Sporting CP 3-3 SL Benfica: Melhor derby do Mundo deu empate!

- Advertisement -

A CRÓNICA: JOGO LOUCO ACABOU EMPATADO

 

Jogo grande pela liderança no pavilhão João Rocha, entre Sporting CP e SL Benfica – as melhores equipas portuguesas – naquele que é considerado o melhor derby do mundo em futsal, jogo no qual se prevê muito equilíbrio e intensidade, pese embora a ausência de público.

O Benfica entrou melhor, marcando num lance de bola parada em que o árbitro considerou que o guardião leonino Gonçalo Portugal defendeu tocou com a mão na bola fora dos limites da área, cabendo a Robinho a marcação do livre à entrada da área, sendo este marcado com total sucesso pelo internacional russo, quando o marcador registava pouco mais de um minuto decorrido.

A intensidade do encontro notava-se sobretudo pelo elevado número de faltas nos minutos iniciais, um total de cinco nos primeiros quatro minutos, três para o Sporting e duas para o Benfica.

O jogo estava um pouco “amarrado”, ou seja, como a equipa verde e branca não estava a conseguir impor a sua qualidade reconhecida nas bolas paradas e só um rasgo individual iria conseguir fazer a diferença neste encontro. Aí apareceu Taynan, marcando um golo de belo efeito a empatar o encontro, com dez minutos disputados. Aquele pé esquerdo maravilha, a não dar hipóteses de defesa a Diego Roncaglio.

Na sequência de uma reposição lateral, Arthur mostrou a sua enorme valia, disferindo um míssil que só parou no fundo das redes sportinguistas, mais um golo de belo efeito do reforço vindo do Barcelona e 1-2 no marcador.

O Benfica ficou “tapado” por faltas nos derradeiros minutos, não podendo cometer mais faltas sob pena de ser assinalado um livre de dez metros contra si.

A menos de dois minutos do intervalo, um “disparate” de Roncaglio acabou por custar bem caro aos encarnados, o guarda-redes brasileiro quis sair a jogar, num lance de contra-ataque e superioridade numérica mas não contava com um corte de bola brilhante e limpo de Pauleta, originando o contra golpe rápido e sem guardião na baliza das águias, levando a um toque no braço de Ivan Chishkala. Após consulta com o árbitro assistente, o árbitro principal decidiu punir o jogador russo com um cartão vermelho direto.

Sporting CP SL Benfica Futsal
Chishkala acabou expulso, num lance que começa com um erro de Diego Roncaglio.
Fonte: SL Benfica

Na sequência do livre, Cardinal acertou em cheio na trave e o resultado manteve-se até ao interregno, sendo que as águias ainda têm alguns segundos para cumprir em inferioridade numérica.

Os segundos iniciais ficaram marcados pela exímia qualidade do Benfica a defender, mesmo em inferioridade numérica. Pauleta também viu um remate seu embater no poste, após um contra-ataque rápido, muito menos comuns que o habitual, dado que Nuno Dias e Joel Rocha se conhecem bastante bem, já são muitos anos e muitos jogos entre os dois treinadores históricos.

A agressividade defensiva manteve-se, com quatro faltas para cada lado na primeira metade da segunda parte. A nove minutos do fim, o Sporting confirmou a sua grande qualidade nas bolas paradas, culminando num ótimo remate de João Matos a empatar novamente o marcador (2-2). Hossein Tayebi conseguiu novamente desequilibrar através de um remate potente com uma colocação cirúrgica no canto da baliza, mais um rasgo individual do internacional iraniano levando o Benfica à liderança pela terceira vez neste encontro, numa altura em que os leões já tinham cinco faltas.

Os últimos três minutos foram marcados pelo guarda-redes avançado do Sporting, tarefa que coube a Alex Merlim. Já no último minuto do encontro, a equipa do leão rampante conseguiu empatar, através de um desvio oportuno de João Matos após remate de Cavinato.

Empate a três bolas que se aceita, dada a enorme valia e o equilíbrio que se verificou no jogo, apesar de os encarnados terem estado em vantagem durante parte do encontro e de nunca terem estado em desvantagem ao longo do encontro.

Assim sendo, os dois grandes continuam empatados no cimo da tabela ao cabo de 11 jogos, com dez vitórias e este empate.

A FIGURA:
Sporting CP SL Benfica Futsal
Fonte: Sporting CP

Intensidade da partida – Mesmo num pavilhão deserto, as duas equipas não acusaram e deram tudo para poder ganhar. Este derby ficará para sempre recordado pelas bancadas totalmente desertas, mas o nível foi o mesmo de sempre e não desiludiu em nada.

 

O FORA-DE-JOGO:
Sporting CP SL Benfica Futsal
Fonte: SL Benfica

Diego Roncaglio – A sua exibição entre os postes foi muito positiva e não seria, por si só, suficiente para figurar aqui. Mas o jogador oscilou entre esses grandes momentos e erros clamorosos, perdas de bola infantis que originaram a expulsão e outros lances perigosos que poderiam ter desequilibrado o jogo a favor do Sporting.

CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES SPORTING CP
GONÇALO PORTUGAL^(6)
JOÃO MATOS (C) (8)
PAULETA (7)
ALEX MERLIM (7)
CARDINAL (6)

SUBS UTILIZADAS E PONTUAÇÕES

TOMÁS PAÇÓ (6)
ERICK MENDONÇA (6)
DIEGO CAVINATO (7)
PANY VARELA (6)
TAYNAN DA SILVA (8)
ROCHA (7)

CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES SL BENFICA

BENFICA
DIEGO RONCAGLIO (6)
AFONSO JESUS (7)
IVAN CHISHKALA (4)
ROBINHO (C) (8)
HOSSEIN TAYEBI (8)

SUBS UTILIZADAS E PONTUAÇÕES

NÍLSON MIGUEL (6)
FÁBIO CECÍLIO (6)
TIAGO BRITO (6)
ARTHUR (7)
RAFAEL HENMI (6)
JACARÉ (7)

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga e o lance polémico de Gianluca Prestianni: «No máximo até à última gota de suor»

O Braga publicou nas redes sociais do clube uma imagem da entrada de Gianluca Prestianni após a vitória frente ao Benfica na Taça da Liga.

Alex Pinto chega a acordo com o Arouca para uma rescisão amigável

Na passada quarta-feira, o Arouca anunciou a rescisão amigável do contrato do defesa-lateral português, Alex Pinto.

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.