Quartos-de-Final – Agora é a doer!

- Advertisement -

cab futsal

O Europeu de futsal está ao rubro. Depois de alguns resultados surpreendentes na fase de grupos, os quartos-de-final começam hoje e prometem ser muito bem disputados.

 

Fase de Grupos

Grupo A: Bélgica, Roménia e Ucrânia

Como era espectável, a equipa da casa foi eliminada. Perdeu 1-6 com a Roménia e obteve um 0-0 com a Ucrânia.

A luta entre Ucrânia e Roménia antevia-se muito equilibrada e assim foi: a Ucrânia venceu por 1-0, alcançando assim o primeiro lugar do grupo.

 

Grupo B: Rússia, Portugal e Holanda

Grupo interessante, onde havia claramente dois favoritos a seguir em frente (Rússia e Portugal), mas onde surgiu uma Holanda motivada por não participar num Europeu há 9 anos, mesmo não apresentando grandes argumentos.

A Holanda perdeu 7-1 com a Rússia e 5-0 com Portugal, num jogo em que Portugal se podia ter aplicado mais, acabando por ser eliminada.

O jogo entre Rússia e Portugal antevia-se como um jogo de altíssimo nível, digno de uma final. As duas equipas entraram bem na partida, jogando de forma cautelosa e segura. A primeira parte terminou 0-0 e para a segunda parte previa-se mais agressividade de ambas as partes. Ricardinho inaugurou o marcador mas passados apenas 27 segundos a Rússia marcou. O jogo esteve sempre entre o empate e a vitória, mostrando claramente a semelhança qualitativa das duas seleções. Terminou 4-4, tendo a Rússia alcançado o primeiro lugar e Portugal o segundo.

Publico.pt
Portugal continha a sonhar neste Europeu
Fonte: Publico.pt

 

Grupo C: Itália, Azerbaijão e Eslovénia

Este grupo adivinhava-se difícil, tendo acabado por ser uma agradável surpresa. O primeiro jogo ditou uma derrota da gigante Itália frente à Eslovénia – equipa que nunca tinha alcançado qualquer ponto em fases finais – por 3-2, num jogo muito intenso em que os eslovenos se exibiram a grande nível.

Em seguida, Eslovénia e Azerbaijão protagonizaram um jogo de enorme equilíbrio e qualidade. O Azerbaijão mostrou que estava na luta pelo apuramento ao vencer por 7-6.

Naquele momento havia duas equipas com 3 pontos (Eslovénia e Azerbaijão) e a Itália encontrava-se com uns surpreendentes 0 pontos.

O jogo entre a Itália e o Azerbaijão iria ditar quem passaria à fase seguinte e quem ficaria pelo caminho. Pelos resultados anteriores podia-se prever um jogo equilibrado, devido à derrota da Itália e à vitória do Azerbaijão mas a clara superioridade italiana sobrepôs-se à vontade da equipa do Azerbaijão, acabando a Vechia Signora por vencer 7-0. A Itália passou em primeiro lugar e a surpreendente Eslovénia em segundo.

O grupo C foi sem dúvida o mais equilibrado, tendo todas as seleções terminado com 3 pontos.

 

Grupo D: Espanha, República Checa e Croácia

Neste grupo antevia-se uma luta acesa pelo 2º lugar, visto que o primeiro lugar era claramente para a poderosíssima Espanha.

O jogo entre Espanha e Croácia ditou mais um resultado surpreendente. As duas seleções empataram 3-3 num jogo em que a Croácia dominou claramente, tendo merecido ganhar. O jogo entre Croácia e República Checa esperava-se muito equilibrado. E foi, de facto. Terminou 3-3 e adiou a qualificação para o último encontro. A Espanha cilindrou a República Checa por 8-1 num jogo de sentido único, mostrando que basta praticar o seu habitual jogo para se superiorizar a qualquer adversário.

