Águia de Ouro | Hóquei em Patins

    Esta semana de festividades foi altura das melhores equipas de Hóquei em Patins do mundo rumarem até à Galiza, para disputarem a novíssima Golden Cup. Depois do boicote às competições europeias oficiais, organizadas pela WS Europe, as principais equipas europeias uniram-se para criar a sua própria competição, uma espécie de Superliga Europeia. Antes disso, e em jeito de teste, surge esta Golden Cup que decorreu na Corunha e serviu para comemorar os 50 anos do HC Liceo.

    Doze equipas viajaram até à Galiza para disputar a competição. De Espanha, o leque foi composto por FC Barcelona, CH Caldes, HC Liceo, CE Noia e Reus Deportiu, aos quais se juntaram os portugueses FC Porto, SL Benfica, Sporting CP, OC Barcelos, UD Oliveirense e HC Braga, que foi chamado à última da hora para substituir o HC Forte del Marmi. A fechar a lista de equipas juntou-se o SCRA Saint-Omer, equipa que viajou de França.

    Na primeira fase da competição, as doze equipas dividiram-se em quatro grupos de três e, nos três primeiros dias, discutiram quem seguiria para a fase a eliminar e quem seria eliminar. Aqui não se vislumbrou qualquer surpresa, com os favoritos a avançarem na competição. No Grupo A, Porto e Benfica alcançaram os dois primeiros lugares, com Caldes a ser eliminado. No B, seguiram Barcelona e Sporting, Saint-Omer eliminado. No C, Liceo e Barcelos, eliminado o Braga. E, por fim, no D, Oliveirense e Noia, com Reus a ficar pelo caminho.

    Nos Quartos de Final, a equipa da casa começou por eliminar os seus compatriotas do Noia, numa partida sem grande história, que terminou em 6-0. De seguida realizou-se uma das grandes partidas da competição. O Benfica até começou melhor diante do Barcelona, vencia por 2-0 ao intervalo e por 3-0 no início do segundo tempo, com o Barça a reduzir para 3-1 e Gonçalo Pinto a voltar a aumentar para 4-1. Todavia, um final de partida infeliz quase que custou a derrota à equipa portuguesa, que viu o Barcelona marcar três golos em nove minutos e a levar a partida para os penáltis. Aí, as águias foram mais competentes e venceram por 3-2.

    A fechar a primeira eliminatória, dois duelos entre equipas portuguesas. No primeiro, a Oliveirense até esteve a vencer por duas vezes, mas uma segunda parte de grande nível do Barcelos acabou por deitar por terra as aspirações da equipa de Paulo Pereira, que perdeu por 4-2. No clássico, o Sporting entrou melhor, o Porto virou e, ainda antes do intervalo, Ferran Font voltou a restabelecer a igualdade. Depois de uma segunda parte sem golos, Nolito Romero vestiu a capa de herói e, no prolongamento, deu a vitória aos leões por 3-2.

    Chegados às meias-finais da prova, mais dois grandes jogos de enorme espetáculo. Ao final da manhã de sábado, Liceo e Benfica deram um grande show, com Pablo Álvarez a assumir-se como o Man of the Match, marcando os quatro golos da sua equipa. Para o Liceo marcaram Álex Rodríguez (2) e Marc Grau, deixando em campo uma excelente réplica. É certo que o Benfica nunca esteve em desvantagem, mas só nos minutos finais é que conseguiu garantir a vitória. Na outra partida, mais um clássico do Hóquei nacional. Dario Giménez e Alvarinho colocaram o Barcelos a vencer por 2-0 ao intervalo e, na segunda parte, Ferran Font acabou por reduzir. O Sporting ainda se acercou da baliza barcelense, mas apanhou pela frente uma defesa bastante compacta e aguerrida, que seguiu para a Final. O destaque desta partida vai, naturalmente, para Nolito Romero que, a meio do segundo tempo, foi atingido na cara pela bola e perdeu os sentidos. Segundo o Sporting, o jogador seguiu para o hospital “consciente, tendo apenas um golpe na face”.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Já são conhecidos os horários das jornadas 32 e 33 da Liga Portugal

    A Liga Portugal divulgou esta quarta-feira os horários dos...

    Defesa português na lista do AC Milan

    O AC Milan está interessado numa possível contratação de...

    Sporting vai renovar com a Nike

    O Sporting prepara-se para renovar com a Nike e...

    Xavi muda de ideias e vai ficar no Barcelona

    Xavi Hernández afinal vai mesmo continuar no Barcelona para...
    Tiago Alexandre
    Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.