Boccia: Uma modalidade para conhecer

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Com o intuito de continuar a dar voz a modalidades paralímpicas, habitualmente, fora do radar mediático, hoje destaco o Boccia. Uma das modalidades deste segmento com maior sucesso no nosso país, sendo a par do atletismo adaptado as que mais alegrias nos deram em Paraolimpíadas.

COMO TUDO COMEÇOU

A referida modalidade descende de um jogo praticado na Grécia antiga, portanto, de origens bem ancestrais! A civilização romana seria a grande responsável por o difundir no velho continente, originando bem mais tarde ao Boccia. Este é um desporto de lançamento da família da Petanca e do Bowling  que cresceu após o términus das duas grandes guerras, fruto dos estragos que daí advieram. De referir que fora do continente Europeu o primeiro país onde se desenvolveu foi no Brasil, ainda hoje uma das potências mundiais.

Em Portugal surge corria o ano de 1983, fruto de um evento organizado pela APPC- Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, em estreita colaboração com a CP-ISRA- Associação Internacional de Desporto e Recriação para a Paralisia Cerebral, sendo no ano seguinte incluída como modalidade de demonstração nos campeonatos nacionais para indivíduos portadores de paralisia cerebral, competição esta que teve lugar no complexo do Jamor. De resto este seria um ano de ouro para o referido desporto, visto esta ser a data da estreia em Paraolimpíadas nos Jogos de Nova Iorque, algo que se considera um marco na afirmação do Boccia, reconhecido   pelas mais altas instâncias mundiais.

MUITO MAIS QUE UM SIMPLES DESPORTO

Sendo o Boccia uma modalidade que estimula: o desenvolvimento muscular, cerebral, motor, cognitivo, bem como as relações interpessoais:  aspetos cruciais para pessoas com certo tipo de limitações, é também e nos últimos tempos bastante incrementado e adaptado junto dos idosos, ainda que com diferentes regras face ao Boccia tradicional, pois estimula a parte cógnito-sensorial mantendo-os física e mentalmente ativos, dado que a tática, a estratégia e a habilidade  são traves mestras para o sucesso neste fantástico desporto. A esta espécie de submodalidade dentro do desporto mãe, mas com caracter de lazer dá-se o nome de Boccia Sénior, que segundo dados viu na época desportiva anterior mais de 800 séniores em representação de mais de três dezenas de clubes/organizações inscritos. De referir que o modelo competitivo está assente num campeonato nacional, com direito a fase final e  na disputa da Taça de Portugal, á semelhança do adotado na vertente tradicional.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

ZTE de Nuno Campos bate Kazincbarkika na Liga da Hungria

O ZTE de Nuno Campos venceu o Kazincbarkika, na Liga da Hungria. A equipa do técnico português não perde há sete jogos.

Já são conhecidos os árbitros para o Benfica x Real Madrid e o Athletic x Sporting

Já são conhecidos os árbitros que vão apitar os jogos de Sporting e Benfica na última jornada da fase de liga da Champions League.

Grémio perde frente ao Internacional e Luís Castro pede desculpa após expressão utilizada no final do jogo: «Em momento algum tive a intenção de...

O Grémio perdeu frente ao Internacional por 4-2, na jornada 5 do Campeonato Gaúcho. Após o final do jogo, Luís Castro pediu desculpa por uma expressão utilizada em conferência de imprensa.

Levante pondera avançar para o empréstimo de Georgi Kochorashvili

O Levante pondera avançar para o empréstimo de Georgi Kochorashvili nos últimos dias de mercado. O médio não tem sido opção para Rui Borges.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Cunha elogia Michael Carrick e aborda momento do Manchester United: «Acho que nos sentimos mais unidos»

Matheus Cunha foi o herói do Manchester United ao marcar o golo decisivo frente ao Arsenal e, no final do encontro, abordou o momento dos red devils.

Sporting: Matheus Reis pode falhar até quatro jogos após expulsão em Arouca

Matheus Reis foi expulso no final da partida entre o Sporting e o Arouca, e aguarda o relatório de Hélder Carvalho para saber a extensão da suspensão.

Benfica enviou observadores para um dos jogos da Serie A deste fim de semana

O Benfica fez-se representar no Genoa x Bolonha do último fim de semana. As águias estão de olho na contratação de Jeff Ekhator.