A preparação para Tóquio 2020, ou a falta dela

- Advertisement -

Hoje em dia, Sporting CP e SL Benfica têm apostado forte em vários atletas e em várias modalidades olímpicas. A guerra é má, mas traz desenvolvimentos, costuma dizer-se por aí: este é um bom exemplo disso. Com ambos os clubes em guerra aberta pelo estatuto de maior potência desportiva, o dinheiro gasto nas várias modalidades tem subido. É certo que não pode ser só atirar dinheiro, mas dar possibilidades aos atletas para se tornarem profissionais já é uma boa melhoria. Podia, e devia, fazer-se melhor, mas já é um princípio.

Eu penso que o comum português começa, finalmente, a prestar mais atenção ao desporto em geral, mas é preciso fazer muito mais e muito melhor. É preciso ‘atacar’ as crianças desde o início da sua formação escolar. E é preciso fazer isto seja com o desporto, seja com as artes, seja com o que for. As crianças precisam de experimentar para gostarem e acompanharem, seja o que for. É preciso despertar para o desporto, e mais importante, é preciso criar uma verdadeira cultura desportiva.

É este o ciclo que tem de ser mudado
É este o ciclo que tem de ser mudado

No final do Rio’2016, escrevi este artigo em que dei exemplos de várias coisas que podiam ser feitas para ajudar na criação desta cultura desportiva. Praticamente um ano depois, nada, ou quase nada, foi feito. Para termos resultados em Tóquio já vamos um pouco atrasados, mas em 2024 temos mais competições, e é nestas que já devíamos estar a começar a pensar. É preciso um planeamento sério e a médio/longo prazo, pensar para o imediato não vai trazer resultados.

Já faltam menos de três anos para Tóquio receber os Jogos. Por cá, pouco se fez até agora para preparar os atletas para esta prova. Continua o trabalho quase isolado de alguns clubes, treinadores e atletas. Em 2020, não existiram muitas mudanças em relação a 2016 ou 2012, ganhar uma medalha será positivo, mas queremos todos mais, temos é de começar todos a trabalhar para isto, porque no anonimato e sem ajuda ninguém ganha.

Foto de Capa: Tóquio 2020

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sergi Altimira após o Sporting x Celtic: «Obrigado pelo carinho, sportinguistas»

Sergi Altimira deixa mensagem nas redes sociais após o Sporting x Celtic. Médio espanhol foi um dos titulares dos leões.

Sporting tem plano definido para Maxi Araújo: resistir e renovar

Manter Maxi Araújo e renovar o contrato é o plano do Sporting. Chelsea e Manchester United continuam atentos ao ala uruguaio.

Matheus Mattara renova com o Famalicão

Famalicão anunciou a renovação de Matheus Mattara. O defesa central brasileiro assinou contrato válido até 2031.

Internacional português reforça o Benfica

O Benfica anunciou a chegada de Gonçalo Meireles. O ponta-esquerda assinou contrato com as águias até junho de 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Nascimento reforça o Rio Ave

Diogo Nascimento reforçou o Rio Ave. O médio de 23 anos chegou aos vilacondenses por empréstimo do Olympiacos.

Treinador deixa o Benfica para se juntar ao Torreense

Pedro Faria deixou o Benfica para assumir o Torreense na Liga Revelação. Esta será a primeira experiência do treinador fora do Seixal.

Jorge Jesus: A escolha certa na seleção de todos nós?

Jorge Jesus é agora o homem que tem como missão guiar Portugal para novas conquistas.