Leões e Águias ombro a ombro | Hóquei em Patins

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

2022 teve dez jornadas do campeonato da I Divisão na época 2022/23 de Hóquei em Patins. Com as decisões finais a ficarem para o playoff de campeão, há cinco que se têm destacado e cavado um fosso para os restantes.

O campeão nacional FC Porto começou mal a temporada logo com uma derrota frente ao rival Sporting, no Pavilhão João Rocha. No entanto, os Dragões encarreiram e só não conseguiram os três pontos no empate a seis com o OC Barcelos, no Dragão Arena.

Já os Leões, campeões em 2020/21, só perderam pontos na derrota em casa do rival Benfica. Por seu turno, as Águias só perderam frente ao OC Barcelos e ainda vão jogar na primeira volta, no Dragão Arena.

A equipa minhota que é um dos históricos da modalidade até começou bem com cinco vitórias consecutivas nos cinco primeiros jogos, porém os pontos cedidos frente ao Sporting e ao Porto e os deslizes contra o HC Braga e o Valongo acabaram por fazer com que a equipa que mudou o treinador a meio da época estivesse já a cinco pontos da liderança. Ainda assim o clube orientado agora por Paulo Freitas está confortável nos lugares do playoff.

A surpresa positiva nestas dez rondas é o Valongo. Depois de um início de campeonato difícil com os duelos com os três principais candidatos ao título, a equipa orientada por Edo Bosch conseguiu encarreirar e tem atualmente dez vitórias consecutivas, seis no campeonato. Assim, os valonguenses estão só a um ponto do OC Barcelos que derrotaram e têm um fosso de sete sobre o lugar mais abaixo. A experiência europeia e a conquista da WSE Continental Cup em 2022 terão certamente ajudado a motivar a equipa para atingir patamares mais altos.

Outro histórico da modalidade, a Oliveirense, é o destaque negativo. A formação de Oliveira de Azeméis tem tido muitos tropeções e só entre a nona e a decima jornadas conseguiu duas vitórias consecutivas. Pouco tranquila a sua posição porque tem apenas quatro pontos a mais do que a primeira equipa fora dos oito lugares de playoff, o HC Braga, que parece ser um segundo clube em período mais negativo. Parede e HC Tomar ocupam o sétimo e oitavo lugar a um ponto apenas da Oliveirense e com mais do que os bracarenses.

Quanto à permanência, as contas parecem ainda muito baralhadas, com o último e estreante na I Divisão, o Murches, a estar a apenas uma vitória de igualar a primeira equipa fora dos lugares de descida, o histórico Juventude de Viana. Dois dos três clubes em zona de despromoção foram promovidos na temporada passada. Tal como o Murches, o Famalicense também subiu na época 2021/2022 com os mesmos pontos dos vianenses, enquanto o Paço de Arcos também está na zona indesejada no penúltimo lugar.

Por último, destaque para o Riba d´Ave que é a única equipa das que subiu que está numa posição de manutenção com mais dois pontos do que a primeira formação abaixo da linha de água.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim risca em definitivo 3 jogadores do AC Milan e pode ajudar FC Porto nos últimos dias do mercado

Ruben Amorim tomou a decisão em definitivo. Fikayo Tomori, Youssouf Fofana e Santiago Giménez vão deixar o AC Milan ou treinar à parte.

Rafael Leão muda de opinião e há novo favorito para contratar o internacional português

Unai Emery foi capaz de convencer Rafael Leão. Avançado português tem agora o desejo de rumar ao Aston Villa.

Anderlecht de Vítor Bruno cada vez mais perto de vir a Portugal contratar destaque da Primeira Liga

O Anderlecht de Vítor Bruno quer contratar Santi García. Negociações com o Gil Vicente mais perto do desfecho final.

Eis os adversários do Universitatea Craiova de Filipe Coelho na fase de liga da Conference League

O Universitatea Craiova já conhece os adversários na fase de liga da Conference League. Equipa de Filipe Coelho com seis encontros definidos.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os adversários do Braga na fase de liga da Conference League

O Braga já conhece os adversários na fase de liga da Conference League. Arsenalistas com seis encontros definidos.

Sorteio da Conference League: eis o caminho das 36 equipas na fase de liga

Eis o sorteio da fase de liga da Conference League. Conhece a caminhada das 36 equipas na competição e os oito adversários.

Francesco Farioli antevê o Académico de Viseu x FC Porto: «Será um jogo que vai requerer a nossa melhor versão»

O FC Porto vai enfrentar o Académico de Viseu para a quarta jornada da Primeira Liga. Fica com a antevisão de Francesco Farioli.