Vale tudo para ganhar o campeonato?

- Advertisement -

Sporting e Benfica disputaram no passado domingo (24/06/2018) a terceira partida da final de futsal para o apuramento do campeão nacional da modalidade na época 2017-18. Assistiu-se no Pavilhão João Rocha a um jogo quente, como é aliás habitual em qualquer partida que coloque frente a frente os rivais de Lisboa. Mas o aquecimento do dérbi foi tal que os jogadores começaram a ferver em pouca água e é então que se cometeram – por parte dos jogadores de ambas as equipas – alguns excessos. O jogo terminou com cinco expulsões e com uma vitória das águias por nove bolas a seis. Essa vitória dá margem aos encarnados para, já nesta quarta feira, garantirem o título nacional da modalidade, bastando para isso levar de vencida a equipa sportinguista no Pavilhão da Luz.

Na sequência do “ambiente quente” no João Rocha durante o jogo, Miguel Albuquerque, diretor da secção de Futsal do Sporting Clube de Portugal, Nuno Dias, treinador da equipa e mais três jogadores (Fortino, Djo e Deo) estão suspensos pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Destes, Deo está suspenso por três jogos, Nuno Dias por oito dias e terá ainda que pagar uma multa de 51 euros.

Mas o que importa destacar de tudo isto são os comentários que, depois do jogo, Miguel Albuquerque teceu sobre aquilo que para ele –  e também para mim e certamente para milhares de sportinguistas – consideraram uma “arbitragem vergonhosa” protagonizada pelos árbitros Sérgio Magalhães e Tiago Silva, da Associação de Futebol do Porto, e Wilson Soares, da Associação de Futebol de Aveiro . Devido a tanta celeuma que se gerou em torno de tais declarações, voltei a ouvi-las na tentativa de escutar algo que fosse verdadeiramente atentatório à moral ou ao civismo. Nada encontrei sobre esse aspeto. O que vi e ouvi foi alguém que, na qualidade de diretor da secção de Futsal dos Leões, opinou sobre o que para ele tinha sido uma “arbitragem vergonhosa”, dando exemplos, inclusive, de lances de jogadores do Benfica que nos outros dois jogos anteriores protagonizaram agressões semelhantes a jogadores do Sporting e nada lhes aconteceu.

Fortino foi um dos jogadores mal expulsos no jogo três da final
Fonte: Sporting Clube de Portugal – Futsal

Albuquerque limitou-se, portanto, a dar a sua opinião. E isso num Estado de direito democrático deveria ser o mais elementar princípio da cidadania. Lamenta-se, isso sim, que a comunicação social e, mais uma vez, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol tenham associado um ato de agressão hediondo, protagonizado por pseudo-adeptos do Sporting, a um clube centenário que se pugna por valores inalienáveis de respeito como o Sporting Clube de Portugal. Aliás, o clube de Alvalade fez logo saber, através do seu sítio na internet, que repudiava as agressões cometidas sobre o árbitro da partida de domingo: “O Sporting Clube de Portugal repudia de forma veemente as agressões desta manhã ao árbitro Sérgio Magalhães, independentemente de quem tenham sido os autores deste acto cobarde. O Sporting CP pauta-se por valores de respeito na sociedade, nos quais não estão inseridas acções desta natureza (…).” (Comunicado do Sporting Clube de Portugal, site oficial, dia 25 de junho de 2018). Como disse Miguel Albuquerque, o Sporting é uma instituição centenária e merece, também por isso, respeito.

Sabemos que acima de tudo e de todos parece estar o Benfica que vê agora uma oportunidade única de alcançar o almejado título no futsal que lhe foge desde a época 2014-15. E para isso parece que tudo vale: berrar, exagerar, falar, ampliar acontecimentos, exercer influências. Se o Benfica ganhar ao Sporting no Pavilhão da Luz no jogo quatro pode sagrar-se campeão nacional. Mas se ganhar o Sporting, caramba, que festa de arromba não será na casa do eterno rival. Ganhar assim sabe melhor. Vamos Leões!

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal – Futsal

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

NBA: Boston Celtics de Neemias Queta derrotados na casa dos Spurs

Os Boston Celtics perderam fora de casa com os San Antonio Spurs por 125-116 na NBA. Wembanyama destacou-se pelos vencedores.

Pedro Porro e a substituição de guarda-redes do Tottenham aos 16 minutos: «Dói-me porque é um colega que trabalha muito»

Pedro Porro apoia publicamente Antonín Kinsky, guarda-redes que foi substituído aos 16 minutos do Atlético Madrid x Tottenham.

Botafogo de Martín Anselmi perde com o Barcelona SC e é eliminado da Libertadores

O Botafogo perdeu em casa com o Barcelona SC por 1-0 e foi eliminado na terceira ronda de qualificação da Taça Libertadores.

Gil Lameiras fala pela primeira vez como treinador do Vitória SC: «Não havia como não aceitar»

Gil Lameiras abordou a chegada ao comando técnico do Vitória SC. O ex-técnico da equipa B revelou a sua ambição para o futuro.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Tudor vive pesadelo: pior arranque da história no Tottenham e em risco de despedimento após 4 jogos

O futuro de Igor Tudor no Tottenham está em risco e o técnico pode vir a ser despedido. O treinador croata soma quatro derrotas em quatro jogos, o pior arranque de um treinador ao comando dos spurs.

Vahid Halilhodzic confirmado como o novo treinador do Nantes

Vahid Halilhodzic, treinador bósnio de 73 anos com dupla nacionalidade francesa, está de regresso ao Nantes, mas desta vez como treinador da equipa principal.

PSG procura substituto de Gonçalo Ramos e tem jogador sinalizado na Premier League

O PSG já antecipa a possível saída de Gonçalo Ramos. O clube da Ligue 1 olha para Eli Junior Kroupi como solução ofensiva para a próxima época.