novela em torno de Kerem Akturkoglu continua. A imprensa turca assegura que há um entendimento entre o Benfica e o Fenerbahçe pelo avançado.

Julian Weigl perto de trocar o futebol da Alemanha pelo da Arábia Saudita

O futuro de Julian Weigl está perto de ficar definido. O médio alemão que passou pelo Benfica deve rumar ao Al Qadisiyah.

Fechado: Fábio Silva ruma a gigante da Bundesliga por 26,5 milhões de euros

O negócio está fechado e Fábio Silva vai ser jogador do Borussia Dortmund. O avançado português deixa o Wolverhampton por um valor de 26,5 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho elogia Anderson Talisca mas aponta fatores que condicionaram a sua carreira: «Foi impeditivo de ter uma carreira muito melhor»

José Mourinho falou sobre Talisca na véspera do duelo entre Benfica e Fenerbahçe, referente ao playoff de acesso à Champions League.

Leon Bailey ruma à AS Roma por empréstimo do Aston Villa

O Aston Villa cedeu Leon Bailey à AS Roma até ao final da presente temporada. O empréstimo contempla uma cláusula de compra de 22 milhões de euros.

Lucas Vásquez termina ligação de 18 anos com o Real Madrid e é reforço do Bayer Leverkusen de Erik ten Hag

Lucas Vásquez é o novo reforço do Bayer Leverkusen. O internacional espanhol despediu-se do Real Madrid e assinou até 2027.