Portugal cumpre e discute título europeu com a Espanha

- Advertisement -

Desde a passada segunda-feira que se tem estado a realizar, na cidade da Mealhada, a 14ª edição do campeonato da europa de hóquei em patins feminino. Portugal cumpriu, foi evoluindo de jogo para jogo e venceu as primeiras cinco partidas da competição que, em virtude de apenas contar com a presença de sete seleções, está a ser disputada em formato de todos contra todos.

Portugal, a jogar em casa, quer recuperar um título que já não vence desde o ano de 2001, quando conquistou o europeu em Molfetta, Itália. Apesar do desempenho muito abaixo das expetativas no mundial de 2017, que se disputou em Nanjing, China, a seleção portuguesa havia ficado muito perto de vencer a Espanha nos jogos decisivos do campeonato da europa de 2015, em Matera, Itália, assim como do mundial de 2016, em Iquique, Chile. No entanto, os trofeus acabaram por ficar nas mãos das nossas vizinhas.

O europeu arrancou com um confronto entre suíças e italianas e tal como se poderia antecipar, o conjunto transalpino não facilitou e venceu por 3-0. Mais tarde, Espanha e França, seleção que apenas está presente nesta competição após ter feito uma angariação de fundos, em virtude da redução do apoio monetário dado pelo governo francês, fizeram a sua estreia na prova. Igualmente como acontecera na partida anterior, a “La Roja” confirmou a sua teórica superioridade e derrotou as francesas por 6-1. Portugal, por seu lado, foi sempre uma das seleções a fechar o dia e na primeira jornada defrontou a Inglaterra, conjunto que, muito possivelmente, será o menos forte na Mealhada. Assim, não é de estranhar que, mesmo não tendo feito uma grande exibição, as jogadoras comandadas por Carlos Pires tenham goleado por 13-2. 

O segundo dia da prova começou com um dos três jogos da segunda jornada, ronda onde Portugal folgou e que se disputou até quinta-feira com encontros às 9h30, com a Espanha a cilindrar a Suíça por claros 12-0. Na sessão da tarde jogou-se a terceira ronda, que teve início com a goleada da França sobre a Inglaterra por 11-5. Após o confronto entre gaulesas e inglesas, seguiu-se a primeira grande partida do campeonato da Europa, com a Itália a defrontar a Espanha. Mesmo estando a cumprir o segundo encontro do dia, o domínio de “nuestras hermanas” foi inquestionável, tendo vergado as transalpinas a uma goleada por 7-1. 

No encerramento da jornada, Portugal apadrinhou a estreia da Alemanha no europeu. Apesar de ainda ter estado em vantagem, em virtude de um golo apontado por Marlene Sousa, a primeira parte esteve longe de ter sido boa para as cores nacionais a nível ofensivo. A seleção portuguesa esteve bem no capítulo defensivo, tendo conseguido recuperar e intersectar várias bolas, mas, mesmo assim, chegou ao intervalo empatada a 1-1, sendo que o golo germânico surgiu devido à 10ª falta lusa. No segundo tempo tudo mudou e com mais ou menos qualidade de jogo, Portugal conseguiu criar oportunidades de golo e garantir uma importante vitória diante da Alemanha por 4-1.

A sessão da manhã do terceiro dia de prova ficou marcada pela goleada da França sobre a Alemanha por oito golos sem resposta. Da parte da tarde disputou-se a quarta jornada do europeu, cujo início também ficou marcado por um resultado bastante desequilibrado, com a Suíça a golear a Inglaterra por 8-1. Pouco depois, a Alemanha voltou à pista, cumprindo o seu terceiro jogo em menos de 24h, tendo empatado com a Itália a 3-3. Devido ao empate teve lugar a marcação de livres diretos, fase em que a seleção germânica foi mais forte e venceu por 1-0. Esta vitória não tem consequências diretas na tabela classificativa, mas dá vantagem à Alemanha no confronto direto contra a Itália. Isto, caso terminem o campeonato da Europa com o mesmo número de pontos somados. 

Portugal fechou a jornada com o seu teste mais difícil até então, ao defrontar a França, que cumpria a sua segunda partida do dia. A seleção portuguesa entrou bem, mas foi a seleção gaulesa que, mesmo com mais um jogo nas pernas, a inaugurar o marcador por intermédio de Emilie Loboyrie. Todavia, Portugal reagiu bastante bem ao golo sofrido e apresentou um hóquei bastante bom, o que levou a uma reviravolta no resultado. Fosse através de iniciativas individuais, jogadas coletivas ou ressaltos ganhos, a seleção portuguesa foi para a pausa a vencer por 4-1. Logo no início dos segundos vinte e cinco minutos conseguiu juntar mais dois golos ao score e a partir daí geriu o encontro. Até ao final, Margarida Florêncio e Marlene Sousa, que fez um hat-trick, fizeram os últimos golos nacionais, enquanto que Vanessa Daribo, em cima do toque da buzina, apontou o segundo tento de honra da França, fixando o marcador em 8-2.

 

Marlene Sousa tem sido a jogadora portuguesa em maior destaque, sendo ainda a melhor marcadora do europeu com doze golos apontados
Fonte: World Skate Europe RinkHockey
Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa alemã olha para a vitória do Braga sobre o Friburgo: «O estádio mais louco da Europa»

O Braga venceu o Friburgo por 2-1 na primeira mão das meias-finais da Europa League. Jornal Bild fez a análise do jogo.

Besiktas volta às vitórias na Liga Turca com ajuda de Tiago Djaló e Jota Silva

O Besiktas foi ao terreno do Gaziantep vencer por 2-0, na jornada 32 da Liga Turca. Tiago Djaló marcou um dos golos e Jota Silva sofreu o penálti que deu origem ao segundo golo.

Benfica responde e desfaz o empate através de um penalti de Carole Costa

Carole Costa desfez o empate de grande penalidade antes do intervalo e pôe o Benfica na frente do marcador. Vê aqui o golo.

Benfica já está no Norte de Portugal: eis as imagens da calorosa receção da equipa pelos adeptos

O Benfica já está no Minho, onde vai defrontar o Famalicão. Águias revelaram imagens da receção calorosa dos adeptos à equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Edição de 2026 do Boogie Chicks apresentada com recorde de inscrições

O Boogie Chicks de 2026 foi oficialmente apresentado com um total de 220 atletas inscritas. O evento de Bodyboard Feminino decorre entre os dias 1 e 3 de maio.

Pep Guardiola sem desculpas para o calendário apertado: «Se não gostam, vão treinar em França ou em Portugal»

Pep Guardiola não quis dar grande importância ao calendário congestionado em Inglaterra. Declarações na antevisão do Manchester City x Everton.

Deixou o Benfica por 50 milhões de euros no verão e pode ser revendido ao Arsenal no próximo mercado

O Arsenal quer contratar Álvaro Carreras. O lateral esquerdo representa o Real Madrid desde o verão de 2025.