«O campeonato português é de longe o campeonato mais competitivo do Mundo» – Entrevista BnR com Diogo Neves

- Advertisement -

Diogo Neves é jogador de Hóquei em Patins. Atualmente ao serviço do A.D. Oeiras, o hoquista de 22 anos aceitou o convite do Bola na Rede e abordou o seu percurso no Hóquei até aos dias de hoje, falou da ligação desta modalidade com o seu curso universitário e, ainda, dá a sua opinião sobre o estado do Hóquei em Patins português.

Carreira como Hoquista

Bola na Rede (BnR): Há quantos anos é que estás ligado ao Hóquei em Patins?

Diogo Neves (DN): Eu comecei a jogar aos três anos de idade, logo levo já 19 anos a praticar Hóquei.

BnR: Como surgiu o gosto pelo Hóquei? E tens algum ídolo em que te inspires para ser melhor nesta modalidade a cada dia que passa?

DN: O gosto surgiu nos primeiros treinos que fiz e foi crescendo com o passar dos anos. É uma paixão grande por um desporto que desde cedo gostei. Em relação a ídolos, desde pequeno que tive os jogadores da formação do Paço de Arcos como grandes referências e exemplos, entre eles o João Rodrigues, o Gonçalo Suíssas e o Gonçalo Pestana.

BnR: Qual é a tua posição? Para quem não percebe nada de Hóquei, tens alguma função específica durante um jogo?

DN: Sou um jogador que gosta de atuar em qualquer posição. Quando jogo como avançado, tenho mais liberdade para criar jogo e oportunidades. Quando atuo como médio, sou um jogador que se preocupa em criar espaço para os meus colegas e ajudar ao máximo na defesa. Não existem muitas funções específicas no Hóquei, pois ou somos jogadores que se preocupam mais com a defesa, ou mais com o ataque, ou seja, não é como outros desportos em que existem jogadores específicos para determinadas tarefas.

BnR: O teu primeiro clube foi o Paço de Arcos. Lembraste do primeiro treino que foste fazer a este clube? E quem foi a pessoa responsável pela tua ingressão no clube da Linha de Cascais?

DN: Lembro perfeitamente, sim. Foi num sábado de manhã, como eram sempre os treinos dos mais novos em Paço de Arcos. Tinha três anos e acho que nesse dia o “bichinho” do Hóquei ficou logo cá dentro de mim. Um dos grandes responsáveis foi o pai do Gonçalo Suíssas, que, na altura, era colega de trabalho do meu pai e perguntou se eu gostava de ir experimentar um dia. No dia em que fui treinar pela primeira vez, surgiu outra das minhas grandes referências no Hóquei, o Jaime Santos. Na minha opinião, o Jaime era, e é, o melhor formador de jovens em Portugal, e foi ele que deu o meu primeiro treino. Fui treinado por ele durante quase seis anos e é sem dúvida um dos grandes responsáveis na minha ingressão no Paço de Arcos.

O Paço de Arcos foi o primeiro clube do atleta (Na foto, Diogo é o terceiro jogador de cima, a contar da direita para a esquerda)
Fonte: Arquivo pessoal do entrevistado

BnR: A tua primeira partida certamente foi ao serviço do Paço de Arcos. Onde foi disputada e qual foi o resultado final?

DN: Infelizmente não me lembro e nem tenho registo desse dia, mas foi com certeza um dia muito feliz. No momento em que começamos a jogar, o que menos importa são os resultados. E essa mentalidade foi algo que me acompanhou durante grande parte da formação com o Jaime Santos, que falei anteriormente. A exemplo disso, tínhamos um lema no Paço de Arcos que era “Amizade primeiro, Competição depois”.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.