📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os (14) Bons Rapazes que procuram o Bicampeonato | Futsal

- Advertisement -
Fonte: FPF
Jorge Braz mantém a aposta na experiência rumo à revalidação do título

Na baliza a aposta recaiu em Edu Sousa, do Viña Valdepeñas, e em André Sousa, guarda-redes do SL Benfica. Apesar da hipótese Bebé surgir em cima da mesa, Jorge Braz confia na experiência do guardião encarnado e na irreverência de um dos melhores guarda-redes do campeonato espanhol.

Aqui, e na minha modesta opinião, o nome de Bernardo Paçó talvez devesse estar entre as opções. Apesar de estarmos a falar de um guardião jovem, estamos a falar de um profissional bastante completo – talvez já esteja num patamar acima de André – e que poderia ser uma boa alternativa a Edu.

Na posição mais recuada do esquema tático, a de Fixo, Jorge Braz manteve as quatro opções do último Mundial: André Coelho, Afonso Jesus, Tomás Paçó e João Matos. Sem grandes dúvidas, estamos a falar de um jogador superexperiente que conhece o jogo como ninguém (João Matos) e de um dos jogadores mais preponderantes do FC Barcelona (André Coelho). A estas duas excelentes opções, junta-se a juventude de Paçó e de Afonso que, apesar de tenra idade, já contam com troféus de alto gabarito no seu palmarés.

De seguida, como Universais, o mister mantém a aposta em Erick Mendonça e Fábio Cecílio. Novamente “sem espinhas”, Jorge Braz opta por duas escolhas naturais e completamente aceitáveis.

Apesar de poderem jogar em praticamente todas as posições do terreno de jogo, Cecílio acaba por ser mais uma opção para a posição de Fixo e Erick para a de Pivot. Mas será que com Cardinal Erick vai continuar a ser opção? Será que mantém a “titularidade” nesta posição? Nesta altura as dúvidas ainda imperam, mas brevemente serão respondidas.

Quanto aos cinco eleitos para a posição de Ala, as opções são: Bruno Coelho, Tiago Brito, Pauleta, Miguel Ângelo e Pany Varela. Relativamente ao Mundial, sai Ricardinho. Relativamente a este quinteto, restam poucas dúvidas e muitas certezas.

Estamos a falar de três campeões da Europa e do Mundo, e só Pauleta e Miguel Ângelo não conquistaram o Europeu. Márcio Freitas, do AD Modicus, seria claramente uma opção a ter em conta para o lugar de Miguel Ângelo, mas atualmente estas são as cinco melhores opções e Jorge Braz opta pela confiança e pela experiência de quem conhece o grupo como ninguém.

Por fim, a posição de Pivot. Aqui, numa primeira fase, as duas escolhas naturais acabariam por ser a mais naturais: Cardinal e Zicky Té. Só que, o azar voltou a bater à porta de Cardinal e, à dois dias, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) comunicou que o jogador do Sporting CP estava sob “um quadro clínico de lombalgia incapacitante”.

Assim, Cardinal volta a falhar uma grande competição, depois de o mesmo ter acontecido no Europeu de 2018 e no último Mundial, e tudo devido a… lesão. Quanto à agora única opção para a posição, Zicky, há poucas palavras.

Falamos de um jovem irreverente, que interpreta o jogo como ninguém e que, aos 20 anos, já conquistou tudo o que havia para conquistar. Relativamente a outras possíveis opções, são praticamente inexistentes. Eventualmente só Erick está capacitado para desempenhar a posição e poderá partir como primeira opção, à semelhança do que se sucedeu na Lituânia.

Fica a conhecer os números de todos os eleitos:

1 – André Sousa
2 – André Coelho
3 – Tomás Paçó
4 – Afonso
5 – Fábio Cecílio
6 – Zicky
7 – Miguel Ângelo
8 – Erick
9 – João Matos
10 – Bruno Coelho
11 – Pany
12 – Edu
13 – Tiago Brito
14 – Pauleta

Assim, estão reunidos todos os ingredientes para a maior competição do Futsal europeu. Diga-se, ainda, que Portugal irá realizar dois jogos de preparação frente à Macedónia do Norte, nos próximos dias 13 e 14, em Rio Maior. Depois, a 16, a comitiva viajará para Amesterdão onde tentará revalidar o título. Venha de lá esse Europeu!

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

Middlesbrough afasta treinador do banco em dia de jogo e o técnico está a caminho da Premier League

Há polémica em Inglaterra: Rob Edwards manifestou vontade de sair para o Wolverhampton e o Middlesbrough afastou o técnico do banco da equipa.

Ricardo Araújo Pereira vota para a presidência do Benfica: «Apostar no mesmo modelo e esperar um resultado diferente é aquela definição do Einstein de...

Ricardo Araújo Pereira já votou para as eleições do Benfica. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Francisco Cabral está na final de pares do ATP Atenas

Francisco Cabral vai disputar o título em Atenas ao lado de Lucas Miedler. É a décima vez que o português chega às finais em ATP da carreira.

João Noronha Lopes vai formalizar queixa junto da MAG do Benfica por mensagem de Rui Costa aos presidentes das Casas do Benfica

João Noronha Lopes considera que Rui Costa utilizou "conteúdo de propaganda eleitoral mascarado de comunicação institucional". Em causa, mensagem enviada aos presidentes das Casas do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Eleições do Benfica: Já votaram 15 340 sócios até às 10h da manhã deste sábado

O Benfica fez o primeiro balanço do número de votantes nas eleições do clube, nesta segunda volta, entre Rui Costa e João Noronha Lopes.

José Mourinho e jogadores do Benfica votaram para as eleições do clube encarnado pelas 9h30

José Mourinho e alguns jogadores do plantel do Benfica, tal como membros da equipa técnica, votaram para as eleições das águias na manhã deste sábado.

Rui Costa votou para as eleições do Benfica e garantiu que não tem a vitória no bolso: «De todo, partimos do zero e os...

Rui Costa foi o primeiro entre os dois candidatos a votar para a presidência do Benfica. O atual dirigente das águias votou logo de manhã.