Leões e Águias ombro a ombro | Hóquei em Patins

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

2022 teve dez jornadas do campeonato da I Divisão na época 2022/23 de Hóquei em Patins. Com as decisões finais a ficarem para o playoff de campeão, há cinco que se têm destacado e cavado um fosso para os restantes.

O campeão nacional FC Porto começou mal a temporada logo com uma derrota frente ao rival Sporting, no Pavilhão João Rocha. No entanto, os Dragões encarreiram e só não conseguiram os três pontos no empate a seis com o OC Barcelos, no Dragão Arena.

Já os Leões, campeões em 2020/21, só perderam pontos na derrota em casa do rival Benfica. Por seu turno, as Águias só perderam frente ao OC Barcelos e ainda vão jogar na primeira volta, no Dragão Arena.

A equipa minhota que é um dos históricos da modalidade até começou bem com cinco vitórias consecutivas nos cinco primeiros jogos, porém os pontos cedidos frente ao Sporting e ao Porto e os deslizes contra o HC Braga e o Valongo acabaram por fazer com que a equipa que mudou o treinador a meio da época estivesse já a cinco pontos da liderança. Ainda assim o clube orientado agora por Paulo Freitas está confortável nos lugares do playoff.

A surpresa positiva nestas dez rondas é o Valongo. Depois de um início de campeonato difícil com os duelos com os três principais candidatos ao título, a equipa orientada por Edo Bosch conseguiu encarreirar e tem atualmente dez vitórias consecutivas, seis no campeonato. Assim, os valonguenses estão só a um ponto do OC Barcelos que derrotaram e têm um fosso de sete sobre o lugar mais abaixo. A experiência europeia e a conquista da WSE Continental Cup em 2022 terão certamente ajudado a motivar a equipa para atingir patamares mais altos.

Outro histórico da modalidade, a Oliveirense, é o destaque negativo. A formação de Oliveira de Azeméis tem tido muitos tropeções e só entre a nona e a decima jornadas conseguiu duas vitórias consecutivas. Pouco tranquila a sua posição porque tem apenas quatro pontos a mais do que a primeira equipa fora dos oito lugares de playoff, o HC Braga, que parece ser um segundo clube em período mais negativo. Parede e HC Tomar ocupam o sétimo e oitavo lugar a um ponto apenas da Oliveirense e com mais do que os bracarenses.

Quanto à permanência, as contas parecem ainda muito baralhadas, com o último e estreante na I Divisão, o Murches, a estar a apenas uma vitória de igualar a primeira equipa fora dos lugares de descida, o histórico Juventude de Viana. Dois dos três clubes em zona de despromoção foram promovidos na temporada passada. Tal como o Murches, o Famalicense também subiu na época 2021/2022 com os mesmos pontos dos vianenses, enquanto o Paço de Arcos também está na zona indesejada no penúltimo lugar.

Por último, destaque para o Riba d´Ave que é a única equipa das que subiu que está numa posição de manutenção com mais dois pontos do que a primeira formação abaixo da linha de água.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges desmente caso com Luis Suárez: «Não houve quase caso nenhum, se houvesse vocês saberiam porque iria entrar em alçada disciplinar»

Rui Borges falou em conferência de imprensa antes do Estrela da Amadora x Sporting. O técnico dos leões foi questionado sobre o caso Luis Suárez.

AO VIVO E EM DIRETO: Aston Villa enfrenta Bayern Munique antes da Supertaça Europeia

O Aston Villa vai enfrentar o Bayern Munique num jogo de preparação. Podes acompanhar o duelo na LiveModeTV.

EM DIRETO: Rui Borges antevê o 1º jogo do Sporting na Primeira Liga 2026/27

O Sporting vai enfrentar fora de casa o Estrela da Amadora na primeira jornada da Primeira Liga. Acompanha a antevisão de Rui Borges.

Eis todas as transferências de todos os clubes da Primeira Liga 2026/27

O mercado de verão continua aberto e há várias novas mexidas. Eis todas as transferências (entradas e saídas) na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Já se sabe quanto dinheiro o Manchester City quer receber por Rodri

O Barcelona avança para a contratação de Rodri. Manchester City quer receber, segundo Nicolò Schira, 60 a 70 milhões de euros.

Um Benfica de autor | Benfica 6-1 Hearts

O Benfica recebeu e venceu o Hearts por seis bolas a uma, num encontro da primeira mão da terceira eliminatória de acesso à Europa League.

Primeiro reforço para Nuno Espírito Santo atacar a subida

Joel Veltman foi anunciado no West Ham. O defesa chega por custo zero e assina um contrato válido por uma temporada, mais uma de opção.