📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Para chegar à Lituânia, paragem obrigatória na Póvoa de Varzim

- Advertisement -

Há pouco foi realizado o sorteio da Ronda de Elite do apuramento europeu para o Campeonato do Mundo de Futsal 2020, a ser disputado na Lituânia. Nesta mesma fase, que se realiza já em 2020, teremos pela frente a Itália, a Bielorrússia e a Finlândia, num grupo discutido cá em Portugal.

A formação transalpina historicamente não nos traz boas recordações, sobretudo, em fases finais de campeonatos da Europa num passado mais recente. O histórico total das seleções conta com 13 jogos entre as duas equipas, com apenas uma vitória portuguesa (4-2 num amigável em 2013), cinco empates e sete vitórias italianas, com particular destaque para os triunfos no Euro 2012, Mundial 2012 e Euro 2014, sempre nas fases a eliminar. Portanto temos aqui um histórico muito negativo que teremos oportunidade de equilibrar um pouco mais quando este grupo se encontrar, entre 27 de Janeiro e 5 de Fevereiro, na Póvoa de Varzim.

A equipa italiana é a grande adversária no grupo A, mas não será fácil perante as outras equipas
Fonte: UEFA Futsal

Mas este grupo tem mais duas equipas, para além da squadra azzurra, que merecem também o nosso respeito, nomeadamente a Bielorrússia. A seleção de leste, que face ao seu ranking mais baixo teve de iniciar esta qualificação na ronda preliminar, ultrapassou esta fase sem grandes problemas. Na ronda de Elite tinha um grupo com a Itália (reencontram-se nesta fase), Hungria e Inglaterra, discutido em Itália.

Fez uma ronda principal fantástica e só não foi perfeita porque empatou com a equipa da casa 3-3, depois de ter estado a ganhar 3-0. Por isso, há que ter muita atenção a esta equipa leste-europeia. No histórico entre ambas as equipas, há a destacar um total de três vitórias portuguesas em quatro encontros, sendo que houve ainda um empate a cinco golos na fase final do campeonato europeu de 2010.

Para finalizar, outra equipa que veio da ronda preliminar, mais concretamente a Finlândia, na ronda Principal passou em segundo lugar num grupo com Espanha, Geórgia e o organizador deste grupo, a Polónia. Os finlandeses ganharam aos georgianos e aos polacos e só perderam com a poderosa Espanha. O histórico entre portugueses e finlandeses é muito curto, apenas um encontro a registar, no apuramento para um Europeu glorioso para nós, 5-1 na ronda de qualificação.

Portanto, este grupo é competitivo e não vai ser de certeza uma luta a dois pela qualificação. É preciso muito cuidado e concentração para não nos deixarmos surpreender por nenhum rival teoricamente menos cotado. Com o apoio dos nossos adeptos, mesmo perante a Itália, que é um oponente duríssimo, estaremos mais perto da vitória.

O resultado do sorteio para a qualificação europeia para o Mundial 2020, que se realiza na Lituânia
Fonte: UEFA Futsal

O nosso grupo é o A e nos restantes grupos destaco o grupo da “morte”, o B (Espanha, Sérvia, Ucrânia e França), o equilibrado grupo C (Rússia, Azerbaijão, Eslováquia e Croácia), e o imprevisível grupo D (Cazaquistão, Eslovénia, Roménia e República Checa).

Foto de Capa: FPF

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica garante que «não tem qualquer acordo fechado» por André Luiz: eis a nota oficial

O Benfica não tem acordo para a transferência de André Luiz. Avançado brasileiro joga no Rio Ave e tem sido associado às águias.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «Estávamos a defender muito baixo e não tínhamos tempo para chegar com muitos jogadores»

O Rio Ave perdeu com o Sporting por 4-0 para a jornada 16 da Primeira Liga. Sotiris Silaidopoulos respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Por mais que haja mobilidade eles sabem o que têm de fazer em cada posição que estão»

O Sporting venceu o Rio Ave por 4-0 para a jornada 16 da Primeira Liga. Rui Borges respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Nicolás Otamendi também reage ao golo anulado no Braga x Benfica

Nicolás Otamendi reagiu também ao golo anulado a Samuel Dahl no Braga x Benfica. O defesa-central usou as redes sociais para assinalar o momento.

PUB

Mais Artigos Populares

Transferência de André Luiz para o Benfica já tem valor em cima da mesa

O negócio entre o Benfica e o Rio Ave por André Luiz está prestes a ser fechado. O avançado brasileiro deve custar 15 milhões de euros.

Sotiris Silaidopoulos e a possível ida de André Luiz para o Benfica: «Se acontecer algo, que seja bom para as duas partes»

Sotiris Silaidopoulos analisou o desfecho do Sporting x Rio Ave. Vilacondenses perderam com os leões por 4-0 na Primeira Liga.

Rui Borges rendido a jogador: «Fez uma segunda parte de seleção nacional»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Rio Ave. Leões ganharam por ... na Primeira Liga.