Quase sempre o mesmo

- Advertisement -

Terminou a fase regular do primeiro escalão do futsal português e o SL Benfica acabou por ser o líder com 75 pontos, mais dois do que o Sporting CP. Está assim encontrado o clube que pode ter alguma vantagem, ou não, caso chegue à final. Pois, terá a oportunidade de jogar o primeiro jogo no seu reduto e também, em caso de negra, de jogar o último.

Mas será mesmo importante ganhar a primeira fase da liga? A verdade é que desde que existem play-offs na liga (2004/05) o vencedor da fase regular foi quase sempre o campeão nacional. Houve apenas duas ocasiões em que isso não aconteceu e ambas as vezes os “encarnados” foram os vencedores da primeira fase, acabando por não erguer o título no final da época.

Em 2010/11, o SL Benfica até se superiorizou aos seus adversários no primeiro momento do campeonato com um registo imaculado. As “águias” foram líderes com 23 vitórias, três empates e sem nenhuma derrota. SL Benfica e Sporting CP, segundo lugar, acabaram separados por nove pontos, mas na final a conversa foi outra.

Numa final à melhor de cinco, os “leões” precisaram apenas de três jogos para derrotar o grande rival e sagrarem-se campeões. A equipa do Sporting CP, então comandada por Orlando Duarte, foi a primeira formação a conseguir quebrar a tradição do vencedor da fase regular ser também o campeão nacional.

Mais do que justa, a vitória do Sporting foi clara e inequívoca, pela excelente entrada em jogo dos leões e pela passividade defensiva dos bracarenses
O Sporting CP foi a equipa que fugiu à regra e foi campeão duas vezes sem vencer a fase regular” Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Em 2013/14, o SL Benfica, novamente, terminava a fase regular como líder, se bem que com os mesmos pontos – 68 pontos – que o Sporting CP. Porém, nos jogos dos play-offs, os “encarnados” acabaram por ser surpreendidos nas meias finais por um AD Fundão em excelente forma e que já tinha ganho a Taça de Portugal dessa temporada ao SL Benfica.

A equipa da Beira Baixa teve a possibilidade de discutir a liga com os campeões em título, o Sporting CP, mas acabou por perder. Os “verdes e brancos” não deram muitas hipóteses à equipa estreante na final e venceram em apenas quatro jogos (3-1). A equipa leonina, que era já treinada por Nuno Dias, conseguiu pela segunda vez ganhar a liga sem ter ganho a fase regular.

Nas quatorze vezes que se disputou o play-off de campeão, doze títulos foram ganhos pelo vencedor da fase regular, ou seja, é quase sempre o mesmo clube nos dois momentos da época. É um indicador que raramente falha e que pode ter um peso acrescido na altura de entrar em campo. Porém, há que sempre ter cautela visto que numa fase a eliminar tudo pode acontecer e as equipas que ficaram em posições inferiores podem surpreender.

Entramos no momento da época de que todos – adeptos e jogadores – gostamos: o play-off de apuramento de campeão. É difícil não achar emocionante o facto de todas as partidas serem importantes e o mínimo deslize pode significar a eliminação da competição e, consequentemente, o fim da temporada. Veremos se o vencedor da fase regular se impõe e ganha a liga ou se, pelo contrário, teremos uma surpresa no final.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Liam Rosenior chegou em janeiro e já foi despedido do Chelsea depois de série de derrotas consecutivas

Liam Rosenior foi despedido do Chelsea. Decisão tomada depois do clube ter perdido sete dos últimos oito jogos.

Santa Clara faz sondagem por internacional jovem pelo Egito

O Santa Clara está na calha de Kabaka. Jovem médio representa o ZED FC por empréstimo do Al Ahly e é destaque no Egito.

Real Madrid tem internacional português como o reforço de sonho para o meio-campo e Rodri como alternativa

O Real Madrid continua a projetar o mercado. Vitinha é a prioridade para o meio-campo, mas Rodri está na lista de alvos.

Eis os árbitros nomeados para a 31ª jornada da Primeira Liga

Já são conhecidos os árbitros da 31.ª jornada da Primeira Liga. O Conselho de Arbitragem da FPF revelou as nomeações.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Tralhão quer meter o Torreense na final da Taça de Portugal: «Aconteça o que acontecer, a época já é espetacular, mas queremos muito...

Luís Tralhão fez a antevisão do Torreense x Fafe. Encontro vai decidir finalista da Taça de Portugal.

Podcast Fora do Ringue #33 – Entrevista Exclusiva com o “Golden Boy” João Santos: «Daqui a 10 anos quero ser o primeiro lutador português...

Neste episódio do "Fora do Ringue" temos uma entrevista exclusiva com o "Golden Boy" João Santos, lutador de Wrestling português, que tem o sonho de estar na WWE. Uma entrevista conduzida pelo André Conde para acompanhares aqui. 🤼

Imprensa nacional nega abordagem do Real Madrid por José Mourinho e mete treinador a 100% no Benfica

José Mourinho não recebeu qualquer abordagem ou contacto do Real Madrid. Treinador está 100% focado no Benfica.