Os primeiros Mundiais nos Roller Games

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Os Roller Games, os Jogos Mundiais de Patinagem, têm início já neste fim de semana. No que ao hóquei em patins diz respeito, são os escalões de seniores femininos e sub-20 masculinos que dão a stickada de saída à modalidade. Os seniores masculinos apenas entram em ação no dia 3 de setembro.

Esta, que é primeira edição dos Roller Games que, inicialmente, estava prevista para Barcelona, vai decorrer na cidade chinesa de Nanjing e está repleta de novidades no que aos modelos competitivos diz respeito. Vamos por partes; começando pelo caso dos seniores masculinos, existem três competições distintas. O Campeonato do Mundo, a FIRS CUP e a Confederations CUP. O Mundial é composto por dois grupos de quatro seleções, onde estão presentes os oito primeiros classificados da última edição. A FIRS CUP é igualmente composta por dois grupos de quatro seleções sendo que, aqui, estão presentes países que ficaram na segunda metade da tabela em 2015, as duas melhores classificadas do Mundial B de 2014 que se inscreveram e uma estreia. Por último, na Confederations CUP, estão presentes apenas cinco seleções, muito por conta das desistências do Brasil e do Egito, sendo elas três regressos e uma estreia.

Campeonato do Mundo

Grupo A: Argentina (1º 2015), França (6º 2015), Itália (5º 2015) e Portugal (3º 2015)

Grupo B: Alemanha (4º 2015), Chile (8º 2015), Espanha (2º 2015) e Moçambique (7º 2015)

FIRS CUP

Grupo A: África do Sul (16º 2015), Áustria (12º 2015), Colômbia (13º 2015) e Macau (6ºB 2014)

Grupo B: Angola (9º 2015), Estados Unidos (4ºB 2015), Holanda (14º 2015) e Israel (Estreia)

Confederations CUP

Austrália (Regresso), Índia (Regresso), Japão (Regresso), Nova Zelândia (Regresso) e Taipé Chinesa (Estreia)

Para além deste novo formato de competição existem, ainda, dois pormenores interessantes e que apenas se aplicam no Mundial. Seguem para os quartos de final os três primeiros classificados de cada grupo e o primeiro classificação dos dois grupos da FIRS CUP, sendo que os últimos dois grupos do Mundial são relegados para os quartos de final da FIRS CUP. Outro elemento interessante é o emparelhamento feito para as meias-finais. Por exemplo, Portugal e Argentina fazem parte do mesmo grupo mas, em virtude das alterações no cruzamento dos jogos, podem voltar a defrontar-se nas semifinais.

Na FIRS CUP não há muito a dizer a não ser a troca de seleções com o Mundial. De resto é tudo como o habitual, fase de grupos e fase a eliminar, para determinar o vencedor da prova. A Confederations CUP, ao ser apenas disputada por cinco seleções, funcionará em formato de liga.

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Técnico fala sobre possibilidades de Samu Costa representar Portugal no Mundial 2026: «Para ir ao Mundial…»

Martín Demichelis, atual treinador do Mallorca, falou sobre a possibilidade de Samu Costa estar presente no Mundial 2026.

Sporting vence o Marítimo e aproveita escorregão do Benfica para voltar a relançar a luta pelo titulo, eis os resultados do dia na Primeira...

O Sporting venceu o Marítimo por 1-0. Os leões aproveitaram a perca de pontos do Benfica para voltar a relançar a luta pelo titulo.

Primeira Liga: Estoril Praia regressa as vitórias, Santa Clara vence e dá salto na classificação

O Estoril Praia foi ao terreno do Nacional da Madeira vencer por 1-0. O Santa Clara derrotou o AVS SAD pelo mesmo resultado.

Barcelona vence Sevilha com Raphinha e João Cancelo em destaque

O Barcelona recebeu e venceu o Sevilha por cinco bolas a duas, num encontro da 28.ª jornada da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes coloca Casemiro no… Sporting

Bruno Fernandes foi questionado sobre a possibilidade de Casemiro regressar ao FC Porto, mas não gostou da ideia.

Nun’Álvares vence Benfica nos penáltis e é o novo campeão da Taça da Liga Feminina de Futsal

Benfica e Nun'Álvares empatam 1-1 no tempo regulamentar e nos pênaltis a equipa de Fafe saiu vencedora, sagrando-se campeã da Taça da Liga Feminina pela primeira vez na sua história.

Botafogo garante reforço para Martín Anselmi

O Botafogo deverá anunciar em breve a contratação de Caio Roque, lateral esquerdo que pertence aos quadros da Portuguesa.