📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sonho do Olimpo #7: Duas medalhas voaram de Pequim e aterraram em Lisboa

20 ANOS DEPOIS… O REGRESSO A TERRITÓRIO ASIÁTICO

- Advertisement -

No dia 8 de agosto de 2008, a chama olímpica ardeu com mais intensidade na cidade de Pequim. A 29.ª edição dos Jogos Olímpicos marcou o regresso da competição a solo do continente asiático, depois de Seul, em 1988. Passados 20 anos, foi a China a estrear-se na receção a um evento desta magnitude.

O processo começou em 2001, quando a cidade chinesa venceu a votação para receber a olimpíada. Atrás, ficaram as cidades de Toronto, Paris, Istambul e Osaka. A partir desse momento, criaram-se as infraestruturas necessárias e foram gastos cerca de 42 bilhões de dólares, na esperança de serem considerados os maiores e melhores Jogos Olímpicos da história.

Em Pequim, nasceram heróis de uma geração. Usain Bolt e Michael Phelps dominaram no atletismo e natação, respetivamente, entrando para os livros com recordes de décadas a serem pulverizados em segundos. No futebol, Lionel Messi e a Argentina conquistaram o mundo com a medalha de ouro.

No final das contas, a China foi a comitiva com mais medalhas de ouro, 51 no total. Apesar de contar com mais medalhas (110 no total), os Estados Unidos da América terminaram no segundo lugar da tabela – com 36 ouros. A fechar o pódio, ficou a Rússia, com 23 medalhas de ouro e 72 no total.

Foi uma das melhores edições, não só pela ação das pistas e estádios, mas também pela envolvência. Apesar de algumas polémicas à mistura devido aos problemas de direitos humanos na China, a boa organização fez “esquecer”, por alguns momentos, o que se passava do lado de fora.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ausência de minutos de Arthur Cabral explicada por Davide Ancelotti: «Está a sacrificar-se porque tem problemas nas costas»

Arthur Cabral tem perdido tempo de jogo ao serviço do Botafogo. Em declarações è imprensa brasileira, Davide Ancelotti justificou a ausência.

Avançado do Real Madrid admite: «Hoje, Lamine Yamal é melhor do que eu e Lionel Messi é o melhor jogador do mundo»

Franco Mastantuono concedeu uma entrevista na qual reconheceu que Lamine Yamal é, atualmente, um jogador superior ao avançado do Real Madrid.

Portugal representado nos Globe Soccer Awards: Sporting e Cristiano Ronaldo aparecem entre os os nomeados

Já são conhecidos todos os nomeados para os prémios dos Globe Soccer Awards. Portugal está representado em várias frentes.

Pablo Sarabia coloca Cristiano Ronaldo como referência e fala da experiência no Sporting: «Estou muito agradecido»

Pablo Sarabia recordou os momentos que viveu como jogador do Sporting. O avançado internacional espanhol apontou Cristiano Ronaldo como referência.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente da Federação do Curaçau e o apuramento histórico: «Já ganhámos o Mundial»

O Curaçau vai pela primeira vez ao Mundial. Gilberto Martina é o presidente da Federação e já reagiu ao apuramento.

Olheiro BnR | Álvaro Zamora

Os beirões já contam atualmente com cinco vitorias consecutivas, uma delas frente ao Gil Vicente e Zamora tem sido figura.

Luis Suárez analisa vitória da Colômbia e faz balanço: «Representar o país é um prémio pelo trabalho feito no Sporting»

Luis Suárez falou sobre a vitória da Colômbia sobre a Austrália. Avançado do Sporting fez ainda balanço dos últimos meses.