SL Benfica | Gestão de crise no hóquei encarnado

    Outra das notícias que agitou o mercado e a nação benfiquista foi a da provável saída de Alejandro Domínguez do comando técnico das águias. Segundo a notícia saída no Record, o motivo da saída do técnico argentino deve-se ao facto de o Presidente Luís Filipe Vieira se ter insurgido contra uma decisão da estrutura do hóquei encarnado, ao oferecer um novo contrato ao argentino Carlos Nicolía, quando este não fazia parte dos planos de Alejandro Domínguez para a nova época.

    De facto, o avançado internacional pela alviceleste já viveu melhores dias na Luz. Foi um jogador muito importante nos títulos conquistados nos últimos sete anos, mas é um atleta que, a meu entender, já se encontra em fim de ciclo na Luz. Para além de já não ter a disponibilidade física de outros tempos, demonstra ser um jogador cada vez menos comprometido com o clube e com o próprio jogo, tendo na última época cometido vários erros que resultaram em golos adversários.

    Quanto a Alejandro Domínguez: é, na minha opinião, um dos melhores treinadores do mundo na modalidade. No entanto, este poderá sair do SL Benfica sem nunca ter mostrado o seu real valor, devido ao contexto complicadíssimo em que esteve inserido nos encarnados, quer seja pelo balneário destroçado que encontrou quando chegou ou pelas sucessivas más decisões da estrutura.

    Segundo a imprensa, o sucessor do técnico argentino será Nuno Resende, treinador português que tem feito carreira em Itália. A meu ver, não querendo colocar em causa as competências do atual treinador do Trissino, creio que esta é uma escolha desajustada para a realidade do SL Benfica.

    Tendo em conta que esta eventual mudança de comando técnico se confirmará já depois do término da temporada, com mexidas no plantel já acertadas, creio que seria mais seguro apostar num treinador que já conhecesse o nosso campeonato, a nossa realidade e boa parte dos jogadores do clube.

    Carlos Nicolía não atravessa a melhor fase no SL Benfica
    Carlos Nicolía não atravessa a melhor fase no SL Benfica
    Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

    Outro rumor que caiu que nem uma bomba no seio dos adeptos encarnados foi o da contratação do argentino Pablo Alvaréz. O astro argentino de 34 anos encontrava-se a jogar no FC Barcelona há 10 anos, mas não chegou a um acordo com o clube blaugrana para a renovação, tendo este já anunciado a sua saída. Apesar de ter uma idade já avançada, Pablito Alvaréz tem tudo para brindar os pavilhões nacionais com golos e momentos de brilhantismo.

    No entanto, independentemente de cada adepto achar que estas são boas ou más mexidas no plantel, tudo o que estes rumores me dão a entender é que existe uma gritante falta de planeamento no hóquei do SL Benfica, no qual todas as decisões são tomadas em cima do joelho.

    Numa modalidade em que o mercado é muito reduzido, o planeamento das épocas costuma ser feito com muita antecedência, sendo que, confirmando-se os rumores de que aqui falei, serão dadas grandes voltas ao planeamento da próxima temporada, o que leva a que vários jogadores do plantel tais como Sergi Aragonés, Danilo Rampulla, Gonçalo Pinto e Vieirinha ainda tenham o futuro indefinido.

    Para além disso, também é de salientar que este forte investimento que se irá fazer está a dar-se após aquela que, para além de ter sido a pior época dos últimos anos, também foi a temporada em que o orçamento na modalidade foi cortado em 25%, situação que resultaria na dispensa do internacional espanhol Jordi Adroher, quando este ainda tinha contrato com o clube da Luz.

    A gestão que a estrutura do hóquei está a fazer é uma gestão de crise; uma gestão na qual não existe planeamento nem se prepara o futuro. Investir bem não é investir muito, mas sim investir com estratégia e planeamento.

    Artigo revisto por Andreia Custódio

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Serrano
    Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.