Será desta que Portugal volta a vencer fora de portas?

    Neste sábado, por volta das 19h00, tem início 53.º Campeonato da Europa de Hóquei em Patins que, pela primeira vez, se vai realizar na Corunha, Espanha, no Palacio de los Deportes de Riazor.

    Naquele que será o europeu mais concorrido de sempre, tendo em conta que vai ser disputado por onze seleções, Portugal entra como campeão em título. Algo que já não acontecia deste o ano de 2000. Quando a seleção nacional chegou a Wimmis, Suíça, enquanto tetracampeã da europa. Para além disso, os comandados de Luís Sénica vão procurar alcançar algo que Portugal já não consegue deste 1994, conquistar o campeonato da europa por duas vezes consecutivas.

    Para esta edição do campeonato da europa, Luís Sénica fez algumas alterações em relação ao Euro 2016 e o Mundial de 2017. Pedro Henriques, (SL Benfica) que faz a sua estreia em europeus, após já ter estado presente nos campeonatos do mundo de 2013, 2015 e 2017, fará dupla com Ângelo Girão (Sporting CP). Na defesa ocorre a estreia de Daniel Oliveira, irmão de Caio e mais conhecido por “Poka” no mundo do hóquei em patins, em “competições oficiais”, pois já participou em Torneios de Montreux, depois de uma excelente época ao serviço da AD Valongo. Na dianteira, Vítor Hugo, jogador que fez uma grande temporada ao serviço do Sporting tendo sido o melhor marcador da equipa no campeonato com vinte e nove golos, faz o seu regresso à seleção após vários anos de ausência. A estes jogadores juntam-se os já “habituais” Diogo Rafael (SL Benfica), Hélder Nunes (FC Porto), Henrique Magalhães (Sporting CP), Rafa (FC Porto), João Rodrigues (SL Benfica) e Gonçalo Alves (FC Porto). De fora, em relação ás competições mais recentes, ficaram os experientes Nelson Flipe, Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros. 

    Qualidade é algo que não falta na seleção portuguesa. No entanto, para além de Portugal já não vencer fora há muitos anos, o saldo de conquistas em Espanha também não é o melhor. Nos oito europeus realizados em terras de nuestros hermanos, a seleção nacional saiu vitoriosa em apenas dois e já nos longínquos anos de 1967 e 1987. A jogar em casa, por norma, o conjunto espanhol não falha e para além destas duas vitórias da equipa lusitana, somente a Itália conseguiu o feito de vencer em Espanha. Isto, no ano de 2013, no campeonato da europa disputado em Alcobendas e que deu início a uma fase de menor fulgor da La Roja.

    João Rodrigues, capitão da seleção nacional, vai tentar ajudar Portugal a alcançar algo que já não consegue desde o ano de 1994, sagrar-se bicampeão europeu
    Fonte: Europeu de Hóquei em Patins 2016

    O modelo competitivo do campeonato da europa mantêm-se igual ao de 2016, ou seja, fase de grupos e eliminatórias. Contudo, como este europeu é o mais concorrido da história, contado com um total de onze países, a fase de grupos será um pouco mais longa do que o habitual, pois, um dos grupos é composto por cinco seleções e outro por seis. Portugal ficou inserido no grupo B, que é constituído por cinco seleções, em conjunto com a Andorra, que regressa após ter participado pela última fez num europeu em 2006, Suíça, Áustria e França. No grupo A, que será composto por seis seleções, constam a Espanha, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, que regressa depois de vinte e um anos de ausência, Itália e Holanda, mais uma das seleções retornadas, que já não disputava um europeu desde 2008. 

    No que diz respeito aos favoritos, Espanha e Portugal, atuais campeões mundiais e europeus, respetivamente, partem à frente. Logo a seguir, num patamar abaixo, surge a Itália, campeã europeia em 2014 e vice campeã em 2016, e não muito longe, talvez, a França. Mesmo tendo em conta decisões governamentais, que fizeram com que o hóquei em patins deixasse de ter o estatuto de modalidade de alta competição. Algo que reduziu os apoios monetários e, por consequência, faça com que os gauleses apenas se apresentem com oito jogadores neste europeu. De resto, será sempre bom ver em que ponto está o desenvolvimento da modalidade em países como a Alemanha e a Inglaterra, assim como, o que vão fazer as retornadas Andorra, Bélgica e Holanda. 

    Esta edição do campeonato da europa de hóquei em patins fica, ainda, marcada pelo lançamento da nova CERS Rink Hockey TV, onde vão ser transmitidos todos os jogos do europeu. Canal que, segundo uma press release divulgada pela World Skate Europe, tornar-se-á, a breve prazo, o coração da produção televisa de hóquei em patins na europa. Transmitido, para além dos mais variados europeus de seleções, jogos das competições europeias e outros acontecimentos relevantes. 

    O Europeu começa este sábado, mas Portugal apenas se estreia amanhã. Os jogos da seleção nacional, em virtude das transmissões televisivas na RTP1, serão sempre ás 21h00, sendo o calendário da fase de grupos o seguinte:

    • Domingo: Portugal vs Andorra
    • Segunda-feira: Portugal vs Suíça
    • Terça-feira: Folga
    • Quarta-feira: Portugal vs Áustria
    • Quinta-feira: Portugal vs França

    Foto de Capa: Europeu de Hóquei em Patins 2016

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Nunes
    Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
    Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.