Os minhotos também jogam futsal. E bem

- Advertisement -

cab futsal

Há cerca de dois meses, e quando estavam decorridas três jornadas do Campeonato Nacional de Futsal, fiz uma breve observação do que poderíamos esperar das equipas ao longo da época. Nessa análise, alertei para o crescimento de equipas que, apesar de (ainda) não se encontrarem ao mesmo nível que os dois grandes do futsal português, poderiam causar problemas ao Sporting e ao Benfica: os Leões de Porto Salvo, o AD Fundão e o SC Braga.

Coincidência ou não, e sendo a equipa de Porto Salvo a única excepção, pouco me enganei relativamente ao Fundão e ao Braga. De facto, estas foram as duas únicas equipas, a par do Benfica, que conseguiram retirar pontos aos verdes e brancos. E sempre com uma vitória. Quanto às águias, a formação de Joel Rocha sofreu para conseguir resistir à crescente qualidade destas equipas.

Seguindo esta linha, aproveito para falar daquela que é a equipa que mais me tem surpreendido positivamente através dos seus resultados e da sua qualidade de jogo. Os minhotos encontram-se na 2ª posição da tabela, a seis pontos do imparável Benfica e com mais um do que o Sporting. Em 15 jogos, têm 12 vitórias, 1 empate (2-2 frente ao Burinhosa) e 2 derrotas (4-3 diante dos Olivais e 3-0 perante o Benfica). Se examinarmos estes resultados enquanto olhamos para a classificação actual, rapidamente concluímos que as únicas equipas com quem perdeu pontos se encontram no 1º, no 4º e no 5º lugar; ou seja, são formações com as quais disputa jogos bastante equilibrados e cujo resultado pode tender para qualquer um dos lados.

braga
O SC Braga/AAUM é a segunda equipa com mais golos marcados no campeonato (72)
Fonte: Facebook do SC Braga/AAUM

Com base nas estatísticas, o SC Braga (que está também, a título de curiosidade, associado à Universidade do Minho) é uma equipa que pode aspirar a grandes resultados se conseguir manter a sua consistência até ao final da temporada. Mas é neste ponto que surgem as minhas dúvidas: a consistência costuma ser o ponto fraco dos clubes que começam a ganhar algum reconhecimento e poderio nos campeonatos, revelando-se, ao longo da época, um factor determinante para que consigamos perceber se determinado clube se poderá afirmar como uma nova potência ou apenas como uma equipa que começou bem a época. Como eu não sou adivinha e não tenho uma bola de cristal, teremos de aguardar pelo desenrolar das jornadas para perceber se este Braga é mais do que “sol de pouca dura”.

braga2
Uma das estrelas que brilha em Braga chama-se Fábio Cecílio, actuando também pela Selecção Nacional de Futsal
Fonte: Facebook do SC Braga/AAUM
Rita Latas
Rita Latashttp://www.bolanarede.pt
Atualmente a trabalhar na Sport TV, Rita Latas está no mundo do jornalismo desportivo há sete anos. O futebol foi a modalidade que a levou a ingressar na área, depois de 13 anos como jogadora federada

Subscreve!

Artigos Populares

Neymar sai lesionado e coloca culpas em funcionário do Santos: «Queria dar os parabéns ao nosso responsável pelo campo da Vila Belmiro. Ótimo trabalho...

Neymar recorreu às redes sociais para criticar o próprio clube. Avançado brasileiro colocou em causa estado do relvado do Santos.

Gabriel Martinelli deixa Arsenal e assina pelo Al Hilal em transferência milionária

Gabriel Martinelli foi oficializado como reforço do Al Hilal. Avançado brasileiro deixa o Arsenal, onde foi campeão da Premier League.

Antigo avançado do AC Milan confiante em Ruben Amorim e Gonçalo Ramos: «É fortíssimo»

Alexandre Pato mostrou-se convicto da aposta do AC Milan em Ruben Amorim e Gonçalo Ramos. Elogios do brasileiro aos dois portugueses.

Liga Portugal reforça parceria com Almeida e Associados

A Liga Portugal e a Almeida & Associados reforçaram a parceria entre as duas instituições, num acordo válido até à época 2028/29.

PUB

Mais Artigos Populares

Claudio Echeverri já treina com a camisola do Benfica um dia após ser oficializado

Claudio Echeverri realizou, esta quinta-feira, o primeiro treino com a camisola do Benfica, um dia depois de ter sido oficializado como reforço das águias.

Treinador polaco questiona aposta do Benfica em Jakub Kaminski: «Não é um jogador que o novo treinador aprecie»

Bartosz Kubica, treinador polaco, falou sobre a pouca utilização de Jakub Kaminski no início de temporada do Benfica.

Fikayo Tomori reintegrado nos treinos do AC Milan depois de ter sido afastado por Ruben Amorim

Fikayo Tomori já foi reintegrado nos treinos do AC Milan. Defesa central tinha sido afastado por Ruben Amorim, mas não foi colocado no mercado.