cab futsal

A Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal terminou, e a equipa do Benfica sagrou-se, de forma justa, campeã.

Na última jornada da competição, a equipa encarnada venceu de forma muito expressiva a Académica de Coimbra por 12-0. Esta vitória era, sem dúvida, expectável, visto que a equipa de Coimbra está num péssimo momento, e o Benfica precisava dos três pontos para assegurar a conquista da Fase Regular.

Anúncio Publicitário

Ao intervalo a equipa da casa vencia por 8-0, demonstrando toda a sua superioridade. Para a segunda metade adivinhavam-se mais golos, tendo a equipa liderada por João Freitas Pinto marcado mais quatro e fechado a contagem em 12-0. De realçar o hat-trick do grande goleador Joel Queiroz e os dois golos que Serginho e Alan Brandi marcaram cada um.

Joel Queiroz foi uma das figuras deste encontro, ao apontar três golos. Fonte:slbenfica.pt
Joel Queiroz foi uma das figuras deste encontro, ao apontar três golos.
Fonte: Site do Sport Lisboa e Benfica

A equipa leonina sabia que era muito complicado vencer a Fase Regular (necessitava de uma derrota do seu rival e de vencer o seu jogo), mas mesmo assim fez o que lhe competia, ao vencer o Modicus em casa por 7-4.

O Sporting encontrou algumas dificuldades neste encontro, tendo ido para intervalo a vencer por uns escassos 2-1. A segunda parte foi bastante diferente, e aos 12 minutos a equipa leonina vencia por 6-2. Nos restantes minutos, a equipa da casa sofreu dois golos e marcou um, dilatando o marcador em 7-4 a favor da equipa da casa. A equipa do Norte sabia que para se qualificar para os Play-offs teria de vencer o Sporting e esperar que o Belenenses perdesse. A equipa do Restelo perdeu com o Fundão em casa; todavia, devido à derrota do Modicus, a equipa azul qualificou-se para os Play-offs, onde irá defrontar o primeiro lugar da classificação, o Benfica.

Com esta merecida vitória, o Sporting encerra as 26 jornadas da Fase Regular na segunda posição, com os mesmos pontos que o seu rival, Benfica. No Play-off irá defrontar a equipa axadrezada do Boavista.

A Fase Regular terminou e, como tal, vou falar sobre os jogos dos Play-offs.

O Benfica irá defrontar o Belenenses, o Sporting batalhará com o Boavista, o Rio Ave jogará diante do Braga, e os Leões de Porto Salvo vão jogar frente ao Fundão.

playoff
Fonte: A Bola

Para estes jogos, a classificação na Fase Regular é pouco importante, visto estas serem as oito melhores equipas de Portugal. Todos os encontros serão de altíssimo nível, e podem mesmo acontecer algumas surpresas. Serão jogos muito intensos e bem disputados. Estou ansioso para que chegue o fim de semana de dias 10 e 11 de maio (dias dos jogos dos Play-offs).

Para mim, os jogos com mais espetáculo serão os jogos Rio Ave-Braga e o jogo entre o Fundão e os Leões de Porto Salvo, devido ao facto de serem equipas muito semelhantes em termos de qualidade. Os resultados dos dois grandes são mais expectáveis, contudo, no Futsal, às vezes acontecem algumas surpresas.

Decorreu hoje a Final da UEFA Futsal Cup, no Azerbaijão, onde a equipa do Barcelona se sagrou campeã.

Imagem do Troféu  Fonte: uefa.com
Imagem do Troféu
Fonte: UEFA.com

O Barcelona foi para intervalo em desvantagem, contudo, deu a volta na segunda metade, tendo mesmo passado para a frente do marcador. Todavia, o jogador do Dínamo Tatù empatou e levou o jogo para prolongamento.

No prolongamento, a superioridade do Barcelona veio ao de cima e marcou três golos, que lhe deram a expressiva vitória por 5-2 num grande jogo de Futsal.

Neste encontro queria realçar a arbitragem do português Eduardo Coelho, que esteve bastante bem e que se tem vindo a destacar na arbitragem internacional. Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol, o árbitro afirmou, antes da competição: «É um privilégio representar a arbitragem portuguesa neste patamar. Ser chamado pela segunda vez consecutiva para a UEFA Futsal Cup é um dos maiores orgulhos que um árbitro pode ter, espero que corra tudo bem».

Festejos da equipa catalã depois de vencer a Uefa Futsal Cup. Fonte: uefa.com
Festejos da equipa catalã depois de vencer a Uefa Futsal Cup.
Fonte: UEFA.com

Na atribuição do terceiro e quarto lugares, o Araz Naxçivan (equipa da casa) venceu, num jogo de grande intensidade, a equipa do Kairat Almaty por 6-4. Recordo que a equipa da casa esteve a perder por dois golos de desvantagem, tendo acabado por vencer e assim conquistar o terceiro lugar.

Esta competição tem-nos habituado a grandes jogos, visto ser a mais prestigiada de Futsal a nível de equipas, e este ano não foi exceção, com grandes e muito disputados jogos ao longo dos dias 24 e 26 de Abril, no Azerbaijão.