Decorem estas datas e marquem na vossa agenda pois o melhor do futsal vai estar presente num palco português. De 18 a 23 de Novembro, o Sporting será o anfitrião de um dos quatro grupos da Ronda de Elite da Taça UEFA. O Barcelona (campeão europeu em título), o Kairat Almaty (Cazaquistão) e o Chrudim (República Checa) juntam-se à formação leonina ao acolher os restantes grupos da competição. E como uma boa notícia nunca vem só – apesar de já estar definido anteriormente -, os leões serão também cabeças de série, tal como os homens do Barcelona, do Kairat Almaty e do Araz Naxçivan (Azerbaijão).

A competição

Foram 24 as equipas que participaram na Fase Principal da Taça UEFA para tentar garantir um lugar na Ronda de Elite. O Barcelona, o Sporting, o Kairat Almaty e o Araz Naxçivan foram “excluídos” desta etapa por terem a melhor classificação no ranking e, consequentemente, estarem automaticamente apurados para a Ronda de Elite.

Assim sendo, as restantes 24 equipas foram divididas em seis grupos, dos quais se apuraram os vencedores de cada um, bem como os segundos classificados. De facto, um dos segundos classificados que superaram esta fase da prova será mesmo anfitrião da ronda de elite (o já referido Chrudim).

A Ronda de Elite irá contar então com as seguintes equipas:

Cabeças-de-série: 
FC Barcelona (ESP, campeão)
Kairat Almaty (CAZ)
Araz Naxçivan (AZE)
Sporting Clube de Portugal (POR)

Vencedores de grupos da fase principal: 
Sporting Clube de Paris (FRA, Grupo 1)
FK Nikars Riga (LVA, Grupo 2)
ISK Dina Moskva (RUS, Grupo 3)
Inter FS (ESP, Grupo 4)
Baku United FC (ENG, Grupo 5)
MVFC Berettyóújfalu (HUN, Grupo 6)

Segundos classificados dos grupos da fase principal:
FK EP Chrudim (CZE, Grupo 1)
FC Grand Pro Varna (BUL, Grupo 2)
Futsal Team Charleroi (BEL, Grupo 3)
Lokomotiv Kharkiv (UKR, Grupo 4)
KMF Ekonomac Kragujevac (SRB, Grupo 5)
Slov-Matic Bratislava (SVK, Grupo 6)

Estas 16 equipas disputarão a derradeira fase da Taça UEFA com o objectivo claro de demonstrar toda a sua qualidade, bem como representar da melhor forma possível o seu país.

Espera-se um Barcelona demolidor nesta competição Fonte: Germán Paga/FCB
Espera-se um Barcelona demolidor nesta competição
Fonte: Germán Paga/FCB

Na frente do pelotão podemos colocar o Barcelona, por todos os resultados que tem conseguido alcançar ao longo dos últimos anos. Se tivermos em conta as últimas três edições da Taça UEFA, esta equipa protagonizou duas finais – as quais acabou por vencer nas épocas 2011-2012 e 2013-2014 – e marcou presença na Final Four de 2012-2013. São, de facto, feitos de que poucas equipas se podem gabar.

Atenção igualmente redobrada para o ambicioso Inter, equipa onde actuam os portugueses Ricardinho e Cardinal. A formação espanhola deseja certamente tornar-se tetracampeã, sendo vigiada de perto pelo Barcelona, que procura o terceiro título. Os rivais que se entendam!

Muitos adeptos aguardarão pelas exibições mágicas de Ricardinho Fonte: LNFS
Muitos adeptos aguardarão pelas exibições mágicas de Ricardinho
Fonte: LNFS

Posso também referir um cabeça de série que poderá dar dores de cabeça aos seus adversários. O Kairat Almaty, do Cazaquistão, é já uma equipa conhecida desta Ronda de Elite. Na verdade, desde que a competição se encontra no actual formato (2006-2007), esteve presente nesta fase em todas as temporadas, sagrando-se até campeão em 2012-2013.

Quanto aos “novos rostos”, o Dina Moskva é o único estreante desta época que consegue atingir a Ronda de Elite, enquanto o Varna, o Baku e o Sporting Paris são os primeiros clubes dos respectivos países a alcançarem esta fase.

Por fim, mas não menos importante – muito pelo contrário –, o Sporting tem pela frente mais uma árdua tarefa. Depois de ter alcançado a Final Four em 2011-2012, prepara-se para mais um desafio que só poderá trazer coisas positivas ao seu jogo e à forma como aborda o Futsal. E relembro: jogando em casa com os seus adeptos presentes tudo se torna mais emocionante.

O sorteio realizar-se-á hoje pelas 13h, e fazemos todos figas para que a sorte sorria à equipa portuguesa quanto aos adversários que terá de enfrentar no seu grupo.

Comentários