Verde foi a cor do ano de 2017 no Futsal

    Cabeçalho modalidadesO ano de 2017 não foi tão intenso como o ano que o antecedeu, pelo menos em termos de competições de seleções, pelo menos fases finais, mas já lá iremos. Em termos nacionais, tivemos um domínio quase absoluto do Sporting CP, o campeão do principal escalão após bater na final do play-off o SC Braga por três jogos a um, juntando a essa conquista a Taça da Liga, ganha numa final de sentido único, selada com uma vitória sobre a Desportiva do Fundão por quatro bolas a zero.

    O único troféu que escapou aos verde e brancos foi a Taça de Portugal, conquistada pelo eterno rival SL Benfica após eliminar os leões na meia-final após marcação de grandes penalidades, vencendo na final contra o CCRD Burinhosa. O conjunto encarnado venceu a equipa de Pataias no jogo decisivo por cinco a um e conseguiu assim apurar-se para a Supertaça, onde ia jogar contra o Sporting. Para abrir a nova época 17/18 tivemos mais uma edição do grande derby com a vitória a cair para o lado sportinguista, com um triunfo de três bolas a duas.

    O domínio interno dos jogadores orientados por Nuno Dias teve continuidade nas competições europeias, mas ainda não foi desta que o conjunto leonino conseguiu o tão desejado cetro Europeu. Pela segunda ocasião, o Sporting CP chegou à final da UEFA Futsal Cup mas voltou a ter o mesmo destino de 2010/11 (derrota com os italianos do Montesilvano), perdendo neste ano com os espanhóis do Inter Movistar FS por claros 7-0, num jogo onde a equipa do português Ricardinho provou porque razão é um dos coletivos mais temidos do mundo.

    Em 2018, os leões vão tentar um inédito título europeu Fonte: Sporting CP
    Em 2018, os leões vão tentar um inédito título europeu
    Fonte: Sporting CP

    Nesta época, tivemos um estreante absoluto na UFC, os guerreiros do minho, apontando uma estreia bastante positiva, entretanto terminada na Ronda de Elite, conseguindo mesmo assim um honroso terceiro lugar num grupo com o campeão europeu em título Inter Movistar, Kairat Almaty e o campeão romeno Deva. O Sporting, por seu turno, voltou a garantir vaga entre as quatro melhores equipas do Velho Continente para ver se em 2018 consegue quebrar a “maldição”.

    Na primeira divisão a vida não podia estar a correr melhor aos comandados do Nuno Dias, com um pleno de vitórias nos 16 encontros até então discutidos, sendo que a competição ainda não arrancou nas Taças. Em termos de seleções foi um ano relativamente calmo mas mesmo assim ainda houve a qualificação para o campeonato europeu de 2018 na Eslovénia, para onde Portugal cumpriu o seu objetivo de se qualificar e daqui a relativamente pouco tempo vai lutar com as demais seleções pelo título continental.

    Foto de Capa: Sporting CP

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Eduardo Nunes
    Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
    Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.