📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Leões e Águias ombro a ombro | Hóquei em Patins

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

2022 teve dez jornadas do campeonato da I Divisão na época 2022/23 de Hóquei em Patins. Com as decisões finais a ficarem para o playoff de campeão, há cinco que se têm destacado e cavado um fosso para os restantes.

O campeão nacional FC Porto começou mal a temporada logo com uma derrota frente ao rival Sporting, no Pavilhão João Rocha. No entanto, os Dragões encarreiram e só não conseguiram os três pontos no empate a seis com o OC Barcelos, no Dragão Arena.

Já os Leões, campeões em 2020/21, só perderam pontos na derrota em casa do rival Benfica. Por seu turno, as Águias só perderam frente ao OC Barcelos e ainda vão jogar na primeira volta, no Dragão Arena.

A equipa minhota que é um dos históricos da modalidade até começou bem com cinco vitórias consecutivas nos cinco primeiros jogos, porém os pontos cedidos frente ao Sporting e ao Porto e os deslizes contra o HC Braga e o Valongo acabaram por fazer com que a equipa que mudou o treinador a meio da época estivesse já a cinco pontos da liderança. Ainda assim o clube orientado agora por Paulo Freitas está confortável nos lugares do playoff.

A surpresa positiva nestas dez rondas é o Valongo. Depois de um início de campeonato difícil com os duelos com os três principais candidatos ao título, a equipa orientada por Edo Bosch conseguiu encarreirar e tem atualmente dez vitórias consecutivas, seis no campeonato. Assim, os valonguenses estão só a um ponto do OC Barcelos que derrotaram e têm um fosso de sete sobre o lugar mais abaixo. A experiência europeia e a conquista da WSE Continental Cup em 2022 terão certamente ajudado a motivar a equipa para atingir patamares mais altos.

Outro histórico da modalidade, a Oliveirense, é o destaque negativo. A formação de Oliveira de Azeméis tem tido muitos tropeções e só entre a nona e a decima jornadas conseguiu duas vitórias consecutivas. Pouco tranquila a sua posição porque tem apenas quatro pontos a mais do que a primeira equipa fora dos oito lugares de playoff, o HC Braga, que parece ser um segundo clube em período mais negativo. Parede e HC Tomar ocupam o sétimo e oitavo lugar a um ponto apenas da Oliveirense e com mais do que os bracarenses.

Quanto à permanência, as contas parecem ainda muito baralhadas, com o último e estreante na I Divisão, o Murches, a estar a apenas uma vitória de igualar a primeira equipa fora dos lugares de descida, o histórico Juventude de Viana. Dois dos três clubes em zona de despromoção foram promovidos na temporada passada. Tal como o Murches, o Famalicense também subiu na época 2021/2022 com os mesmos pontos dos vianenses, enquanto o Paço de Arcos também está na zona indesejada no penúltimo lugar.

Por último, destaque para o Riba d´Ave que é a única equipa das que subiu que está numa posição de manutenção com mais dois pontos do que a primeira formação abaixo da linha de água.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.