Reformulação do Futsal à vista?

- Advertisement -

Numa altura em que em Espanha se anuncia a conclusão dos dois principais escalões através do sistema da play-offs, a FPF já se pode concentrar na reformulação do Futsal nacional, não em relação às competições deste ano, mas em relação à nova temporada e relativamente a eventuais alterações competitivas – uma vez que o Futebol já viu o capítulo encerrado relativamente às competições seniores, dado que os escalões de formação já haviam sido encerrados sem qualquer título de campeão.

A sobejamente conhecida situação pandémica em todo o Mundo afetou grandemente o decorrer das competições nacionais e continentais de clubes, tendo também o campeonato do Mundo 2020, a decorrer em Setembro na Lituânia, sido largamente afetado e, como tal, previsivelmente adiado. Por cá, apesar de sermos um dos países menos afetados, a regra da precaução indicia que, até não haver uma vacina, o risco inerente ao desenrolar das competições continua a ser bastante elevado.

A melhor medida, no meu entender, é anular esta competição, sem campeão atribuído, tal como muitas outras modalidades de pavilhão, algo que efetivamente se concretizou. É uma medida um pouco extremista, e potencialmente prejudicial para muitos clubes, mas aí a FPF tem que apoiar financeiramente os clubes mais afetados e com isso minorar os efeitos da grave crise financeira que já se começa a fazer sentir.

Em suma, acho que a melhor solução é ignorar esta época e começar já a preparar a próxima temporada de uma forma calma e natural, para tentar recomeçar a temporada 2020/21 da forma mais “normal” possível e com todos os cuidados, esperando que tudo esteja pronto e a própria pandemia já esteja praticamente controlada. Se não for esse ainda o caso, acho que nessa situação teremos que avançar para jogos à porta fechada, esperando que essa situação seja o mais breve possível, para os clubes começarem a receber o essencial valor monetário das transmissões televisivas.

Já todos sentimos saudades de um pavilhão bem composto, mas ainda não poderá ocorrer num futuro próximo
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

A grande essência do Desporto reside no apoio fervoroso dos adeptos e na paixão das pessoas que traz um ambiente festivo aos pavilhões espalhados por todo o país. Eu já sinto bastante falta e saudades de um jogo da nossa Liga, um daqueles repletos de emoção até ao último segundo, da competição feroz, dos pavilhões cheios de adeptos, de ver a bola rolar. Mas, pelo menos até Setembro, acho que não estão reunidas as condições para ver mais Futsal nesta época.

Tudo isto para dizer que a decisão de anular o campeonato em questão pareceu-me a mais sensata e concordo plenamente com ela, sendo este tempo de paragem essencial para uma eventual reformulação das nossas competições, tal como irá suceder com o Futebol. Esperemos serenamente pela decisão oficial a FPF relativamente ao nosso amado Desporto.

Foto de Capa: FPF 

Artigo revisto por Joana Mendes

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Reviravolta em seis minutos coloca Swansea de Vítor Matos no topo do Championship

O Swansea, orientado por Vítor Matos, venceu o Lincoln por 2-1 após estar a perder ao intervalo e subiu ao topo do Championship.

Torreense: nova estrela do clube já se cruzou com Rafael Obrador e… Yeremay Hernández

Alejandro Alfaro marcou o primeiro golo do Torreense nas competições europeias. O médio é um dos destaques da turma do Manuel Marques.

Atitude de Julián Álvarez durante o verão ainda mexe: avançado planeia troca

Julián Álvarez está a ponderar trocar de agente, depois de não se ter conseguido mudar para o Barcelona no último mercado.

Barcelona disposto a vender defesa: jogador custa 70 milhões de euros

O Barcelona está disposto a vender Jules Koundé num dos próximos mercados. O jogador tem um custo de saída de 70 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Andebol: Sporting dá a volta ao resultado e vençe Benfica no Pavilhão João Rocha

O Sporting venceu o Benfica por 32-27, num encontro em que os encarnados estiveram a vencer mas que o Sporting conseguiu dar a volta.

Famalicão goleia Nacional da Madeira e Gil Vicente empata contra o Marítimo

O Famalicão venceu o Nacional da Madeira para a Primeira Liga por 4-0. Gil Vicente e Marítimo empataram 1-1.

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso vence Al Ahli SC com bis de Nuno Santos e avança para a meia-final da Taça Intercontinental

O Mamelodi Sundowns, de Miguel Cardoso, venceu o Al Ahli SC por 2-1, com Nuno Santos a marcar os dois golos da equipa sul-africana.