📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Recordar é viver: AD Valongo campeão nacional de Hóquei em Patins

- Advertisement -

O desporto faz-se de histórias. Umas mais previsíveis que outras, é certo, mas são as que ninguém espera que se perpetuam mais tempo na memória. Hoje, recordamos a época 2013/2014 da I Divisão de Hóquei em Patins, que foi com certeza uma das mais emocionantes da história da competição, e contou com um campeão inesperado aos olhos de muitos.

Na temporada transata, a AD Valongo terminava o campeonato em quarto lugar, mas com um plantel recheado de talento. Com mais algum investimento, a formação de um dos concelhos do Porto pensava atacar os lugares cimeiros. Nas suas fileiras, os valonguenses contavam com Ângelo Girão na baliza e os jovens Telmo Pinto, Henrique Magalhães e Rafa a despontar ao mais alto nível.

A história de Cinderela começou com 13 vitórias em outros tantos jogos, apenas parados pela UD Oliveirense à 14.ª jornada. Depois de uma boa sequência de resultados, alguns tropeções levaram ao aproximar dos ditos “tubarões”, o FC Porto e o SL Benfica, que começaram a tornar a tarefa um pouco mais complicada.

Em 2013/14, foi um ano de sonho para a AD Valongo, que contava no seu plantel com muitos jovens talentos
Fonte: AD Valongo

As últimas cinco jornadas foram de deixar o coração nas mãos aos adeptos das três equipas. Empatados na tabela classificativa, todos esperavam um resultado negativo para ficarem mais perto do título. Os primeiros foram os encarnados, que perderam frente aos dragões, deixando os clubes portuenses na linha da frente para o título.

A um jogo de definir o campeão, um estrondo caiu na cidade de Valongo. Na deslocação ao pavilhão da Luz, os valonguenses saíram com uma derrota por 12 bolas a zero. De repente, o título parecia encaminhado para o FC Porto, que partia para o derradeiro encontro com três pontos de avanço para o segundo e o terceiro classificado.

O Pavilhão Municipal de Valongo encheu-se com a esperança de uma cidade em conquistar o primeiro grande título do clube. Só a vitória servia para tornar o sonho uma realidade, e tudo correu de feição para os pupilos de Paulo Pereira. O triunfo por 5-3 frente aos dragões colocou a cidade portuense em ebulição.

É, sem dúvida, uma das páginas mais bonitas do hóquei em patins português. Escrito com os patins e sticks, os valonguenses ficaram para sempre ligados a um feito que os amantes da modalidade não vão esquecer tão cedo.

Foto de capa: AD Valongo

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tubarão europeu quer levar Kiko Costa do Sporting

O Barcelona quer garantir a contratação de Kiko Costa. O lateral do Sporting é alvo dos culés para a sucessão de Dika Mem.

Real Madrid chega aos 30 milhões de euros por médio e quer renovar meio-campo

O Real Madrid quer fechar a contratação de Christos Mouzakitis. Médio representa o Olympiacos e tem atraído interessados.

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

PUB

Mais Artigos Populares

Tudo aconteceu ao Arouca e o Braga goleou na Primeira Liga: Desde expulsão, auto-golos e chapéu

O Braga goleou fora de casa o Arouca por 4-0 na jornada 12 da Primeira Liga. Jogo contou com vários momentos.

Valencia empata na La Liga com Thierry Correia e André Almeida a titulares

O Valencia empatou 1-1 na casa do Rayo Vallecano para a jornada 14 da La Liga. Thierry Correia e André Almeida foram titulares.

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.