FC Porto 3-2 (A.P.) AD Valongo: Porto vence um grande Valongo e conquista a Taça de Portugal

- Advertisement -

Na tarde deste domingo, realizou-se o jogo decisivo da edição de 2017/2018 da Taça de Portugal. Frente a frente estavam o Porto, bicampeão em título da prova e segundo classificado do campeonato, e o Valongo, que chegou pela primeira vez ao encontro determinante e quinto classificado da tabela classificativa. A partida não defraudou as expectativas e após cinquenta minutos regulamentares e dez de prolongamento, o Porto conseguiu levar de vencido o Valongo, que realizou uma excelente exibição, por 3-2.

A final da prova rainha teve um começo intenso e logo nos primeiros instantes, Nelson Filipe e Leonardo Pais foram colocados à prova, tendo respondido a altura dos acontecimentos.

O Valongo, a disputar a sua primeira final da Taça de Portugal, era a equipa que mais oportunidades ia tendo. No entanto, disputados cerca de três minutos e meio, o Porto beneficiou de uma grande penalidade, mal assinalada, pois, a falta foi feita fora da área, que poderia mudar o rumo dos acontecimentos. Gonçalo Alves, chamado à responsabilidade, não conseguiu bater Leonardo Pais.

A equipa orientada por Miguel Viterbo continuava muito melhor e em cima da marca dos dez minutos de jogo, o Valongo ficou muito perto do golo, com Luís Melo a desviar uma stickada de Poka à barra da baliza de Nelson Filipe. Pouco depois, Guilherme Silva e Reinaldo Garcia viram um cartão azul, possivelmente, por algum desentendimento.

O jogo animou e o Porto ficou perto de abrir o ativo por intermédio de Ton Baliu. De seguida, Xavi, também, esteve quase a marcar e no seguimento do lance sofreu falta de Jorge Silva para cartão azul. Rúben Pereira não conseguiu concretizar o livre-direto, tendo stickado ao lado.

Em situação de superioridade numérica, o Valongo apenas conseguiu dar trabalho a Nelson Filipe numa stickada de Rúben Pereira e o marcador continuou a indicar 0-0.

O Valongo continuava a avisar os dragões e em duas situações de contra-ataque de três para dois, com cerca de nove minutos para a pausa, Luís Melo e Pedro Mendes, que enviou o esférico ao poste, ficou pertíssimo de inaugurar o marcador. Minutos depois, foi a vez de Leonardo Pais voltar a fazer uma enorme defesa, desta feita com o capacete, a uma stickada, de primeira, de Gonçalo Alves. Porém, volvidos alguns instantes, Gonçalo Alves arriscou uma iniciativa individual e fez o 1-0. Logo a seguir, o Valongo dispôs de um penalti. Poka, com uma grande oportunidade para restabelecer a igualdade, acabou por permitir a defesa de Nelson Filipe.

A vantagem fez bem o Porto, que melhorou muito em pista. Com cerca de dois minutos e meio até ao intervalo, Rúben Pereira travou Jorge Silva numa falta para cartão azul. Hélder Nunes, habitual marcador dos livres-diretos, começou por não conseguir bater Leonardo Pais, mas na recarga, não deu qualquer hipótese e fez o 2-0.

Finalizada a primeira parte, o Porto estava na frente por dois golos sem resposta. Resultado algo injusto consoante o que o Valongo tinha feito em pista, tendo estado bem a atacar e melhor a defender, mas, também, com Leonardo Pais em grande. No entanto, os dragões foram, de alguma forma, eficazes e felizes na maneira como chegaram aos golos e saíram para o descanso a vencer por 2-0.

Ton Baliu, que vai regressar ao Igualada na próxima época, termina o seu ciclo no Porto com duas Taças de Portugal no bolso
Fonte: FC Porto Sports
Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Famalicão: eis os onzes prováveis do encontro da 28.ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto recebe o Famalicão no Estádio do Dragão. Confere os onzes prováveis do encontro da 28.ª jornada da Primeira Liga.

Boston Celtics derrotam Milwaukee Bucks com exibição histórica de Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram no terreno dos Milwaukee Bucks por 133-101. Neemias Queta registou 19 pontos, 10 ressaltos, 2 assistências.

Rui Borges e o caso de Andebol: «Já falou quem tinha de falar e assino por baixo o que o presidente disse»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Santa Clara por 4-2 na sala de imprensa do Estádio José Alvalade.

Rui Borges explica ausência de Iván Fresneda no Sporting x Santa Clara

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Santa Clara por 4-2 na sala de imprensa do Estádio José Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Petit responde ao Bola na Rede: «Foi na zona central que podíamos ter encurtado as tabelas do Sporting»

Petit respondeu a uma pergunta do Bola na Rede após a derrota desta sexta-feira do Santa Clara frente ao Sporting, por 4-2.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Daniel Bragança tem crescido imenso e tem-se tornado um jogador diferente do que aquilo que ele...

Rui Borges respondeu ao Bola na Rede depois da vitória do Sporting contra o Santa Clara por quatro bolas a duas.

Benfica e FC Porto alertam que ficou grande penalidade por marcar no Sporting x Santa Clara: «Qual o critério desta jornada?»

O Benfica e o FC Porto reagiram nas redes sociais ao encontro entre o Sporting e o Santa Clara, que terminou com a vitória dos leões.