Boccia: Uma modalidade para conhecer

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Com o intuito de continuar a dar voz a modalidades paralímpicas, habitualmente, fora do radar mediático, hoje destaco o Boccia. Uma das modalidades deste segmento com maior sucesso no nosso país, sendo a par do atletismo adaptado as que mais alegrias nos deram em Paraolimpíadas.

COMO TUDO COMEÇOU

A referida modalidade descende de um jogo praticado na Grécia antiga, portanto, de origens bem ancestrais! A civilização romana seria a grande responsável por o difundir no velho continente, originando bem mais tarde ao Boccia. Este é um desporto de lançamento da família da Petanca e do Bowling  que cresceu após o términus das duas grandes guerras, fruto dos estragos que daí advieram. De referir que fora do continente Europeu o primeiro país onde se desenvolveu foi no Brasil, ainda hoje uma das potências mundiais.

Em Portugal surge corria o ano de 1983, fruto de um evento organizado pela APPC- Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, em estreita colaboração com a CP-ISRA- Associação Internacional de Desporto e Recriação para a Paralisia Cerebral, sendo no ano seguinte incluída como modalidade de demonstração nos campeonatos nacionais para indivíduos portadores de paralisia cerebral, competição esta que teve lugar no complexo do Jamor. De resto este seria um ano de ouro para o referido desporto, visto esta ser a data da estreia em Paraolimpíadas nos Jogos de Nova Iorque, algo que se considera um marco na afirmação do Boccia, reconhecido   pelas mais altas instâncias mundiais.

MUITO MAIS QUE UM SIMPLES DESPORTO

Sendo o Boccia uma modalidade que estimula: o desenvolvimento muscular, cerebral, motor, cognitivo, bem como as relações interpessoais:  aspetos cruciais para pessoas com certo tipo de limitações, é também e nos últimos tempos bastante incrementado e adaptado junto dos idosos, ainda que com diferentes regras face ao Boccia tradicional, pois estimula a parte cógnito-sensorial mantendo-os física e mentalmente ativos, dado que a tática, a estratégia e a habilidade  são traves mestras para o sucesso neste fantástico desporto. A esta espécie de submodalidade dentro do desporto mãe, mas com caracter de lazer dá-se o nome de Boccia Sénior, que segundo dados viu na época desportiva anterior mais de 800 séniores em representação de mais de três dezenas de clubes/organizações inscritos. De referir que o modelo competitivo está assente num campeonato nacional, com direito a fase final e  na disputa da Taça de Portugal, á semelhança do adotado na vertente tradicional.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.