As contas para a decisão final

cab hoquei

Emoção até ao fim, decisões polémicas e goleadas. Assim vai o campeonato nacional de hóquei. Chegamos à última jornada sem campeão definido, com uma equipa que pode alcançar o estrelato, e uma certeza: o Benfica não será campeão.

Um final de época ingrato para os encarnados, que este fim-de-semana golearam o Valongo por uns incríveis 12-0. Sim, esse mesmo, o conjunto sensação do campeonato. Mas o que se terá passado com o Valongo para levar uma goleada assim? A explicação é simples. O conjunto nortenho não precisava deste jogo para nada. Independentemente do resultado contra o Benfica, o Valongo continuava a depender de si para ser campeão. Para poupar os atletas para a partida decisiva frente ao Porto, o conjunto nortenho decidiu actuar no Pavilhão da Luz com as reservas. O jogo não tem muita história; o Benfica teve sempre o controlo face à inexperiência dos atletas do Valongo, e os maiores destaques são João Rodrigues, Valter Neves e Carlos Lopez, com um hattrick cada um. É um fim de época infeliz para o Benfica, que goleia em casa o Valongo e o Porto mas não consegue ser campeão. Oportunidades de atacar a liderança falhadas e uma arbitragem em casa do Valongo que prejudicou a equipa encarnada foram importantes para deixar o Benfica afastado do título.

Será que o Valongo vai ser feliz? Fonte: advalongo.pt
Será que o Valongo vai ser feliz?
Fonte: advalongo.pt

O Benfica entrou em campo já a saber que estava fora da luta pelo título. Tudo graças à vitória do Porto nos Açores. Os dragões golearam o Candelária por 5-0, com Reinaldo Ventura a marcar quatro golos. Um resultado que coloca o Porto na frente, com mais três pontos do que Valongo e Benfica.

As contas do título são estas: na ultima jornada há um AD Valongo vs FC Porto. Para os homens da casa, só a vitória interessa, pois ficariam com vantagem no confronto directo. Para o Porto, o empate basta para ser bi-campeão. Mas muitos vão perguntar pelo Benfica, pois os encarnados estão com os mesmos pontos do Valongo e têm vantagem no confronto directo com os dois clubes. Se o Benfica ganhar o seu jogo e o Valongo derrotar o Porto, não é campeão porquê? Nesse cenário, as três equipas ficariam com 74 pontos ambas. Mas, mesmo em vantagem no confronto directo, o Benfica não seria campeão. Tudo porque, no mini-campeonato entre estas três equipas, o Valongo fica sempre à frente das águias. É fácil fazer as contas. O Benfica fez seis pontos contra Porto e Valongo; o Porto e Valongo (com menos um jogo cada) fizeram quatro. Portanto, se o Valongo ganhar na última jornada, fará sete pontos no campeonato entre estes clubes e ficará na frente. O primeiro critério de desempate são os pontos conquistados nos jogos entre si. Contas um pouco complicadas de se perceber ao inicio

Mas, feitas as contas, aquilo a que poderemos assistir no próximo fim-de-semana é a consagração ou o entrar na história. Para o Porto, será o cimentar do domínio no hóquei português; para o Valongo, será uma oportunidade única de se sagrarem campeões e quebrar a hegemonia que dura há 13 anos entre Porto e Benfica no nosso campeonato. E que bem merece este conjunto do Valongo.

André Conde
André Condehttp://www.bolanarede.pt
O André apoia o Benfica, mas, acima de tudo, gosta de comentar o futebol em geral. Adora assistir às primeiras pré-eliminatórias das provas europeias e é fã do Stoke City.                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City avança por Gigi Donnarumma e já se sabe o valor da primeira oferta

O Manchester City vai avançar com uma proposta perto dos 30 milhões de euros por Gigi Donnarumma. O guarda-redes italiano está de saída do PSG.

Diogo Travasssos emprestado pelo Sporting ao Moreirense

O Moreirense oficializou a chegada de Diogo Travassos. Lateral direito chega a Moreira de Cónegos por empréstimo do Sporting sem opção de compra.

Ex-Benfica Valentino Lázaro na porta de saída do Torino: eis o valor pedido pelo clube italiano

Valentino Lázaro está de saída do Torino. O lateral austríaco de 29 anos pode deixar o clube da Serie A por um valor entre os três e os cinco milhões de euros.

Fenerbahçe de José Mourinho rejeita 16 milhões de euros do Inter Milão por aposta do treinador português

O Fenerbahçe de José Mourinho rejeitou uma oferta do Inter Milão por Yusuf Akçiçek. Turcos querem manter o defesa central no plantel que ganhou um novo protagonismo no Fenerbahçe com José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Conrad Harder já foi autorizado a viajar pelo Sporting e já tem data prevista para a realização dos exames médicos para reforçar o AC...

Conrad Harder está fechado como reforço do AC Milan por 24+3 milhões de euros, ficando o Sporting com 10% de uma futura venda. Acordo está selado e o avançado vai fazer exames médicos esta terça-feira.

Alvo do FC Porto para o meio-campo quer deixar o Bolonha

Giovanni Fabbian quer deixar o Bolonha neste mercado. O médio deseja somar mais minutos e tem interessados, nomeadamente o FC Porto. O futuro de Giovanni Fabbian está indefinido.

Eis a percentagem de venda futura que o Sporting reservará na transferência de Conrad Harder para o AC Milan

O Sporting tem acordado receber 10% de uma futura venda de Conrad Harder. O avançado dinamarquês está a caminho do AC Milan por 24+3 milhões de euros.