Há pouco foi realizado o sorteio da Ronda de Elite do apuramento europeu para o Campeonato do Mundo de Futsal 2020, a ser disputado na Lituânia. Nesta mesma fase, que se realiza já em 2020, teremos pela frente a Itália, a Bielorrússia e a Finlândia, num grupo discutido cá em Portugal.

A formação transalpina historicamente não nos traz boas recordações, sobretudo, em fases finais de campeonatos da Europa num passado mais recente. O histórico total das seleções conta com 13 jogos entre as duas equipas, com apenas uma vitória portuguesa (4-2 num amigável em 2013), cinco empates e sete vitórias italianas, com particular destaque para os triunfos no Euro 2012, Mundial 2012 e Euro 2014, sempre nas fases a eliminar. Portanto temos aqui um histórico muito negativo que teremos oportunidade de equilibrar um pouco mais quando este grupo se encontrar, entre 27 de Janeiro e 5 de Fevereiro, na Póvoa de Varzim.

A equipa italiana é a grande adversária no grupo A, mas não será fácil perante as outras equipas
Fonte: UEFA Futsal

Mas este grupo tem mais duas equipas, para além da squadra azzurra, que merecem também o nosso respeito, nomeadamente a Bielorrússia. A seleção de leste, que face ao seu ranking mais baixo teve de iniciar esta qualificação na ronda preliminar, ultrapassou esta fase sem grandes problemas. Na ronda de Elite tinha um grupo com a Itália (reencontram-se nesta fase), Hungria e Inglaterra, discutido em Itália.

Fez uma ronda principal fantástica e só não foi perfeita porque empatou com a equipa da casa 3-3, depois de ter estado a ganhar 3-0. Por isso, há que ter muita atenção a esta equipa leste-europeia. No histórico entre ambas as equipas, há a destacar um total de três vitórias portuguesas em quatro encontros, sendo que houve ainda um empate a cinco golos na fase final do campeonato europeu de 2010.

Para finalizar, outra equipa que veio da ronda preliminar, mais concretamente a Finlândia, na ronda Principal passou em segundo lugar num grupo com Espanha, Geórgia e o organizador deste grupo, a Polónia. Os finlandeses ganharam aos georgianos e aos polacos e só perderam com a poderosa Espanha. O histórico entre portugueses e finlandeses é muito curto, apenas um encontro a registar, no apuramento para um Europeu glorioso para nós, 5-1 na ronda de qualificação.

Portanto, este grupo é competitivo e não vai ser de certeza uma luta a dois pela qualificação. É preciso muito cuidado e concentração para não nos deixarmos surpreender por nenhum rival teoricamente menos cotado. Com o apoio dos nossos adeptos, mesmo perante a Itália, que é um oponente duríssimo, estaremos mais perto da vitória.

O resultado do sorteio para a qualificação europeia para o Mundial 2020, que se realiza na Lituânia
Fonte: UEFA Futsal

O nosso grupo é o A e nos restantes grupos destaco o grupo da “morte”, o B (Espanha, Sérvia, Ucrânia e França), o equilibrado grupo C (Rússia, Azerbaijão, Eslováquia e Croácia), e o imprevisível grupo D (Cazaquistão, Eslovénia, Roménia e República Checa).

Foto de Capa: FPF

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Comentários