📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sonho do Olimpo #7: Duas medalhas voaram de Pequim e aterraram em Lisboa

20 ANOS DEPOIS… O REGRESSO A TERRITÓRIO ASIÁTICO

- Advertisement -

No dia 8 de agosto de 2008, a chama olímpica ardeu com mais intensidade na cidade de Pequim. A 29.ª edição dos Jogos Olímpicos marcou o regresso da competição a solo do continente asiático, depois de Seul, em 1988. Passados 20 anos, foi a China a estrear-se na receção a um evento desta magnitude.

O processo começou em 2001, quando a cidade chinesa venceu a votação para receber a olimpíada. Atrás, ficaram as cidades de Toronto, Paris, Istambul e Osaka. A partir desse momento, criaram-se as infraestruturas necessárias e foram gastos cerca de 42 bilhões de dólares, na esperança de serem considerados os maiores e melhores Jogos Olímpicos da história.

Em Pequim, nasceram heróis de uma geração. Usain Bolt e Michael Phelps dominaram no atletismo e natação, respetivamente, entrando para os livros com recordes de décadas a serem pulverizados em segundos. No futebol, Lionel Messi e a Argentina conquistaram o mundo com a medalha de ouro.

No final das contas, a China foi a comitiva com mais medalhas de ouro, 51 no total. Apesar de contar com mais medalhas (110 no total), os Estados Unidos da América terminaram no segundo lugar da tabela – com 36 ouros. A fechar o pódio, ficou a Rússia, com 23 medalhas de ouro e 72 no total.

Foi uma das melhores edições, não só pela ação das pistas e estádios, mas também pela envolvência. Apesar de algumas polémicas à mistura devido aos problemas de direitos humanos na China, a boa organização fez “esquecer”, por alguns momentos, o que se passava do lado de fora.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira explica substituições no Sporting x Glasgow City e atira: «As jogadoras superaram-se e ganhámos com toda a justiça para chegar aos quartos-de-final»

Micael Sequeira falou após o triunfo do Sporting frente ao Glasgow City por 3-1, nos oitavos de final da Taça Europa. O técnico explicou as alterações efetuadas na partida.

Ivan Baptista lamenta desaire do Benfica frente ao Paris FC: «O resultado não reflete o que jogámos e foi desapontante»

Ivan Baptista lamentou a derrota do Benfica frente ao Paris FC, na quarta jornada da fase de liga da Champions League Feminina.

Real Madrid pode recontratar médio espanhol por 13,5 milhões de euros

O Real Madrid está a acompanhar com interesse o desenvolvimento de Chema Andrés. O médio espanhol foi transferido para o Estugarda, mas pode ser recontratado.

Barcelona pode pagar 30 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Barcelona está na disposição de pagar 30 milhões de euros por Rayan. O avançado de 19 anos tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros com o Vasco da Gama.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana dá conta de uma informação importante sobre o futuro de Rui Patrício

A imprensa italiana está a avançar que Rui Patrício pode fechar a carreira nos próximos dias. O guarda-redes português está sem clube desde o verão.

Custou cerca de 25 milhões de euros ao Chelsea e está a avaliar a saída já no mercado de janeiro

O Chelsea pode ver confirmada a saída de Filip Jorgensen no mercado de janeiro. O guarda-redes dinamarquês é o habitual suplente nos blues.

Salários em atraso e bloqueio da FIFA agitam Portimonense

O Portimonense não paga salários há dois meses e o plantel já protestou. Já a FIFA, impediu os algarvios de registar novos contratos.