Ucrânia 1-5 Portugal: Duelo ibérico na final

- Advertisement -

Nesta segunda meia-final, que decidia quem se ia juntar ao outro finalista já conhecido a Espanha, encontraram-se duas grandes equipas. Entre as quatro melhores seleções europeias de futsal feminino estão a Ucrânia e Portugal, reunidas no fantástico pavilhão multiusos de Gondomar, que já em 2007 tinha sido palco do campeonato europeu masculino da modalidade. Tudo isto se sucedeu perante umas bancadas completamente cheias, num apoio constante às nossas atletas.

Como já seria de esperar, a equipa portuguesa assumiu as despesas do encontro, com muitos remates à mistura, sempre travados pela guardiã da equipa do leste europeu. A formação ucraniana apostava nos contra-ataques rápidos como arma para tentar bater a recém-eleita melhor guarda-redes do mundo, Ana Catarina.

Ainda na primeira parte e após uma sucessão de ameaças à baliza contrária, conseguimos mesmo o primeiro golo neste complicado encontro, aproximadamente aos 14 minutos. Uma boa jogada, culminada com um remate ao poste e uma finalização fácil à boca da baliza de Janice Silva. Fácil devido ao bom posicionamento do jogadora nacional do SL Benfica, tendo total mérito por ter antecipado o local onde poderia parar o esférico após o contacto com o poste.

Daqui, até ao término da primeira parte, o resultado não mais se alterou, apesar de mais um punhado de boas ocasiões das nossas jogadoras, sendo de destacar o livre de dez metros de Carla Vanessa, a penalizar a sexta falta das ucranianas, livre esse que saiu ligeiramente por cima da barra.

Ao intervalo, o marcador registava 1-0 favorável às nossas senhoras, num resultado excessivamente magro face ao domínio absoluto de Portugal. Que grande exibição das comandadas de Luís Conceição. Só que, aos 22 minutos, a Ucrânia provou o porquê de ser uma equipa perigosa, pois, numa das primeiras vezes em que se acercou da baliza portuguesa com perigo, num contra-ataque letal, Sidorenko marcou o golo do empate e gelou as bancadas do multiusos gondomarense.

A 12 minutos e meio do fim do encontro, Fifó mostrou porque é uma das melhores jogadoras do mundo, apesar dos seus 18 anos. Numa brilhante jogada individual, conseguiu bater a inspirada guardiã da Ucrânia e devolver a vantagem a Portugal (2-1). A inoperância e inexistência ofensiva da Ucrânia persistiam e Portugal aproveitava, nomeadamente para tentar o 3-1, que surgiu a 7.22 do fim, através de Carla Vanessa.

O público presente no pavilhão multiusos de Gondomar esteve magnífico no apoio a Portugal
Fonte: UEFA

Com este golo, sentia-se que a final estava cada vez mais perto, até porque a nossa adversária estava tapada com cinco faltas, significando que uma nova falta daria um livre direto às portuguesas. A única solução possível para o selecionador ucraniano era apostar na guarda-redes avançado, para os últimos 5.30.

Mas nem mesmo essa solução resultou, graças ao total mérito da nossa tática, e do selecionador Luís Conceição, que avisou que a equipa portuguesa estava preparada para a exigência desta competição. Até ao fim, mais dois golos, de Janice Silva e de Fifó, acrescentando mais justiça ao marcador (5-1).

Estamos na final e domingo teremos pela frente a seleção espanhola, que tombou a Rússia na primeira meia-final. Uma coisa é certa: repete-se a final do Euro 2018 masculino, será que se repete o resultado? Com esta qualidade e entrega das nossas compatriotas, tudo é possível!

EQUIPAS INICIAIS:

Portugal: Ana Catarina, Inês Fernandes, Fifó, Janice Silva, Pisko

Ucrânia: Viktoriia Sagaidachna, Sydorenko,Tylova, Volovenko, Forsiuk

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva agradado com a postura de Vangelis Pavlidis: «Tem-se regido como alguém que realmente gosta de estar onde está»

Marco Silva analisou a goleada do Benfica frente ao Hearts na Europa League. O técnico explicou a decisão de colocar Samuel Soares como titular.

Marco Silva e a escolha de Samuel Soares para o onze titular: «A minha decisão é puramente técnica»

Marco Silva analisou a goleada do Benfica frente ao Hearts na Europa League. O técnico explicou a decisão de colocar Samuel Soares como titular.

Antevisão da Primeira Liga 2026/27

Já o Benfica, por ser aquele que não vence a Primeira Liga há mais tempo, entra nesta disputa no último lugar do pódio.

Estrasburgo de Hugo Oliveira pode receber reforço vindo do Chelsea: Há luz verde do jogador

Guarda-redes Filip Jorgensen deu a sua aprovação para ser emprestado pelo Chelsea ao Estrasburgo de Hugo Oliveira.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma fecha defesa do Atlético Madrid por 18 milhões de euros

Nahuel Molina vai deixar o Atlético Madrid e reforçar a AS Roma. Clubes acordaram pacote de 18 milhões de euros.

Newcastle mantém mira apontada à Primeira Liga: Médio do Benfica adicionado à lista

O Football Insider avança que o Newcastle vê Richard Ríos como uma opção adequada para a sucessão de Bruno Guimarães no meio-campo.

Chelsea fecha lateral da La Liga por pacote de 21 milhões de euros

O Chelsea fechou a contratação de Pep Chavarría. Blues acordam pacote de 19+2 milhões de euros com o Rayo Vallecano.