 

Quartos-de-Final

uefa.com (as horas correspondem ao horário belga, menos 1h em Portugal)
Fonte: Uefa.com (as horas correspondem ao horário belga, menos 1h em Portugal)

Ucrânia-Portugal

Na minha opinião, o jogo de hoje entre Ucrânia e Portugal será muito bem disputado (em 4 jogos disputados entre ambos cada seleção soma 2 vitórias e 2 derrotas). Penso que Portugal será superior, apresentando o jogo sólido e organizado que apresentou com a Rússia ou até com a Holanda, embora este tenha sido mais acessível. Estou ansioso por ver este importantíssimo duelo!

Roménia-Rússia

Sou da opinião que a Rússia sairá deste encontro claramente vencedora devido ao jogo que tem apresentado e à magnífica qualidade do seu plantel, sem querer tirar mérito à equipa da Roménia, que tudo fará para se qualificar.

Os jogos de amanhã serão muito competitivos e talvez possa haver mais uma surpresa neste Europeu de Antuérpia.

 

uefa.com (as horas correspondem ao horário belga, menos 1h em Portugal)
Fonte: Uefa.com (as horas correspondem ao horário belga, menos 1h em Portugal)

Itália-Croácia

A Itália defronta a Croácia num jogo que será muito interessante e ao mesmo tempo algo imprevisível. A Itália perdeu o primeiro jogo com a Eslovénia e a Croácia alcançou um empate frente à Espanha. Estamos na fase a eliminar e qualquer descuido ditará a respetiva eliminação. Recordo que o vencedor deste jogo defrontará o vencedor do Ucrânia-Portugal (esperemos que seja a seleção das quinas).

Eslovénia-Espanha

O último encontro dos quartos-de-final adivinha-se complicado tanto para a Espanha como para a Eslovénia. A Espanha é favorita em todos os jogos que disputa e neste também o é, mas a Eslovénia aparece nesta fase depois de uma surpreendente vitória frente à Itália e de um surpreendente apuramento, por isso penso que será um jogo muito intenso e bem disputado por ambas as seleções.

O vencedor do Roménia-Rússia jogará com o vencedor do Eslovénia-Espanha.

Duarte Sousa Vinagre
Duarte Sousa Vinagre
O Duarte tem 19 anos e estuda Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa. É um apaixonado pelo Sporting e, principalmente, no que toca ao Futsal, Andebol e Futebol.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Análise às equipas #5: Racing Bulls, crescer sem sair do lugar

A temporada de 2025 da Racing Bulls foi, à primeira vista, positiva. Mais pontos, maior consistência e menos fins de semana perdidos por erros básicos.

Também não será desta que Matthijs de Ligt cumpre duas temporadas com o mesmo treinador

Aos 26 anos e com 10 desses como profissional, Matthijs de Ligt já foi orientado por 19 treinadores e nenhum deles por mais de uma época.

Surpresa: Alberto Costa podia ter assinado pelo Manchester City

Alberto Costa podia ter sido confirmado como reforço do Manchester City em janeiro de 2025, mas acabou por assinar pela Juventus.

FC Porto apresenta queixa Frederico Varandas depois de palavras fortes em Guimarães

O FC Porto decidiu apresentar uma queixa contra Frederico Varandas, presidente do Sporting, depois de declarações proferidas em dezembro.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr volta a perder pontos com a derrota frente ao Al Qadsiah e Al Hilal aumenta a distância: Eis os resultados do dia...

Esta quinta-feira, na 14.ª jornada da Liga Saudita, o Al Qadsiah venceu no terreno do Al Nassr por 2-1 e o Al Hilal recebeu e bateu o Al Hazem por 3-0.

Hélder Malheiro nomeado para arbitrar a Final da Taça da Liga

A FPF anunciou, esta quinta-feira, que Hélder Malheiro será o árbitro da final da Taça da Liga entre os rivais minhotos, Braga e Vitória SC.

Internacional espanhol passou pelo FC Porto e está perto do Ceuta

José Campaña está perto de reforçar o Ceuta. O internacional espanhol passou pelo FC Porto na temporada 2014/15.