Sonho do Olimpo #2: Quanto mais alto, maior a queda

- Advertisement -

Sempre ouvi dizer que a história nunca se repete, pois há sempre a possibilidade de outras particularidades, sejam elas personagens, locais ou contextos, fazerem parte de um novo enredo. Mas certo é que a qualquer momento da história mundial pode acontecer momentos muito semelhantes aos já presenciados em tempos anteriores aos nossos. Isto não é novidade para nenhum dos nós, certo? É fundamental que da memória (e também da história) não se apague aquilo que foi o passado… sobretudo, porque não queremos que volte a acontecer.

Por isso, o «Sonho do Olimpo» de hoje é dedicado aos Jogos que marcaram, definitivamente, a competição pelos bons (que, apesar de não parecer, foram alguns) e pelos maus (sobretudo, aquilo que viria acontecer depois da realização dos mesmos) momentos. Falamos obviamente dos Jogos Olímpicos de 1936, que foram realizados em Berlim – a capital da Alemanha, na altura liderada por Adolf Hitler. Sim, estes Jogos existiram e o seu “fim primeiro” não era o desporto em si, por isso, para que “a história não se volte a repetir” há que reavivar a memória de todos nós.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Neto recusa olhar a longo prazo após fazer 12 anos na seleção e garante: «Pensamos por ciclos»

Francisco Neto celebrou o 12º aniversário no comando técnico da Seleção Nacional de Futebol Feminino. O selecionador português fez um balanço da sua passagem pela equipa das quinas, enalteceu a estabilidade garantida pela FPF e traçou o plano para o futuro.

Emre Can é baixa do Borussia Dortmund para o resto da temporada após lesão

O Borussia Dortmund vai ficar sem o capitão, Emre Can, após o jogador sofrer uma rotura do ligamento cruzado do joelho esquerdo no duelo frente ao Bayern de Munique.

Elano Blumer assume formação do Santos

O Santos anunciou a contratação de Elano Blumer como gerente da formação de jovens, regressando à Vila Belmiro para coordenar a criação de novos talentos no clube.

Dono do Chelsea desvenda motivo insólito para contratação de Cucurella: «Se o Manchester City o queria, eu também o queria»

O coproprietário do Chelsea, Todd Boehly, admitiu as dificuldades sentidas nos primeiros tempos à frente dos blues. O empresário norte-americano confessou não perceber de futebol e revelou que a contratação de Marc Cucurella foi motivada, em exclusivo, pelo interesse do Manchester City no defesa espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Diego Costa e os duelos contra defesas de Barcelona e Real Madrid: «Dentro do campo, dávamo-nos mal»

Diego Costa recordou os duelos que travou com as duplas de centrais do Real Madrid e do Barcelona durante a sua passagem pelo Atlético de Madrid. O antigo avançado abordou ainda a mítica final da Liga dos Campeões de 2014, disputada no Estádio da Luz, e a sua polémica lesão.

Daniel Ballard renova com o Sunderland até 2029

Daniel Ballard, defesa e internacional pela Irlanda do Norte, prolongou o seu contrato com o Sunderland até 2029, com opção de mais uma temporada. O jogador está no clube desde 2022.

Chelsea pode riscar 2 reforços de 2025/26 do plantel no final da época

O Chelsea decidiu colocar à venda dois jogadores que comprou por mais de 80 milhões de euros. Nem Liam Delap nem Alejandro Garnacho conseguiram convencer, e o clube quer agir antes que o valor deles caia ainda mais.