📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Óquei não adormeceu em Barcelos

- Advertisement -

Com um vasto currículo de títulos tanto a nível nacional como a nível internacional, o Óquei Clube de Barcelos (OCB) está a brilhar mais nos ringues por este pequeno país fora (e ainda bem). Não é que alguma vez tenha adormecido ou que estivesse fora dos grandes palcos, muito pelo contrário. Mas é bom ver este clube histórico no cimo da tabela classificativa.

Sou suspeito por escrever este artigo, pois muito me liga à cidade e também a este clube. Acompanhei as conquistas da Taça CERS (atual WS Europe Cup) tanto em 2016 como em 2017 e não houve nada melhor do que ver a festa em pleno pavilhão em Barcelos. Mais do que merecido, mas não estamos aqui para falar do “passado”, mas sim sobre aquilo que se tem feito nesta época.

O Óquei está a fazer um grande início de temporada junto dos ditos “grandes” do hóquei em patins nacional, ou, neste caso, daqueles que têm um orçamento a cima do que é normal para a nossa realidade. Atualmente, está a realizar um campeonato muito bom, tem 22 pontos e tem sido uma das sensações da época.

Esta época já venceu dois dos candidatos ao título, Sporting CP e FC Porto, e no seu pavilhão ainda não sentiu o sabor da derrota. Um autêntico inferno é criado em pleno Pavilhão Municipal de Barcelos, que tantas vezes se tem tornado um pesadelo para aqueles que lá jogam contra o OCB. Fervorosos pela modalidade, os adeptos barcelenses são o “sexto jogador” e marcam sempre presença para apoiar a equipa.

Em casa, o OCB ainda não teve qualquer derrota e já venceu o FC Porto
Foto de Capa: Óquei Clube de Barcelos

A experiência aliada à juventude de qualidade têm sido os fatores chave para que o sucesso tenha vindo ao de cima.

Depois de duas épocas em Itália, Luís Querido voltou para uma casa que bem conhece e onde já foi muito feliz. Alvarinho, o diamante em bruto, volta a estar emprestado ao clube barcelense e muito tem feito neste início de época. As chegadas de Ezequiel Mena e Franco Ferruccio, ambos vindos do AD Oeiras, foram fundamentais, sobretudo, para melhorar o plano ofensivo e tem dados muitos frutos.

Os jovens Gonçalo Nunes e Gonçalo Meira também têm dado cartas e têm sido goleadores com seis e cinco golos na liga, respetivamente. No plano defensivo, o guarda-redes Ricardo Silva vai para a oitava temporada consecutiva no clube e muito tem feito pelo mesmo. Um plantel onde qualidade… não falta!

Juntamente com o AD Valongo, o OCB tem sido, normalmente, quem tem ficado no 5.º lugar do campeonato, logo depois dos “grandes” do hóquei em patins – FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e UD Oliveirense. E não tem sido fácil para que os clubes que lutam pelo título passar em Barcelos… Nos últimos anos, tem sido um palco difícil para todos.

O apoio dos adeptos do Óquei Clube de Barcelos ultrapassaram as fronteiras nacionais e este foi o cenário em pleno território suíço
Foto de Capa: Óquei Clube de Barcelos

Olhando para um plano internacional, tem sido várias as glorias barcelenses por essa Europa fora. Já são sete os troféus ganhos e dois deles até muito recentemente. O clube barcelense tem conquistado a Europa e tem sido a aposta prioritária que, até agora, resultou na perfeição. Esta época, está a disputar a WS Europe Cup e os oitavos de final já estão aí à porta (teremos nova glória para contar? Veremos…).

Por isso, engane-se que o hóquei estava adormecido em Barcelos porque isso nunca aconteceu. Além dos troféus ganhos recentemente, o espetáculo nunca se perdeu na cidade barcelense e, dificilmente, se vai perder com tudo o que se tem passado nesta temporada. É um clube com história e que tem tudo para, neste ano, voltar a estar nos grandes palcos nacionais e internacionais. Afinal, dos históricos nunca ninguém se esquece.

Foto de Capa: Óquei Clube de Barcelos

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Atletismo: Margarida Silva faz história e conquista o ouro nos 800 metros nos Surdolímpicos Tóquio 2025

A portuguesa Margarida Silva brilhou nos Surdolímpicos Tóquio 2025 ao conquistar o ouro nos 800 metros, estabelecendo um novo recorde da competição. Portugal soma agora cinco medalhas no evento.

Real Madrid troca foto do irmão de Diogo Jota pela de André Silva, avançado do Elche, numa homenagem

Real Madrid trocou a imagem de André Silva, irmão de Diogo Jota, pelo internacional português do Elche durante homenagem. O clube já reagiu ao sucedido.

Barcelona já definiu o alvo principal para substituir Robert Lewandowski

O Barcelona já começou a preparar o futuro e já têm um nome em cima da mesa para substituir Robert Lewandowski. Julián Álvarez é o jogador que mais agrada à direção, mas há outras possibilidades em estudo.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Rio Ave e Chaves comenta transferência de Kerem Akturkoglu para o Fenerbahçe: «Ele fez algo que eu não faria»

Marcão falou sobre a transferência de Kerem Akturkoglu para o Fenerbahçe. Ambos jogaram juntos no Galatasaray e passaram por um episódio menos bom. 

David Maside responde ao Bola na Rede e explica a estratégia frente ao FC Porto: «A nossa ideia era fechar o ‘6’ e deixar...

David Maside respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa, após a derrota do Sintrense frente ao FC Porto.

Inter Milão volta à carga por guarda-redes campeão do mundo

O Inter Milão está novamente interessado em Emiliano Martínez, guarda-redes campeão do mundo e figura do Aston Villa. Com o futuro de Yann Sommer por definir, o clube vê no argentino uma possibilidade.