📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Luis Amado

- Advertisement -

Talvez devamos começar por corrigir o título deste artigo. Em vez de “chuta”, devemos ter “defende” ou não estamos nós a falar de um dos guarda-redes mais importantes da história do Futsal: Luis Amado Tarodo. Este é um nome que dificilmente podemos desvincular do Futsal espanhol e mundial. Para muitos portugueses (tanto na sua seleção como em clubes), ainda é o pior dos pesadelos entre os postes, a par de Stefano Mammarella.

Considerado duas vezes o melhor guarda-redes do Mundo, acredito que, nem de perto nem de longe, vamos ter outro igual a Luis Amado. No tempo em que atuou (e acreditem que foi bastante) tinha todas as competências que um “portero” necessitava. Não eram tempos de um guarda-redes se aventurar em cinco para quatro e nem a habilidade com os pés era muito requisitada. Por isso, entre os três “ferros” caracterizava-se como uma autêntica muralha espanhola.

Não tive a oportunidade de ver muitas vezes Luis Amado, mas a oportunidade que tive (e digamos que foi a única) esteve em grande plano: na final da UEFA Futsal Cup de 2010. Apenas três meses antes, o espanhol destacou-se no Europeu de Futsal, que a Espanha viria a ganhar frente a Portugal. E se fossemos fazer uma lista daquilo que nós, portugueses, passámos com Luis Amado a representar a “La Roja” ou um clube espanhol sairíamos daqui só amanhã…

O “portero” espanhol começou a sua caminhada no Futsal em 1995 no Caja Segovia FS, clube que representou até 2001 com uma interrupção de um ano no Leganés FS em 1996/97. No primeiro ano do século XXI, Luis Amado viajou para Madrid para representar o Antena3 Boomerang, agora conhecido por Inter Movistar FS, e por lá ficou durante 15 anos (!).

Quanto a títulos acho que poucos têm o palmarés de Luis Amado, pois o guarda-redes espanhol tem 39 títulos a nível de clubes e 7 pela seleção. São 46 títulos no total, o que dá a este “portero” o privilégio de, muito provavelmente, ser o maior titulado da modalidade. De salientar que, das seis participações que teve em Europeus de Futsal, venceu cinco… Algo impressionante.

Não deve haver muita discussão quanto ao melhor guarda-redes que alguma vez pisou as quadras internacionais e se dúvidas houver… A resposta está aqui. Não só pelos seus títulos, mas pela liderança que Luis Amado tinha em campo e no próprio balneário do Inter Movistar FS e da “La Roja”. Afinal, não era por acaso que foi capitão tanto do clube madrileno, como da seleção espanhola.

Se falamos de Futsal e do melhor guarda-redes do Mundo, este senhor tem de ter esse título, porque realmente acabou por sê-lo. Não há sequer comparação com os atuais guarda-redes, pois agora estes têm características muito diferentes das que existiam antigamente. Por isso, é sempre bom relembrar uma lenda como é Luis Amado e todo o seu percurso. Aos que nunca tiveram oportunidade de ver esta lenda no ativo procurem por vídeos, pois ficarão espantados.

Foto de Capa: Inter Movistar FS

 

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Luciano Spalletti encantado com Rui Borges: «É competente e sabe pôr a equipa a jogar muito bem»

Luciano Spalletti mostrou-se impressionado com o Sporting, depois do empate entre a Juventus e o conjunto de Alvalade.

Gareth Bale arrasa Real Madrid e aponta a 2 jogadores: «Foi um pouco dececionante»

Gareth Bale criticou o Real Madrid depois da derrota frente ao Liverpool, apontando o dedo a Vinícius Júnior e Kylian Mbappé.

Segunda Liga: futuro de treinador de emblema histórico em cima da mesa

João Nuno Fonseca pode deixar o Leixões nos próximos dias. O técnico português chegou esta época ao emblema da Segunda Liga.

Sporting contou com duas jovens promessas frente à Juventus

O Sporting foi a Turim empatar com a Juventus para a Champions League. Salvador Blopa e Bruno Ramos estiveram no banco de suplentes.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes puxa dos galões: «Eu concorri contra Luís Filipe Vieira»

João Noronha Lopes recordou que foi um dos poucos sócios do Benfica a candidatarem-se contra Luís Filipe Vieira.

Vítor Paneira admite: «Gostaria também de ter tido um debate com Simão Sabrosa»

Vítor Paneira admitiu que gostaria de ter tido um debate contra Simão Sabrosa, atual membro da estrutura do Benfica.

João Noronha Lopes vai trazer mais dois nomes de peso para a estrutura do Benfica

João Noronha Lopes vai contar na sua estrutura no Benfica com Ricardinho e Jean-Jacques, glórias do emblema encarnado.