cab futsal

Mais uma épica batalha entre Sporting e Benfica, com os Leões a conseguirem vencer por 2-1, apanhando assim o Benfica na liderança com menos um jogo, que as águias anteciparam em virtude da sua participação na UEFA Futsal Cup.

O Sporting entrou mais afoito no encontro, perante um conjunto encarnado mais na expetativa, algo que se comprova pelas estatísticas do encontro, que ao intervalo mostravam enorme superioridade leonina. O coroar dessa superioridade aconteceu com o golo de Cavinato, dando após o terminus da primeira metade uma vantagem justíssima ao Sporting. Na segunda metade, o Benfica tentou encostar o leão um pouco mais às cordas, aparecendo mais predisposto para assumir as despesas do encontro, como era evidente tendo em conta o resultado desfavorável. Um lance de contra-ataque rápido iniciado no guarda-redes espanhol Juanjo, que assistiu Patias para um remate desviado pelo defesa, permitiu a Rafael Hemni empatar assim a partida à boca da baliza. O momento alto da partida deu-se pouco depois, com uma assistência fabulosa do guarda-redes Marcão para Fortino, com uma precisão tal que parecia um passe teleguiado, direitinho para a cabeça do italiano, que voltou a dar vantagem à equipa da casa, algo que incendiou autenticamente as bancadas do pavilhão, cuja maioria era obviamente afeta à equipa verde e branca.

Fortino, grande contratação do Verão a valer mais um triunfo Fonte: Sporting CP
Fortino, grande contratação do Verão a valer mais um triunfo
Fonte: Sporting CP

Já perto do fim, quando o (ainda) líder do campeonato tentava recuperar o défice no marcador, eis que Jefferson cai junto à área do Sporting e, já amarelado, protesta veementemente na direção do árbitro. Não vou estar aqui a discutir sobre se, de facto, era ou não uma falta passível de ser assinalada, mas, sim, a falta de controlo emocional do jogador encarnado. Bem sei que as emoções num dérbi são bastante complicadas de controlar, mas Jefferson tem que saber guardar as emoções para si e nunca discutir daquela maneira com a autoridade máxima do jogo, ainda para mais tendo já um amarelo na sua conta pessoal, arriscando a expulsão e assim prejudicando imenso a sua equipa.

Olhando para o jogo na sua totalidade, a vitória dos Leões acaba por não sofrer qualquer contestação, pois o Sporting foi sempre a equipa que procurou mais ativamente a vitória, salvo quando estava na frente do marcador, em que a preocupação maior foi manter a (escassa) vantagem até ao fim. Com a vitória de hoje, passa a haver novo líder na Liga Sport Zone, embora o Sporting tenha um jogo em atraso em relação ao Benfica. Não é uma vantagem que garanta alguma coisa no que diz respeito ao campeão nacional mas, das últimas 11 edições do campeonato português, em nove delas o primeiro classificado na fase regular acabou por ser campeão no fim da época. É uma percentagem alta (cerca de 82%), e pode querer dizer alguma coisa…

Anúncio Publicitário

Foto de Capa: Sporting CP