UEFA Futsal Champions League: Portugueses em busca do lugar na Elite

    DE NOVO DE VIAGEM PARA A BÉLGICA NUM GRUPO DE REENCONTROS

    O campeão nacional português, SL Benfica, calhou no Grupo 2 e vai viajar até à Bélgica para alcançar, novamente, um lugar na Elite Round da competição. O SL Benfica vai ter de enfrentar os belgas do FP Halle-Gooik, os azeris do Araz Naxçivan e ainda os ucranianos do MFC Kherson. Curiosamente, haverá aqui reencontros entre as águias e dois clubes que pertencem a este grupo. Os encarnados vão encontrar duas equipas que bem conhecem – desta competição e também na antiga UEFA Futsal Cup!

    O Araz Naxçivan fez parte da Final Four organizada em 2010 pelo Benfica, em Lisboa. Os azeris não conseguiram passar o Interviú Madrid e acabaram em 3.º lugar. É sempre um clube (e um país) a ter em conta visto que têm muita tradição nesta modalidade. Apesar de não ser um campeonato muito competitivo, estamos perante o tetracampeão do Azerbaijão e surpresas acontecem.

    O FP Halle-Gooik, os organizadores desta Main Round e pentacampeões belgas, foram, curiosamente, quem acolheu os encarnados o ano passado na mesma ronda. Os belgas organizaram esta fase e passaram em 3.º lugar para a fase seguinte. Na Elite Round ficaram novamente no mesmo lugar e não houve continuidade na competição.

    É um clube que tem apostado muito no Futsal e que até tem uma cara conhecida dos benfiquistas: Alessandro Patias. O italobrasileiro jogou três épocas e venceu cinco troféus com a camisola do Benfica. É uma formação que, certamente, terá ambições em voltar à Ronda de Elite e colocará dificuldades ao Benfica.

    Por fim, mas não menos importante, temos o MFC Kherson da Ucrânia. Os tricampeões ucranianos são a equipa menos conhecida e o ano passado as coisas não correram bem nesta mesma fase. Os ucranianos ficaram em último lugar num grupo que tinha o então campeão europeu, Inter Movistar. Porém, não quer isto dizer que estamos a atribuir já o último lugar a esta equipa… Nada disso!

    O MFC Kherson, certamente, deverá ter outra visão de como é o futsal europeu, mas não vai estar num grupo fácil para ganhar um bilhete para a Elite Round. Sabendo que só passam três clubes para a próxima fase, uma vitória contra algum clube já seria um bom passo para quem sabe sonhar com um percurso europeu.

    O SL Benfica tem todas as condições para passar confortavelmente, mas vai ter de respeitar os seus adversários. Só um Benfica ao nível do que se encontrou a época passada, ou até mesmo o que encontrámos no dérbi lisboeta, conseguirá passar com distinção este grupo. Se não, pode ser que os encarnados encontrem muitas dificuldades.

    O SL Benfica tenta voltar aos principais palcos europeus, sendo que a última vez foi em 2014
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Digo isto porque o ano passado havia a necessidade de vencer todos os jogos para chegar ao jogo do Barcelona seguros da sua posição. Este ano, não há um nome com grande peso na Europa e esperemos que isto não cause relaxamento na altura dos confrontos. Queremos ter duas equipas portuguesas a passar em primeiro dos seus respetivos grupos para que não se encontrem novamente na próxima ronda – Elite Round – e termos assim ambas na Final Four.

    Artigo de opinião Eduardo Nunes e João Pedro Barbosa

    Foto de Capa: SL Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Artigo anterior
    Próximo artigo
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.