cab futsal

Os quartos-de-final da Taça de Portugal em Futsal realizaram-se no passado fim-de-semana, ocorrendo intensos e muito bem disputados jogos.

O Benfica viajou até à cidade de Braga, onde conquistou uma importantíssima e motivadora vitória. A equipa encarnada venceu por 2-1, num jogo em que se superiorizou face ao adversário. Entrou pressionante e ciente de que esta era uma equipa a eliminar, ou seja, não poderia de todo facilitar. Aos cinco minutos, e fruto desta boa entrada na partida, o Benfica inaugurou o marcador, por Rafael Henmi. Até ao intervalo, o resultado não sofreria quaisquer alterações. Este resultado era justo, mas relativamente perigoso devido à qualidade do adversário.

No segundo tempo, o Braga entrou muito bem e, logo no primeiro minuto, Tiago Brito estabeleceu a igualdade no jogo, relançando-o. A partir do golo da equipa da casa, o Benfica teve de correr atrás do resultado, e, aos 29 minutos, o capitão Gonçalo Alves coloca novamente os encarnados na frente da partida.
Até ao final, houve algumas oportunidades de golo, mas nenhuma se concretizou. Vitória da melhor equipa em campo, que demonstrou espirito de sacrifício, inteligência e união. Com este resultado, a equipa liderada por João Freitas Pinto está na Final Four da competição.

Festejos da equipa encarnada após marcar golo. Fonte: Slbenfica.pt
Festejos da equipa encarnada após marcar golo.
Fonte: Slbenfica.pt

O encontro entre Cascais e Modicus antevia-se muito difícil e equilibrado, não havendo nenhum favorito à vitória. O Cascais encontra-se em 10º lugar, com 22 pontos, enquanto o Modicus está em 9º, com 25 pontos (três de avanço).
Antes deste jogo, o Modicus venceu por 10-2 o Vila Verde, enquanto o Cascais perdeu em casa do Fundão, por 3-2. Sendo este um jogo a eliminar, os resultados anteriores não têm tanta relevância, contudo, vencer é sempre favorável. O Modicus venceu bem, estando entre os quatro apurados para a Final Four. Em consequência desta conquista, a equipa do Modicus está muito motivada e poderá até ser uma agradável surpresa.

A equipa do Fundão sentiu inúmeras dificuldades na sua visita a Gondomar, mais precisamente ao terreno do Unidos Pinheirense. A equipa da segunda divisão impôs muitas dificuldades à equipa de Fundão, todavia, a superioridade da equipa visitante sobrepôs-se à garra, coração e entrega da equipa da casa. O jogo terminou 2-3, com o Fundão a carimbar um lugar na elite da Taça de Portugal.

Para mim, a grande surpresa destes jogos foi a derrota dos Leões de Porto Salvo, no terreno do Arsenal Clube Parada, por 5-3. Recordo que a equipa da casa compete no terceiro escalão nacional, contrariamente aos Leões de Porto Salvo, que estão no quarto lugar do Campeonato Nacional de Futsal.
Ao intervalo, a equipa da casa vencia por uns surpreendentes 3-0. Grande jogo da equipa da casa contra uma péssima exibição da equipa visitante.

O grande finalizador Ré ainda reduziu para a diferença mínima (3-2), mas o Arsenal Parada tinha a lição muito bem estudada, e o sonho de estar na Final Four foi superior à qualidade que o adversário tinha na teoria, porque na prática não a demonstrou. A equipa da casa fez o 4-2; contudo, uma boa reação dos Leões permitiu-lhes fazer o 4-3, relançando novamente o jogo.
Em seguida, o Arsenal Parada estabeleceu o 5-3, mas os Leões de Porto Salvo voltaram a reduzir, ainda que este golo tenha vindo numa altura tardia. Vitória surpreendente da equipa da Maia, que alcançou um enorme feito que tem de ser obviamente enaltecido. Fica na retina uma enorme atitude dos rapazes da casa e uma boa segunda parte da equipa de Oeiras.

Resultados dos Quartos-de-final da Taça de Portugal Fonte: Zerozero.pt
Resultados dos Quartos-de-final da Taça de Portugal
Fonte: Zerozero.pt

Estão conhecidos os quatro finalistas da Taça de Portugal. A Final Four será disputada em Oliveira de Azeméis, no início de Maio, e atrevo-me a dizer que poderemos ter algumas surpresas, não tirando obviamente o favoritismo à equipa do Benfica.
São resultados como a vitória do Arsenal Clube Parada que fazem com que o Futsal se desenvolva, cresça enquanto modalidade e mude a mente de muita gente em relação à qualidade das equipas de escalões inferiores.

Comentários