Cabeçalho modalidadesTrês dias após o início da 50ª edição do Campeonato Europeu Sub-20 de Hóquei em Patins, a realizar-se na Suíça na cidade de Pully, a fase de grupos chegou ao seu final.

No grupo A, constavam as seleções de Portugal (tetracampeão em título), Itália, Andorra e Inglaterra.

Se o conjunto luso, orientado por Luís Duarte, passou em primeiro com 9 pontos, depois de uma goleada sobre Inglaterra por 8-1 e mais duas vitórias em jogos equilibrados contra a Itália e Andorra, com os resultados de 6-3 e 3-1, respetivamente, o conjunto transalpino ainda precisou da ajuda de terceiros para conseguir o segundo posto. Na primeira jornada, defrontou a seleção de Andorra e após quarenta minutos de jogo, o marcador indicava 2-2. Para existir um elemento de desempate, caso ambas as seleções terminassem a fase de grupos com os mesmos pontos, recorreu-se á marcação de livres-diretos. Neste formato de desempate, Itália venceu por 2-1, algo que, a somar á vitória de hoje sobre a Inglaterra por 9-0, acabou por ser determinante para a conquista do segundo lugar no grupo.

Destaque, ainda, para o bom desempenho da seleção de Andorra, que acabou por vender caro a segunda posição a Itália, que o consegue muito devido á vitória de Portugal por 3-1 sobre uma Andorra, que se bateu sempre muito bem.

O grupo B foi constituído pelas seleções de França, Espanha, Alemanha e Suíça.

A primeira jornada deste grupo ditou logo a grande surpresa desta primeira fase, ou seja, França e Espanha empataram a 3-3 mas, no desempate por livres-diretos, les bleus venceram por 1-0. Desta forma, ficavam a depender simplesmente de si próprios para garantir o primeiro posto e assim o fizeram, com vitórias robustas sobre Suíça e Alemanha por 11-1 e 9-2, respetivamente. Por sua vez, a la roja bateu a Alemanha e a anfitriã Suíça para garantir o segundo lugar.

Para terminar a análise ao grupo B, nota negativa para a Suíça. A seleção da casa não foi capaz de vencer um único encontro, terminando em último lugar do seu grupo.

As bancadas do Pavilhão de Pully têm estado sempre bem preenchidas Fonte: Pully 2016 / U-20 European Rink-Hockey Championship
As bancadas do Pavilhão de Pully têm estado sempre bem preenchidas
Fonte: Pully 2016 / U-20 European Rink-Hockey Championship

A nível estatístico, França foi a seleção com o melhor ataque da fase de grupos com 23 golos, seguida de Portugal com 17. No entanto, a situação inverte-se quando se fala de melhor defesa. O conjunto luso apenas sofreu 5 golos, contra os 6 de França e Espanha.

O conjunto francês esteve em grande, na primeira fase, e o facto ter sido o ataque mais concretizador da primeira fase, é algo que se nota na tabela dos melhores marcadores, onde os lugares do pódio são todos franceses. Roberto Di Benedetto lidera com 8 golos, seguido de Rémi Herman com 7 e Nathan Gefflot com 6. Jogadores portugueses só a partir do quinto posto, lugar que Pedro Batista partilha com o alemão Daniel Strieder com 4 golos.

Amanhã, tem início a segunda fase do Europeu, onde se vai começar a definir os melhores entre o oitavo e quinto posto, assim como entre o quarto e o primeiro posto.

Alinhamento dos jogos dos quartos-de-final:

13:30 França-Inglaterra

15:30 Espanha-Andorra

17:30 Alemanha-Itália

19:30 Suíça-Portugal

Caso Portugal ultrapasse a seleção da Suíça, irá defrontar o vencedor do jogo entre Espanha e Andorra. Esse jogo ocorrerá na sexta e, a acontecer, tem o início marcado para a hora do costume, ou seja, 19:30h.

Relembrar, ainda ,que todos os jogos da 50ª edição do Campeonato Europeu Sub-20 de Hóquei em Patins têm transmissão em direto no canal de Youtube da CERH TV.

Foto de capa: CERS Rink-Hockey

Comentários