📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Equipas portuguesas pela Europa

- Advertisement -

cab hoquei
A última jornada europeia não trouxe surpresas para o lado português, passando quem já se esperava e ficando de fora aqueles que tinham missões mais complicadas.

Na Liga Europeia, Porto e Benfica apenas cumpriram calendário. Os dragões já sabiam que iam acabar em primeiro e fecharam a fase de grupos com chave de ouro, ao golear os franceses do La Vendéene por 7-1. O resultado mostra a superioridade dos portistas, com destaque para José Costa e Hélder Nunes, que bisaram na partida.

Também o Benfica cumpriu calendário nesta última jornada. Sabendo que iam acabar em segundo lugar no seu grupo, atrás do Barcelona, os encarnados foram a Itália vencer o Bassano por 8-6, com Miguel Rocha a fazer um hat-trick. Com esta junção de classificações de Porto e Benfica, teremos um duelo português nos quartos-de-final. Uma reedição da Final da Liga Europeia de 2012/13, quando o Benfica se sagrou campeão europeu no Dragão Caixa. Apesar de o duelo português ser demasiado cedo, Portugal terá sempre uma equipa portuguesa na final-four.

O Valongo também fechou a sua participação com uma vitória. Na Suíça, frente ao Géneve RHC, os actuais campeões nacionais conseguiram a sua primeira vitória na prova, vencendo por 8-6. Um desempenho bastante inferior ao do ano passado, mas que também seria difícil de igualar. Fica como ponto positivo o 3.º lugar.

A única equipa portuguesa que ainda tinha esperanças de passar era a Juventude de Viana. Para tal tinha de vencer o Liceo da Corunha. Mas os minhotos nunca se encontraram no jogo e chegaram a estar a perder por 6-0, acabando o jogo com uma derrota por 8-4 e afastado da Liga Europeia.

Benfica e Porto irão defrontar-se nos quartos-de-final da Liga Europeia Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
Benfica e Porto irão defrontar-se nos quartos-de-final da Liga Europeia
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

Na Taça CERS, as equipas portuguesas também tiveram sortes diferentes. O Candelária foi à Suíça defender a vantagem mínima de 3-2 frente ao RHC Diessbach. Num jogo sempre muito bem disputado e com emoção até ao último minuto, os açorianos estiveram a vencer mas permitiram aos suíços virar o resultado (2-1). Os da casa estiveram à frente da eliminatória ao vencer por 4-2 mas permitiram aos portugueses reduzir para 4-3. No último minuto de jogo, o Candelária dispôs de um livre directo, que poderia dar a passagem na eliminatória, mas falhou. Depois de um prolongamento onde ambas as equipas não quiseram arriscar, na lotaria dos penáltis a sorte calhou ao RHC Diessbach, que se apurou para a outra fase.

A Candelária foi a única equipa portuguesa a ser eliminada. Sporting, Óquei de Barcelos e Oliveirense foram felizes nos seus jogos. O Sporting, depois de vencer em Basileia o conjunto da casa por 4-3, confirmou o apuramento ao vencer por 5-3, num triunfo suado. A Oliveirense não teve dificuldades em vencer o Viareggio por 5-2, depois de já ter vencido em casa por 7-3. O mesmo aconteceu com o Óquei de Barcelos, que depois de ter vencido na Alemanha o Cronenberg por 5-2, voltou a vencer pelo mesmo resultado.

Contas feitas, Portugal terá pelo menos uma equipa na final-four, isto porque Oliveirense e Sporting vão defrontar-se nos quartos-de-final. Um interessante duelo português entre uma equipa já bastante experiente nestas andanças e outra com história mas que está em reconstrução, procurando regressar aos grandes palcos. O Óquei de Barcelos também terá um desafio interessante pela frente, diante do competitivo conjunto do Saint-Omer.

No Hóquei feminino também tivemos grandes notícias. Em época de estreia na Taça da Europa de Clubes Femininos, o Benfica chegou à final four. A equipa feminina já tinha tido uma noite de sonho na primeira-mão ao vencer por 8-3 as espanholas do CP Voltregà, uma das melhores equipas do mundo. Na segunda-mão, as portuguesas foram guerreiras, souberam sofrer e passaram justamente. Apesar de terem perdido por 6-2, Marlene Sousa marcou no prolongamento o golo de ouro que deu o apuramento. Na final-four, o Benfica defrontará as espanholas do CP Manleu, também estreante nesta fase.

Subscreve!

Artigos Populares

Danilo Pereira vive experiência como copiloto ao lado de antigo campeão mundial na estreia do WRC na Arábia Saudita

Danilo Pereira foi convidado para assinalar a primeira passagem do Mundial de Ralis pela Arábia Saudita e partilhou o carro com o antigo campeão do mundo Ott Tanak.

Foi chave na vitória do CD Nacional em 2010 e acredita em nova surpresa frente ao Benfica: «Acredito que podemos vencê-los e marcar golos...

Quinze anos depois da última vitória do CD Nacional sobre o Benfica, Luís Alberto está convicto de que os madeirenses têm argumentos para voltar a surpreender as águias.

Com mudanças e surpresas: eis os onzes oficiais do FC Porto e do Nice para a Europa League

O FC Porto recebe o Nice na quinta jornada da Europa League. Fica com os onzes oficiais das duas equipas para o duelo no Estádio do Dragão.

Manuel Neuer reage aos erros frente ao Arsenal: «Claro que a sensação não é boa»

Manuel Neuer esteve ligado a dois dos três golos sofridos pelo Bayern Munique na derrota por 3-1 frente ao Arsenal. O guarda-redes deu a sua explicação no final do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo investe na WOW FC e entra oficialmente no mundo do MMA

Cristiano Ronaldo tornou-se investidor da WOW FC, organização espanhola de MMA que conta também com Ilia Topuria como acionista.

Ben Chilwell sonha em jogar o Mundial 2026: «Seria como mostrar o dedo do meio a muita gente»

Ben Chilwell procura convencer Thomas Tuchel a levá-lo ao Mundial 2026 e vê na seleção inglesa a oportunidade perfeita para calar quem o descartou no último ano.

Paulo Fonseca desvaloriza os maus resultados do Lyon: «Precisamos de melhorar mas o contexto importa»

Paulo Fonseca pediu calma na análise ao momento do Lyon e destacou que lesões, suspensões e a utilização de vários jovens explicam a sequência sem vitórias.