FC Porto 3-2 (A.P.) AD Valongo: Porto vence um grande Valongo e conquista a Taça de Portugal

Na tarde deste domingo, realizou-se o jogo decisivo da edição de 2017/2018 da Taça de Portugal. Frente a frente estavam o Porto, bicampeão em título da prova e segundo classificado do campeonato, e o Valongo, que chegou pela primeira vez ao encontro determinante e quinto classificado da tabela classificativa. A partida não defraudou as expectativas e após cinquenta minutos regulamentares e dez de prolongamento, o Porto conseguiu levar de vencido o Valongo, que realizou uma excelente exibição, por 3-2.

A final da prova rainha teve um começo intenso e logo nos primeiros instantes, Nelson Filipe e Leonardo Pais foram colocados à prova, tendo respondido a altura dos acontecimentos.

O Valongo, a disputar a sua primeira final da Taça de Portugal, era a equipa que mais oportunidades ia tendo. No entanto, disputados cerca de três minutos e meio, o Porto beneficiou de uma grande penalidade, mal assinalada, pois, a falta foi feita fora da área, que poderia mudar o rumo dos acontecimentos. Gonçalo Alves, chamado à responsabilidade, não conseguiu bater Leonardo Pais.

A equipa orientada por Miguel Viterbo continuava muito melhor e em cima da marca dos dez minutos de jogo, o Valongo ficou muito perto do golo, com Luís Melo a desviar uma stickada de Poka à barra da baliza de Nelson Filipe. Pouco depois, Guilherme Silva e Reinaldo Garcia viram um cartão azul, possivelmente, por algum desentendimento.

O jogo animou e o Porto ficou perto de abrir o ativo por intermédio de Ton Baliu. De seguida, Xavi, também, esteve quase a marcar e no seguimento do lance sofreu falta de Jorge Silva para cartão azul. Rúben Pereira não conseguiu concretizar o livre-direto, tendo stickado ao lado.

Em situação de superioridade numérica, o Valongo apenas conseguiu dar trabalho a Nelson Filipe numa stickada de Rúben Pereira e o marcador continuou a indicar 0-0.

O Valongo continuava a avisar os dragões e em duas situações de contra-ataque de três para dois, com cerca de nove minutos para a pausa, Luís Melo e Pedro Mendes, que enviou o esférico ao poste, ficou pertíssimo de inaugurar o marcador. Minutos depois, foi a vez de Leonardo Pais voltar a fazer uma enorme defesa, desta feita com o capacete, a uma stickada, de primeira, de Gonçalo Alves. Porém, volvidos alguns instantes, Gonçalo Alves arriscou uma iniciativa individual e fez o 1-0. Logo a seguir, o Valongo dispôs de um penalti. Poka, com uma grande oportunidade para restabelecer a igualdade, acabou por permitir a defesa de Nelson Filipe.

A vantagem fez bem o Porto, que melhorou muito em pista. Com cerca de dois minutos e meio até ao intervalo, Rúben Pereira travou Jorge Silva numa falta para cartão azul. Hélder Nunes, habitual marcador dos livres-diretos, começou por não conseguir bater Leonardo Pais, mas na recarga, não deu qualquer hipótese e fez o 2-0.

Finalizada a primeira parte, o Porto estava na frente por dois golos sem resposta. Resultado algo injusto consoante o que o Valongo tinha feito em pista, tendo estado bem a atacar e melhor a defender, mas, também, com Leonardo Pais em grande. No entanto, os dragões foram, de alguma forma, eficazes e felizes na maneira como chegaram aos golos e saíram para o descanso a vencer por 2-0.

Ton Baliu, que vai regressar ao Igualada na próxima época, termina o seu ciclo no Porto com duas Taças de Portugal no bolso
Fonte: FC Porto Sports
Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica oficializa José Mourinho como novo treinador

O Benfica já oficializou José Mourinho como novo treinador. Técnico chega às águias para uma segunda passagem pelo clube encarnado.

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves confessa amor em representar Portugal: «Sempre que o selecionador fala comigo sinto-me como se estivesse a ir pela 1ª vez»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.