📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As contas para a decisão final

- Advertisement -

cab hoquei

Emoção até ao fim, decisões polémicas e goleadas. Assim vai o campeonato nacional de hóquei. Chegamos à última jornada sem campeão definido, com uma equipa que pode alcançar o estrelato, e uma certeza: o Benfica não será campeão.

Um final de época ingrato para os encarnados, que este fim-de-semana golearam o Valongo por uns incríveis 12-0. Sim, esse mesmo, o conjunto sensação do campeonato. Mas o que se terá passado com o Valongo para levar uma goleada assim? A explicação é simples. O conjunto nortenho não precisava deste jogo para nada. Independentemente do resultado contra o Benfica, o Valongo continuava a depender de si para ser campeão. Para poupar os atletas para a partida decisiva frente ao Porto, o conjunto nortenho decidiu actuar no Pavilhão da Luz com as reservas. O jogo não tem muita história; o Benfica teve sempre o controlo face à inexperiência dos atletas do Valongo, e os maiores destaques são João Rodrigues, Valter Neves e Carlos Lopez, com um hattrick cada um. É um fim de época infeliz para o Benfica, que goleia em casa o Valongo e o Porto mas não consegue ser campeão. Oportunidades de atacar a liderança falhadas e uma arbitragem em casa do Valongo que prejudicou a equipa encarnada foram importantes para deixar o Benfica afastado do título.

Será que o Valongo vai ser feliz? Fonte: advalongo.pt
Será que o Valongo vai ser feliz?
Fonte: advalongo.pt

O Benfica entrou em campo já a saber que estava fora da luta pelo título. Tudo graças à vitória do Porto nos Açores. Os dragões golearam o Candelária por 5-0, com Reinaldo Ventura a marcar quatro golos. Um resultado que coloca o Porto na frente, com mais três pontos do que Valongo e Benfica.

As contas do título são estas: na ultima jornada há um AD Valongo vs FC Porto. Para os homens da casa, só a vitória interessa, pois ficariam com vantagem no confronto directo. Para o Porto, o empate basta para ser bi-campeão. Mas muitos vão perguntar pelo Benfica, pois os encarnados estão com os mesmos pontos do Valongo e têm vantagem no confronto directo com os dois clubes. Se o Benfica ganhar o seu jogo e o Valongo derrotar o Porto, não é campeão porquê? Nesse cenário, as três equipas ficariam com 74 pontos ambas. Mas, mesmo em vantagem no confronto directo, o Benfica não seria campeão. Tudo porque, no mini-campeonato entre estas três equipas, o Valongo fica sempre à frente das águias. É fácil fazer as contas. O Benfica fez seis pontos contra Porto e Valongo; o Porto e Valongo (com menos um jogo cada) fizeram quatro. Portanto, se o Valongo ganhar na última jornada, fará sete pontos no campeonato entre estes clubes e ficará na frente. O primeiro critério de desempate são os pontos conquistados nos jogos entre si. Contas um pouco complicadas de se perceber ao inicio

Mas, feitas as contas, aquilo a que poderemos assistir no próximo fim-de-semana é a consagração ou o entrar na história. Para o Porto, será o cimentar do domínio no hóquei português; para o Valongo, será uma oportunidade única de se sagrarem campeões e quebrar a hegemonia que dura há 13 anos entre Porto e Benfica no nosso campeonato. E que bem merece este conjunto do Valongo.

André Conde
André Condehttp://www.bolanarede.pt
O André apoia o Benfica, mas, acima de tudo, gosta de comentar o futebol em geral. Adora assistir às primeiras pré-eliminatórias das provas europeias e é fã do Stoke City.                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Almeida eleito Personalidade Bola na Rede do Ano 2025

João Almeida foi eleito a personalidade do ano de 2025 para o Bola na Rede. O prémio foi atribuído depois de uma participação histórica na Vuelta.

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Esteves | Como o Arouca se tornou numa amizade para a vida

Francisco Esteves é um nome que, de repente, se...

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.