Portugal cumpre e discute título europeu com a Espanha

    Na manhã de quinta-feira teve lugar o último jogo referente à segunda jornada, com a Itália a golear a Inglaterra por 7-1, resultado que lhe permitia reentrar na luta pelo europeu. Da parte da tarde, a Alemanha obteve a sua primeira vitória na prova, ao derrotar a Suíça por 4-1. Pouco depois, seguiu-se a partida que terminou com a maior goleada do campeonato da Europa, com a Espanha a cilindrar a Inglaterra por 20-0.

    Para o fecho do quarto dia de competição estava reservado o clássico entre Portugal e Itália que, assim, disputava a sua segunda partida em cerca de doze horas. Foi a seleção transalpina quem entrou melhor, pois, ainda no minuto inicial, beneficiou de um livre direto em virtude de um cartão azul visto por Ana Catarina Ferreira. No entanto, Maria Celeste Vieira negou o golo e conseguiu manter o empate a zero durante a fase de underplay. Mais tarde, foi a vez de Portugal usufruir de um livre direto, resultante de um azul mostrado a Tamiozzo. Porém, Marlene Sousa também não conseguiu concretizar. Contudo, as jogadoras orientadas por Carlos Pires aproveitaram o período de powerplay e através de Maria Sofia Silva fizeram o 1-0. O conjunto luso estava melhor no encontro e a cerca de três minutos do intervalo, Inês Vieira aumentou a contagem para 2-0. Se a Itália pensava reagir no regresso das cabines, acabou por ser “sedada” com o 3-0 apontado por Maria Sofia Silva, que bisou, logo nos primeiros instantes do segundo tempo. A diferença de três golos foi decisiva para, não só, Portugal poder gerir o jogo em si, como o seu plantel. Com os três pontos na mão e confirmado o afastado da Itália na luta pelo título europeu, a seleção portuguesa ainda marcou mais dois golos que selaram o score em 5-0. A oito minutos do fim, Ana Catarina Ferreira bisou através de um lance de belo recorte técnico e já nos últimos segundos, a mesma atleta chegou ao hat-trick ao converter um pénalti.

    Maria Celeste Vieira tem realizado um bom campeonato da europa, tendo já conseguido terminar dois jogos sem sofrer qualquer golo
    Fonte: World Skate Europe RinkHockey

    A quinta jornada do europeu teve início com o derradeiro encontro da Itália na prova. O conjunto transalpino acabou por vencer a França por 3-2 e assegurar o terceiro posto da tabela classificativa. Mais tarde, seguiu-se a partida entre Espanha e Alemanha. Apesar da boa réplica apresentada pelas germânicas diante de Portugal, na passada terça-feira, a Espanha acabou por golear por 10-2 e garantir o primeiro posto à entrada para a última ronda do campeonato da europa. No jogo que encerrou o dia, a seleção nacional goleou a Suíça por 8-0. Todavia, embora as jogadoras lusitanas tenham dominado durante a totalidade dos cinquenta minutos, ao intervalo apenas venciam por 1-0. Margem justificada pela boa organização defensiva demonstrada pela Suíça, assim como alguns lances em que Portugal acabou por ser demasiado perdulário. Contudo, na segunda metade a seleção portuguesa entrou com outra atitude e depois de muito forçar, mesmo nem sempre jogando muito bem, foi conseguindo avolumar o score até aos 8-0 finais. 

    Sábado é o dia onde tudo, o que falta decidir, vai ficar totalmente decidido. A jornada abre com um França-Suíça, que está marcado para as 17h00, sendo seguindo com pelo Alemanha-Inglaterra, que começará ás 19h00. O principal encontro da ronda está reservado para as 21h00, com Portugal e Espanha a medirem forças e a determinarem quem fica com o “caneco”. Será que, volvidos dezassete anos após a última conquista, a seleção portuguesa vai alcançar o quarto campeonato da Europa ou será a Espanha a vencer e a chegar ao penta?

    Todos os jogos da 14ª edição do europeu de hóquei em patins estão a ser transmitidos na internet, através do site www.cers-rinkhockey.tv. A partida entre Portugal e Espanha poderá ainda ser acompanhada na RTP1.

    Foto de Capa: World Skate Europe RinkHockey

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Nunes
    Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
    Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.