Publicidade

Onde estão eles agora?

João Pedro Barbosa · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O Pavilhão Atlântico estava a rebentar pelas costuras e, num dia que já é histórico para os cidadãos portugueses – 25 de abril -, tornou-se ainda mais para os adeptos benfiquistas. O ano era o de 2010 e escrevia-se mais uma bela página na história do Sport Lisboa e Benfica: a vitória de um título europeu de futsal.

Com a estreia do novo formato de final four em Lisboa, havia, numa meia-final, SL Benfica e os italianos do Luparense, e, na outra, os espanhóis do Interviú Madrid enfrentavam o Araz do Azerbaijão. Os favoritos não desiludiram e acabaram por vencer, reconstituíndo assim a final da UEFA Futsal Cup de 2004. Seis anos depois, SL Benfica e Interviú Madrid voltavam a encontrar-se e estava marcado mais um duelo ibérico em solo português. 

Seria de esperar um pavilhão cheio de adeptos benfiquistas, que motivaria os jogadores a fazer aquilo que nunca tinha sido feito. Estes jogadores eram os guarda-redes Zé Carlos, Bebé e Carlos Paulo; os fixos Zé Maria, Davi, Rúben Simões e Pedro Costa; os alas Arnaldo Pereira, Gonçalo Alves, Pany Varela, Marinho e Ricardinho e os pivôs Joel Queirós, Pedrinho e César Paulo. O treinador dos encarnados era André Lima. 

Ricardinho, atual melhor do mundo, venceu a primeira UEFA Futsal Cup do seu palmarés em 2010, com o SL Benfica

Fonte: SL Benfica

A verdade é que a história foi feita – com alguma dificuldade, é certo -, mas com sucesso. Os encarnados precisaram do prolongamento para marcar o terceiro golo e escrever no troféu o nome do clube. Davi foi o herói improvável desta final: um “bico” com o pé esquerdo introduziu a bola nas redes de Luís Amado, guarda-redes do Interviú. De facto, os nomes destes jogadores ficarão para a eternidade, mas onde estão eles agora?

Dos três guarda-redes, somente Zé Carlos, 46 anos, não está no ativo. Bebé, 35 anos, defende as redes dos Leões de Porto Salvo, enquanto Carlos Paulo, 31 anos, veste a camisola do Olho Marinho, de Óbidos. Dos fixos, só Rúben Simões, 28 anos, e Zé Maria, 41 anos, ainda jogam no Atlético CP e nos Novos Talentos do Cacém, respetivamente. Os outros dois fixos, Davi e Pedro Costa (ambos 39 anos), já penduraram as botas. Contudo, Pedro Costa ainda se mantém ligado ao futsal, sendo treinador do Nagoya Ocean, do Japão. 

Quanto aos alas, continuam no ativo quatro jogadores: Arnaldo, atleta do Rio Ave FC (39 anos); Pany Varela, jogador do Sporting CP (29 anos); Marinho, atleta do SC Braga (33 anos) e Ricardinho, atual melhor do mundo da modalidade, atuando no Inter Movistar (33 anos). Gonçalo Alves (41 anos) não joga, mas ainda participa na festa do futsal como Team Manager do SL Benfica. Dos pivôs, apenas Joel Queirós ainda se mantém no ativo, representando as cores do Modicus de Sandim. César Paulo e Pedrinho já não mostram a sua qualidade nas quadras. André Lima (47 anos), o grande obreiro desta conquista, ocupa o cargo de treinador no Guangzhou Lixun, equipa do campeonato chinês.

Gonçalo Alves, Team Manager do SL Benfica, fez parte do plantel que venceu a inédita UEFA Futsal Cup em 2010

Fonte: SL Benfica

Os encarnados perseguiam este troféu desde a final perdida de 2004 e, após seis anos volvidos, conseguiram ser a primeira equipa portuguesa a vencer a competição. O facto de cinco jogadores – José Maria, Zé Carlos, Pedro Costa, Arnaldo Pereira e Ricardinho – terem participado em ambas as finais comprova a vontade de vencer este título. André Lima, treinador na final de 2010 e jogador na final de 2004, guiou o plantel do SL Benfica até à gloria.

Ligados ou não à modalidade, os nomes de todos estes 15 jogadores jamais serão esquecidos pois imortalizaram o seu nome no troféu mais importante do futsal. E não só! O passado é feito de grandes histórias e de grandes momentos para serem contados. Para sempre irei dizer que estive presente num dos momentos mais importantes da história da modalidade para Portugal e, sobretudo, para o SL Benfica.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: UEFA

João Pedro Barbosa

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
La Liga

Quem vive do passado é che | Valência

Para os adeptos do Valência, os che, o virar do milénio foi sinónimo de coleccionar quadros bonitos para mais tarde apreciar. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o Valência encheu a vitrina: uma Taça do Rei, uma Supertaça de Espanha, dois campeonatos, uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia. Importa referir que, embora não tenha vencido, disputou duas finais consecutivas da Liga dos Campeões, sendo derrotado primeiro pelo Real Madrid, depois pelo Bayern de Munique. Em campo brilharam nomes como Santiago Cañizares, David Albelda, Pablo Aimar, Rubén Baraja e Gaizka Mendieta; já no banco, Claudio Ranieri, o futuro obreiro do conto de fadas em Leicester, plantou as sementes que Héctor Cúper e Rafael Benítez souberam regar e transformar em frutos.

Ailton Pereira · 3 min de leitura
Ler a crónica
Seleção Nacional

5 jogadores que mais se destacaram com Jorge Jesus na Seleção Nacional

Os primeiros quatro jogos de Jorge Jesus ao comando da Seleção Nacional permitiram perceber quais os jogadores que melhor se adaptaram às ideias do novo selecionador. Entre golos, assistências e novas dinâmicas táticas, cinco nomes destacaram-se pela influência que tiveram no rendimento da equipa e pela forma como potenciaram as suas qualidades individuais. De João Félix a Rúben Neves, passando por Gonçalo Ramos, Vitinha e João Cancelo, este é o top-5 dos jogadores que mais se evidenciaram neste arranque da era Jorge Jesus.

Miguel Costa · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.