SC Braga/AAUM 1-1 Eléctrico FC (5-4 AP): Valeu pelo final

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A CRÓNICA: JOGO FRACO EM BRAGA TERMINA COM DISPUTA DE PENÁLTIS E FINAL EMOCIONANTE

O play-off da edição deste ano do Campeonato Nacional de Futsal arrancou, esta quarta-feira à noite, em Braga. SC Braga/AAUM e Eléctrico FC, 6.º e 3.º classificados da Fase Regular, respetivamente, deram o pontapé de saída da fase decisiva da competição. Nos próximos 35 dias iremos conhecer o Campeão Nacional da modalidade da temporada 2021/22!

Voltando a Braga e ao jogo desta quarta-feira, o Pavilhão Desportivo Universitário da Universidade Minho não encheu para receber a abertura dos Quartos de Final e o reencontro entre as duas equipas, visto que estes dois emblemas mediram forças, no mesmo palco, à 11 dias – os alentejanos venceram por 4-2.

Para este duelo, Joel Rocha estava privado de Leandro Costa, Rudi e Xandoca, ao passo que João Freitas Pinto não contou com Ygor Mota e Hugo Neves. No tempo regulamentar, a partida não teve qualquer golo, com o jogo a registar muito poucas oportunidades claras de golo, destacando-se as bolas nos ferros por parte de Célio Coque, Fábio Cecílio e Serginho. O futsal foi muito pouco espetacular, superiorizando-se a nível tático.

No prolongamento o sentido do jogo manteve-se igual… até aos derradeiros 80 segundos de jogo. Ainda antes disso, Tiago Brito cometeu a sexta falta da sua equipa sobre Matheus. O próprio Matheus assumiu a cobrança, mas atirou ao lado. Depois, o Eléctrico aproveitou um canto do Braga para se lançar rapidamente no contra-ataque, com Matheus Kogikoski a bater Vitor Hugo. Naturalmente, Joel Rocha apostou no 5×4 e, a 30 segundos do fim, Rúben Santos rematou forte, da zona dos nove metros, e bateu André Correia.

Assim, a partida seguiu para o desempate por pontapés de penáltis. Gustavo Rodrigues, Matheus Kogikoski e John Lennon converteram os três primeiros remates para os ponte-sorenses, respondendo Pola, Fábio Cecílio e Vitor Hugo Silva. Na quarta série, Célio Coque começou por enganar Vitor Hugo e, de seguida, Tiago Correia atirou ao lado. Ao primeiro match point, Daniel Airoso viu o guardião internacional português negar-lhe o golo, antes de Tiago Brito voltar a repor a igualdade a quatro. Russo assumiu a cobrança e Vitor Hugo voltou a defender. Até que, ao segundo penálti decisivo, Allan Guilherme enganou André Correia e deu a vitória à sua equipa.

Depois uma partida pouco ou nada “bonita”, o Braga acabou por adiantar-se nestes Quartos de Final, mesmo depois de ter estado praticamente com a derrota confirmada em duas ocasiões. O esforço dos Gverreiros foi culminado no final, com Vítor Hugo a aparecer na baliza bracarense. A próxima disputa-se no dia 3 de junho, em Ponte de Sor, a partir das 19 horas.

 

A FIGURA

Vitor Hugo – Aos 39 anos, Vitor Hugo, também conhecido por China, continua a mostrar um nível excecional nas balizas nacionais. Hoje, foi o principal obreiro da vitória do SC Braga, assumindo um papel fundamental nos pontapés de penálti, ao negar que o Eléctrico vencesse e a permitir a reviravolta da sua equipa, que culminou na vitória. Se não fossem as lesões, tinha tido uma carreira ainda mais brilhante.

O FORA DE JOGO

O jogo – O principal fator negativo desta partida foi… a própria partida. Foram 58 minutos muito aborrecidos, com poucas ocasiões de golo e as equipas as encaixarem-se taticamente. Esteve longe de ser brilhante e, nesta fase, esperava-se mais. Estamos a falar do terceiro classificado da Fase Regular e de um dos clubes que mais investe na modalidade. Valeu pela parte final do desafio. Espera-se que os próximos jogos sejam o oposto do duelo desta noite.

 

ANÁLISE TÁTICA – SC BRAGA/AAUM

Na flash interview, Joel Rocha escolheu, e bem, a palavra que melhor definiu a partida da sua equipa: superação. Essa palavra resume não só o SC Braga, como a partida em si. A equipa foi competente a nível defensivo, contrastando com o seu ataque, que criou poucas ocasiões. Na parte final, o Eléctrico desperdiçou um livre de 10 metros, a vantagem com um minuto por jogar e o penálti decisivo. Os bracarenses nunca deixaram de acreditar, superaram-se, e ficam com a vitória, justamente.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Vitor Hugo (9)

Ricardo Lopes (7)

Fábio Cecílio (7)

Tiago Brito (6)

Allan Guilherme (6)

SUBS UTILIZADOS

Vitor Hugo Silva (6)

Pola (6)

Vitor Renoldi (6)

Serginho (7)

Tiago Correia (6)

Rúben Santos (7)

Elisandro (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – ELÉCTRICO FC

A partida não foi boa, é certo, mas tenho é um dado adquirido que a equipa de João Freitas Pinto fez o suficiente para ter conquistado a primeira vitória dos Quartos de Final. Muito à sua imagem, os alentejanos tiveram mais bola, pressionaram alto e deram pouco espaço ao SC Braga. Porém, não conseguiram criar grandes ocasiões de perigo até aos derradeiros minutos. Aí, tiveram três match points, desperdiçaram-nos e precisam agora de vencer as duas partidas em Ponte de Sor.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

André Correia (7)

Ferrugem (6)

Matheus Kogikoski (8)

Daniel Airoso (7)

Russo (6)

SUBS UTILIZADOS

Diogo Basílio (6)

Fábio Neves (6)

Gustavo Rodrigues (6)

Célio Coque (7)

John Lennon (6)

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

Reviravolta em seis minutos coloca Swansea de Vítor Matos no topo do Championship

O Swansea, orientado por Vítor Matos, venceu o Lincoln por 2-1 após estar a perder ao intervalo e subiu ao topo do Championship.

Torreense: nova estrela do clube já se cruzou com Rafael Obrador e… Yeremay Hernández

Alejandro Alfaro marcou o primeiro golo do Torreense nas competições europeias. O médio é um dos destaques da turma do Manuel Marques.

Atitude de Julián Álvarez durante o verão ainda mexe: avançado planeia troca

Julián Álvarez está a ponderar trocar de agente, depois de não se ter conseguido mudar para o Barcelona no último mercado.

Barcelona disposto a vender defesa: jogador custa 70 milhões de euros

O Barcelona está disposto a vender Jules Koundé num dos próximos mercados. O jogador tem um custo de saída de 70 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Andebol: Sporting dá a volta ao resultado e vençe Benfica no Pavilhão João Rocha

O Sporting venceu o Benfica por 32-27, num encontro em que os encarnados estiveram a vencer mas que o Sporting conseguiu dar a volta.

Famalicão goleia Nacional da Madeira e Gil Vicente empata contra o Marítimo

O Famalicão venceu o Nacional da Madeira para a Primeira Liga por 4-0. Gil Vicente e Marítimo empataram 1-1.

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso vence Al Ahli SC com bis de Nuno Santos e avança para a meia-final da Taça Intercontinental

O Mamelodi Sundowns, de Miguel Cardoso, venceu o Al Ahli SC por 2-1, com Nuno Santos a marcar os dois golos da equipa sul-africana.