📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP 4-2 FC Porto: Estreia de Dominguez com o pé direito

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A CRÓNICA: DRAGÕES APAGADOS PERANTE SPORTING MAIS ACUTILANTE

Depois dos desaires frente ao SL Benfica na Supertaça, FC Porto e Sporting estreavam-se no Campeonato com a necessidade de dar outra imagem.

A primeira parte foi equilibrada com a equipa visitantes a ser a primeira a marcar. Aos 7′, Gonçalo Alves entrou na área leonina, rodopiou sobre Girão e Platero e deixou o esférico para Xavi Barroto que rematou por cima do ombro do guarda-redes do Sporting para o primeiro golo da partida.

Três minutos depois, os leões fizeram o empate. Romero fez uma incursão até à área portista e vendo Telmo Pinto a deixar João Souto solto de marcação, deu ao colega que finalizou ao segundo poste.

Num jogo pouco faltoso, aos 16′ havia cinco faltas assinaladas, quatro para os dragões e um cartão azul para Gonçalo Alves e apenas uma para os leões.

Aos 18′, houve a marcação do primeiro lance de bola direta. Grande penalidade para os leões por falta de Gonçalo Alves sobre Romero. O internacional argentino bateu Malián e completou a reviravolta leonina no resultado.

No entanto, no minuto seguinte, Di Benedetto foi derrubado na grande área adversária por Girão, num lance em que o guardião foi algo displicente a derrubar o internacional italiano. Gonçalo Alves encarregou-se de cobrar a grande penalidade e conseguiu fazê-la passar por baixo do guarda-redes adversário.

Até ao intervalo, houve uma grande oportunidade para cada uma das equipas sem, contudo, o marcador ter alterado mais.

Na segunda parte, o jogo ficou mais agressivo com um maior número de faltas assinaladas.

Apostando em transições rápidas, o Sporting era mais perigoso e chegou novamente à vantagem a 5′ do fim. Toni Pérez isolou Platero que só com o guarda-redes portista pela frente fez o 3-2.

Já a 2´ do termo do clássico, Toni Pérez estabeleceu o resultado final com assistência de Verona. Já os dragões não conseguiram criar desequilíbrios para finalizar nos derradeiros minutos finais.

Vitória importante para o Sporting que na segunda jornada tem dérbi com o Benfica. Já o Porto de Ricardo Ares terá de rever a sua abordagem depois de perder contra ambos os rivais na luta pelo título.

 

A FIGURA

Gonzalo Romero – O internacional argentino foi importante ao conduzir e fazer a assistência para o primeiro golo da partida e a fazer o segundo golo leonino de grande penalidade.

 

O FORA DE JOGO

Gonçalo AlvesO goleador portista esteve apagado frente à equipa onde iniciou o seu percurso como senior. Fez um golo de grande penalidade, mas esteve discreto no jogo portista e não teve oportunidades para visar a baliza de Girão. O internacional português foi ainda o único jogador admoestado com cartão azul na partida e a deixar a sua equipa desfalcada.

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Ricardo Ares tentou ter mais bola, numa abordagem mais conservadora. Ao tentar praticar um movimento ofensivo organizado, o Porto acabou por se expor às transições rápidas dos leões.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Xavi Malián (7)

Telmo Pinto (5)

Xavi Barroso (6)

Rafa (5)

Gonçalo Alves (5)

SUBS UTILIZADOS

Tiago Rodrigues (-)

Carlo Di Benedetto (6)

Roc Pujadas (5)

Reinaldo Garcia (5)

Ezequiel Mena (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Alejandro Dominguez estreou-se no Campeonato a orientar os leões e tentou explorar as fragilidades dos dragões. Tendo jogadores rápidos e com capacidade de finalização, como Romero, Toni Pérez e Ferran Font, os leões conseguiram criar muitas situações de perigo principalmente na segunda parte, na qual também foi importante o aumento da agressividade na disputa e recuperação da bola.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Ângelo Girão (6)

Matias Platero (5)

Gonzalo Romero (8)

Alessandro Verona (7)

Toni Pérez (8)

SUBS UTILIZADOS

Zé Diogo Macedo (-)

Henrique Magalhães (6)

João Almeida (6)

Ferran Font (7)

João Souto (7)

 

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.