Leões e Águias ombro a ombro | Hóquei em Patins

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

2022 teve dez jornadas do campeonato da I Divisão na época 2022/23 de Hóquei em Patins. Com as decisões finais a ficarem para o playoff de campeão, há cinco que se têm destacado e cavado um fosso para os restantes.

O campeão nacional FC Porto começou mal a temporada logo com uma derrota frente ao rival Sporting, no Pavilhão João Rocha. No entanto, os Dragões encarreiram e só não conseguiram os três pontos no empate a seis com o OC Barcelos, no Dragão Arena.

Já os Leões, campeões em 2020/21, só perderam pontos na derrota em casa do rival Benfica. Por seu turno, as Águias só perderam frente ao OC Barcelos e ainda vão jogar na primeira volta, no Dragão Arena.

A equipa minhota que é um dos históricos da modalidade até começou bem com cinco vitórias consecutivas nos cinco primeiros jogos, porém os pontos cedidos frente ao Sporting e ao Porto e os deslizes contra o HC Braga e o Valongo acabaram por fazer com que a equipa que mudou o treinador a meio da época estivesse já a cinco pontos da liderança. Ainda assim o clube orientado agora por Paulo Freitas está confortável nos lugares do playoff.

A surpresa positiva nestas dez rondas é o Valongo. Depois de um início de campeonato difícil com os duelos com os três principais candidatos ao título, a equipa orientada por Edo Bosch conseguiu encarreirar e tem atualmente dez vitórias consecutivas, seis no campeonato. Assim, os valonguenses estão só a um ponto do OC Barcelos que derrotaram e têm um fosso de sete sobre o lugar mais abaixo. A experiência europeia e a conquista da WSE Continental Cup em 2022 terão certamente ajudado a motivar a equipa para atingir patamares mais altos.

Outro histórico da modalidade, a Oliveirense, é o destaque negativo. A formação de Oliveira de Azeméis tem tido muitos tropeções e só entre a nona e a decima jornadas conseguiu duas vitórias consecutivas. Pouco tranquila a sua posição porque tem apenas quatro pontos a mais do que a primeira equipa fora dos oito lugares de playoff, o HC Braga, que parece ser um segundo clube em período mais negativo. Parede e HC Tomar ocupam o sétimo e oitavo lugar a um ponto apenas da Oliveirense e com mais do que os bracarenses.

Quanto à permanência, as contas parecem ainda muito baralhadas, com o último e estreante na I Divisão, o Murches, a estar a apenas uma vitória de igualar a primeira equipa fora dos lugares de descida, o histórico Juventude de Viana. Dois dos três clubes em zona de despromoção foram promovidos na temporada passada. Tal como o Murches, o Famalicense também subiu na época 2021/2022 com os mesmos pontos dos vianenses, enquanto o Paço de Arcos também está na zona indesejada no penúltimo lugar.

Por último, destaque para o Riba d´Ave que é a única equipa das que subiu que está numa posição de manutenção com mais dois pontos do que a primeira formação abaixo da linha de água.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal já conhece possíveis adversários no sorteio da Liga das Nações

Portugal já conhece leque de possíveis adversários no sorteio da Liga das Nações. Seleção nacional está no pote 1 da Liga A.

Médio do Benfica B elogia Andreas Schjelderup: «Um jogador que vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível»

Tomás Cruz deixou elogios a Andreas Schjelderup, médio do Benfica B que tem sido chamado por José Mourinho para os treinos da equipa principal.

Mikel Arteta comenta despedimento de Thomas Frank e elogia Viktor Gyokeres: «Acho que tudo melhorou e agora está a dar certo»

Mikel Arteta fez a antevisão do Brentford x Arsenal. Técnico falou de Viktor Gyokeres e de Thomas Frank.

Irmão de Paul Pogba aborda estado físico do internacional francês: «É frustrante, não só para ele»

O irmão de Paul Pogba abordou o estado físico do médio francês e confessou as dificuldades sentidas na recuperação.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Conceição volta aos treinos na Juventus e dá bons sinais na recuperação da lesão

Francisco Conceição poderá ser opção para o Inter Milão x Juventus. Extremo português voltou aos trabalhos com o grupo.

Al Nassr de Jorge Jesus derrota Arkadag na Champions League Asiática 2 sem Cristiano Ronaldo e João Felix

O Al Nassr de Jorge Jesus venceu o Arkadag por 1-0, na primeira mão dos oitavos de final da Champions League Asiática 2.

Real Madrid pondera vender jogador que ainda nem comprou por propostas de 80 milhões de euros

Nico Paz vai ser repatriado pelo Real Madrid, mas pode nem sequer voltar a jogar pelos merengues. Espanhóis abertos a venda choruda.