Portugal é campeão europeu de Sub-17!

    Cabeçalho modalidadesPortugal é Campeão Europeu! Após um jogo extremamente tático, foi necessário recorrer ao prolongamento para se decidir o novo campeão de sub-17. Aí, foi a Espanha a ter a primeira grande oportunidade de acabar com a final, mas quase no fim dos primeiros cinco minutos José Gonçalves, o melhor marcador luso na competição, marcou e garantiu o “caneco” para Portugal.

    Como seria de se esperar, o encontro teve um inicio equilibrado, com as duas melhores oportunidades, uma para cada lado, a surgirem a partir de iniciativas individuais.

    Com o passar dos minutos, a Espanha começou a ser a seleção mais próxima de inaugurar o marcador. Portugal não conseguia ter tanta posse de bola como nos jogos anteriores e procurava as saídas rápidas para surpreender a defensiva espanhola. Porém, o equilíbrio era uma nota constante.

    Depois de jogada mais de metade dos primeiros vinte minutos, passou a ser Portugal a estar um pouco melhor. Já conseguia ter a bola durante mais tempo, mas também a circula-la de forma saudável.  As oportunidades de golo eram poucas, mas perigosas, obrigando os dois guardiões a intervenções complicadas.

    Depois da derrota no ano passado, Portugal voltou a conquistar o Europeu de Sub-17 Fonte: CERS-Rink Hockey/Marzia Cattini
    Depois da derrota no ano passado, Portugal voltou a conquistar o Europeu de Sub-17
    Fonte: CERS-Rink Hockey/Marzia Cattini

    Até ao intervalo tudo se manteve muito equilibrado e o jogo foi empatado a zeros para as cabines. Portugal tentava manter o estilo apresentado nas partidas contra a França e Itália, enquanto Espanha vivia mais de iniciativas individuais de Sergi García ou Roc Pujadas.

    A segunda parte manteve o equilíbrio, assim como, a rapidez com oportunidades para as duas seleções. Porém, o resultado continuava em 0-0.

    Os minutos passavam e tudo continuava na mesma. Os guarda-redes estavam muito bem e a igualdade no marcador não se desfazia.

    No jogo mais equilibrado e tático do europeu de sub-17, os últimos dez minutos tinham início com tudo por definir e sem grandes perspetivas de quando e como se poderia resolver. As chances existiam, mas as portas das balizas estavam fechadas a sete chaves, os livres-diretos estavam longe, apenas sete faltas no total…Só mesmo um momento de magia parecia ser a solução.

    A um minuto e trinta e quatro do final, num lance resultante de uma perda de bola a meio campo, Diogo Abreu fez falta para grande penalidade ao cortar o esférico com o patim. Tiago Freitas entrou para defender a grande penalidade e com uma enorme defesa com a caneleira esquerda parou a stickada de Sergi García. Portugal continuava vivo e o jogo seguiu para o prolongamento.

    Logo ao inicio a Espanha esteve perto do golo, mas Edo defendeu uma stickada rasteira com a luva direita. Contudo, a cerca de um minuto do final dos primeiro cinco adicionais, João Pereira lançou a bola rasteira e José Gonçalves, em cima da baliza, desviou a bola para o fundo das redes espanholas e garantiu a vitória de Portugal no Europeu.

    Num jogo extremamente equilibrado, que poderia cair para qualquer um dos lados, Portugal levou a melhor e “vingou” a vitória de Espanha no ano passado em Mieres. Para além da vitória na competição, José Gonçalves conquistou o trofeu de melhor marcador a meias com o transalpino Marc Ardit.

    A Itália, seleção da casa, obteve o 3º lugar no europeu ao vencer a França por 5-3 Fonte: CERS-Rink Hockey/Marzia Cattini fotografa
    A Itália, seleção da casa, obteve o 3º lugar no europeu ao vencer a França por 5-3
    Fonte: CERS-Rink Hockey/Marzia Cattini fotografa

    A classificação final do Campeonato Europeu de Sub-17 é a seguinte:

    1º Portugal

    2º Espanha

    3º Itália

    4º França

    5º Alemanha

    6º Suíça

    7º Andorra

    8º Inglaterra

    9º Áustria

    10º Israel

    Foto de Capa: CERS-Rink Hockey/Marzia Cattini

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Nunes
    Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
    Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.