O Óquei não adormeceu em Barcelos

- Advertisement -

Com um vasto currículo de títulos tanto a nível nacional como a nível internacional, o Óquei Clube de Barcelos (OCB) está a brilhar mais nos ringues por este pequeno país fora (e ainda bem). Não é que alguma vez tenha adormecido ou que estivesse fora dos grandes palcos, muito pelo contrário. Mas é bom ver este clube histórico no cimo da tabela classificativa.

Sou suspeito por escrever este artigo, pois muito me liga à cidade e também a este clube. Acompanhei as conquistas da Taça CERS (atual WS Europe Cup) tanto em 2016 como em 2017 e não houve nada melhor do que ver a festa em pleno pavilhão em Barcelos. Mais do que merecido, mas não estamos aqui para falar do “passado”, mas sim sobre aquilo que se tem feito nesta época.

O Óquei está a fazer um grande início de temporada junto dos ditos “grandes” do hóquei em patins nacional, ou, neste caso, daqueles que têm um orçamento a cima do que é normal para a nossa realidade. Atualmente, está a realizar um campeonato muito bom, tem 22 pontos e tem sido uma das sensações da época.

Esta época já venceu dois dos candidatos ao título, Sporting CP e FC Porto, e no seu pavilhão ainda não sentiu o sabor da derrota. Um autêntico inferno é criado em pleno Pavilhão Municipal de Barcelos, que tantas vezes se tem tornado um pesadelo para aqueles que lá jogam contra o OCB. Fervorosos pela modalidade, os adeptos barcelenses são o “sexto jogador” e marcam sempre presença para apoiar a equipa.

Em casa, o OCB ainda não teve qualquer derrota e já venceu o FC Porto
Foto de Capa: Óquei Clube de Barcelos

A experiência aliada à juventude de qualidade têm sido os fatores chave para que o sucesso tenha vindo ao de cima.

Depois de duas épocas em Itália, Luís Querido voltou para uma casa que bem conhece e onde já foi muito feliz. Alvarinho, o diamante em bruto, volta a estar emprestado ao clube barcelense e muito tem feito neste início de época. As chegadas de Ezequiel Mena e Franco Ferruccio, ambos vindos do AD Oeiras, foram fundamentais, sobretudo, para melhorar o plano ofensivo e tem dados muitos frutos.

Os jovens Gonçalo Nunes e Gonçalo Meira também têm dado cartas e têm sido goleadores com seis e cinco golos na liga, respetivamente. No plano defensivo, o guarda-redes Ricardo Silva vai para a oitava temporada consecutiva no clube e muito tem feito pelo mesmo. Um plantel onde qualidade… não falta!

Juntamente com o AD Valongo, o OCB tem sido, normalmente, quem tem ficado no 5.º lugar do campeonato, logo depois dos “grandes” do hóquei em patins – FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e UD Oliveirense. E não tem sido fácil para que os clubes que lutam pelo título passar em Barcelos… Nos últimos anos, tem sido um palco difícil para todos.

O apoio dos adeptos do Óquei Clube de Barcelos ultrapassaram as fronteiras nacionais e este foi o cenário em pleno território suíço
Foto de Capa: Óquei Clube de Barcelos

Olhando para um plano internacional, tem sido várias as glorias barcelenses por essa Europa fora. Já são sete os troféus ganhos e dois deles até muito recentemente. O clube barcelense tem conquistado a Europa e tem sido a aposta prioritária que, até agora, resultou na perfeição. Esta época, está a disputar a WS Europe Cup e os oitavos de final já estão aí à porta (teremos nova glória para contar? Veremos…).

Por isso, engane-se que o hóquei estava adormecido em Barcelos porque isso nunca aconteceu. Além dos troféus ganhos recentemente, o espetáculo nunca se perdeu na cidade barcelense e, dificilmente, se vai perder com tudo o que se tem passado nesta temporada. É um clube com história e que tem tudo para, neste ano, voltar a estar nos grandes palcos nacionais e internacionais. Afinal, dos históricos nunca ninguém se esquece.

Foto de Capa: Óquei Clube de Barcelos

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Raio-x Tático do Bola na Rede: Como joga o AC Milan de Ruben Amorim?

O AC Milan x Benfica joga-se esta quarta-feira para a primeira jornada da Europa League. Fica com a análise do Bola na Rede aos rossoneri.

Treinador do Al Nassr sai em defesa de Cristiano Ronaldo: «Não devias dizer isso sobre alguém que ainda é um exemplo para todos»

Ange Postecoglou saiu em defesa de Cristiano Ronaldo após a pesada derrota do Al Nassr frente ao Al Ain, na Champions League Asiática.

Treinador da Fiorentina elogia Pedro Gonçalves: «Quando entrou, mudou o nosso ritmo de jogo»

Paolo Vanoli deixou elogios a Pedro Gonçalves, após o triunfo da Fiorentina frente ao Pisa, por 3-0, para a Taça de Itália.

Sporting: Geny Catamo convocado para os próximos jogos de Moçambique

Geny Catamo foi chamado para os próximos jogos da Seleção de Moçambique. Senegal e Sudão são os adversários.

PUB

Mais Artigos Populares

É oficial: Fórmula 1 volta a Portugal em 2027

Já é conhecido o calendário da Fórmula 1 para 2027. Grande Prémio de Portugal vai decorrer no Algarve entre 18 e 20 de junho.

Barcelona: Alejandro Balde desejado por 2 gigantes da Premier League

Andoni Iraola, treinador do Liverpool, quer a contratação de Alejandro Balde (lateral do Barcelona) no mercado de janeiro.

Nuno Gomes projeta AC Milan x Benfica e elogia Ruben Amorim: «Ele nunca está satisfeito»

Nuno Gomes fez uma antevisão ao AC Milan x Benfica, a contar para a 1.ª jornada da Europa League.