SITE TEMPORÁRIO

20 de Janeiro, 2022

Campeonato

Sporting CP 3-1 MNK Olmissum: Entrada com o pé direito!

A CRÓNICA: VITÓRIA CLARA MAS ESCASSA! 

O Sporting CP, como esperado, entrou mais forte e pressionante perante um adversário de qualidade, mas claramente num patamar inferior ao campeão europeu em título.

As oportunidades iam-se sucedendo mas o guardião da equipa Croata mostrava-se muito inspirado, a travar as investidas leoninas.

Num encontro com estas características, é necessário um elemento com uma qualidade acima da média que seja capaz de desequilibrar o adversário, e os leões têm um jogador perfeito para assumir esse papel (provavelmente já devem saber a quem me estou a referir).

Alex Merlim voltou a fazer das suas com um belo remate de longe e colocou assim o organizador desta fase na frente do marcador.

O resultado manteve-se até ao término da primeira metade, um resultado muito curto tendo em conta o volume de jogo ofensivo da equipa portuguesa.

Além disso um resultado tão equilibrado, a manter-se, pode trazer dissabores para a equipa de Nuno Dias, que espelhava alguma preocupação e incredulidade pela margem tão curta, sendo que o Olmissum deve agradecer ao seu guarda-redes pela brilhante exibição e por manter a sua equipa na discussão do encontro.

Pauleta também fez um bom jogo, fazendo uso da sua técnica e velocidade.
Fonte: Sporting CP

A entrada na segunda parte dificilmente poderia ser melhor, com a marcação do segundo golo logo a abrir, autoria de Diego Cavinato e maior tranquilidade para o emblema nacional.

Os Croatas surpreenderam ao colocar tão cedo no encontro o guarda-redes avançado, mas sem grandes efeitos práticos. Ainda para mais o leão marcou o terceiro tento, mais uma bomba de Alex Merlim que só parou no fundo das redes, pese embora a bola ainda tenha batido no inspirado guardião antes de entrar.

O treinador da equipa campeã da Croácia rapidamente abandonou a ousada ideia de jogar no 5×4, percebendo que tal opção tática não surtiu efeito.

Nos minutos finais, destacar o bom golo com o guarda-redes avançado da equipa do Olmissum, lance bem trabalhado a culminar com uma finalização eficaz de Pavic, reduzindo o marcador e acendendo uma luzinha de esperança de, pelo menos, evitar a entrada a perder.

Mas nada de mais relevante se passou até ao fim e assim se concluiu este primeiro encontro com uma vitória clara e justa, que só peca por escassa graças a uma bela exibição de Bilandzic na baliza dos croatas e alguma falta de eficácia no ataque.

O Sporting CP é claramente melhor que este adversário e provou isso mesmo em campo, disputando amanhã o seu segundo jogo contra os holandeses do Hovocubo.

A FIGURA

Fonte: Sporting CP

Alex Merlim – Grande destaque para o italo-brasileiro, não é surpresa para ninguém a sua qualidade mas hoje foi essencial para desbloquear o jogo a favor do Sporting CP com os seus dois tiros de meia distância.

O FORA DE JOGO

Fonte: Sporting CP

Falta de Eficácia Leonina – O domínio foi claro e evidente, e o caudal ofensivo justificava uma vantagem mais dilatada no marcador. O Sporting é a melhor equipa da Europa em muitos momentos de jogo e se melhorar a eficácia não tenho dúvidas nenhumas que estará entre a elite novamente este ano.

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING

A equipa inicial pouco diz sobre a disposição tática da equipa ao longo do jogo, porque é facilmente mutável nos minutos seguintes, mas a equipa inicial leonina não contou com o pivot, ou seja, entrou em 4×0 com Erick, João Matos, Alex Merlim e Diego Cavinato a fazer companhia a Guitta.

5 INICIAIS E PONTUAÇÕES

Guitta(7)

João Matos (7)

Erick Mendonça (7)

Alex Merlim(9)

Diego Cavinato (7)

SUBS UTLIZADOS

Pauleta (8)

Caio Ruiz (7)

Miguel Ângelo (7)

Zicky Té (7)

Fernando Cardinal (7)

Waltinho (7)

 

ANÁLISE TÁTICA – MNK OLMISSUM

Duje Maretic apostou numa equipa com um pivot fixo no ataque, papel cumprido por Nikola Pavic. De destacar que todos os 14 elementos do plantel desta equipa são croatas, em contraciclo com muitas outras equipas da Europa que contam com alguns brasileiros no seu plantel.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Josip Bilandzic (9)

Duje Kustura (6)

Jakov Hrstic (6)

Kristijan Postruzin (6)

Nikola Pavic (7)

SUBS UTILIZADOS

Antonio Juretic (6)

Josip Kolobanic (6)

Josip Jurlina (6)

Matej Horvat (6)

Alen Maric (6)

Antonio Sekulic (6)

Foto de capa: Sporting CP