Olheiro BnR – Diogo Basílio

- Advertisement -

Já não é surpresa para ninguém que estamos perante um prodígio que durante muito tempo salvaguardará as balizas portuguesas. O ano passado era surpresa tudo o que vinha de Ponte de Sor, porém, esta época estão a confirmar que não foi sorte de principiante a estreia na Liga. É que no Alentejo há talento e a começar logo na parte mais recuada do terreno, com o guarda-redes.

Não é por acaso que considero que este seja um dos pilares da equipa do Eléctrico FC. É um filho da casa e, obviamente, muito bem acolhido pelos adeptos alentejanos. Formado no clube de Ponte Sor, o jovem de 22 anos ainda esteve em Alcobaça a representar o CCRD Burinhosa, mas por pouco tempo. Em 2017/18 voltou para vestir de novo a camisola do Eléctrico FC, ajudando o clube alentejano a subir à Primeira Divisão.

O ano passado esteve em destaque durante grande parte da época. Apesar de não subir muito no campo, o jovem guardião até chegou a marcar um golo na época transata, na vitória frente ao Viseu 2001. Contudo, é um guarda-redes tradicional.

Diogo Basílio fez parte da equipa do Eléctrico o ano passado e foi figura de destaque.
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Entre os postes, tem a concentração máxima e só mesmo se estiver em dia “não” é que corre mal a partida. A saída em “mancha” também é outra das características na qual o 99 do Eléctrico é bom, a juntar ao facto de conseguir chegar facilmente às bolas aéreas. É um guarda-redes com reflexos rápidos e mesmo que a bola esteja muito perto de si consegue, na maioria dos casos, afastá-la – ou para canto ou para fora da sua área. Foi fundamental no jogo contra o CRC Quinta dos Lombos.

Fiquei impressionado com o jovem português na passada edição da Taça da Liga. No jogo contra o Sporting, fez uma exibição determinante para segurar a sua equipa até aos penaltis e aí foi o herói da formação alentejana. Depois de diversas defesas em jogo corrido – algumas até de elevada dificuldade –, foi fundamental ao defender o penalti de Erick, que deu a vitória ao Eléctrico. Para quem não se lembra, fica o vídeo para recordar.

Esse jogo foi o suficiente para começar a acompanhar o seu percurso, que só foi mesmo interrompido com a vitória do campeão nacional, SL Benfica. Porém, não deixou de fazer parte de uma equipa sensação e também de ser destaque logo no primeiro ano da mesma, no máximo escalão do futsal.

Tem 22 anos e, por isso, tem muito caminho pela frente para percorrer e esperemos que seja com muito sucesso. Espero que um dia esteja perto dos melhores – e ainda não sei como isso não aconteceu. Não quer isto dizer que não esteja num grande clube, muito pelo contrário… Apenas acho que chegará a fazer parte dos grandes nomes do Fustal um dia. E quem sabe se dentro de muito pouco tempo não tenha uma oportunidade para representar a Seleção A de Portugal.

O seu nome é Diogo Basílio e defende a baliza do Eléctrico FC. Guardem bem este nome, pois o jovem português mais tarde ou mais cedo vai dar muito que falar. É apenas uma questão de tempo.

Foto de Capa: Joana Manta/Bola na Rede

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Ian Cathro responde ao Bola na Rede após Estoril Praia x FC Porto: «Tentámos ajustar isso ao longo da primeira parte»

Ian Cathro respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. Estoril Praia perdeu com o FC Porto por 3-1.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após vitória do FC Porto em Estoril

Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. FC Porto venceu Estoril por 3-1.

Ian Cathro irónico: «O treinador do Estoril falhou hoje e talvez tenha um problema. Talvez esteja na hora de deixar uns princípios ir embora,...

Ian Cathro analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 2-0 na Primeira Liga.

Francesco Farioli destaca vitória do FC Porto: «Marcámos três golos, mas podíamos ter marcado mais dois. São coisas a melhorar»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pepê recusa prémio de homem do jogo entregue por colega do FC Porto e retribui elogios: «Corre o campo todo e é um fenómeno»

Pepê analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 3-1 na Primeira Liga.

João Carvalho explica derrota do Estoril Praia contra o FC Porto: «Não igualámos a intensidade nas segundas bolas e duelos»

João Carvalho analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 3-1 na Primeira Liga.

Botafogo empata com Coritiba (2-2) na estreia de Franclim Carvalho no Brasileirão

Na estreia de Franclim Carvalho no Brasileirão, o Botafogo empatou (2-2) com o Coritiba. Danilo e Arthur Cabral (ex-Benfica) marcaram para os cariocas; Breno Lopes (assistido por Josué) e Lavega faturaram para os visitantes.