Sonho do Olimpo #8: Canoagem, um viveiro de talentos nacional

    CANOAGEM NOS JOGOS OLÍMPICOS

    A Canoagem é uma das modalidades há mais tempo presentes nos Jogos Olímpicos, de forma ininterrupta. Em 1924, a atividade foi incluída a título demonstrativo. 12 anos depois, nos Jogos Olímpicos (JO) de Berlim, o desporto acabou por ficar no evento multidesportivo mais importante a nível mundial.

    No início, apenas a vertente velocidade, Provas de Regata em Linha em 500 e 1000 metros, estava incluída no programa. A partir de 1972, a competição em Slalom, isto é, em águas bravas, foi incluída também no evento. Curiosamente, a sua inclusão foi na XX edição que também decorreu em terras germânicas, mais precisamente em Munique.

    Já no século XXI, houve nova alteração. A distância 200 metros foi acrescentada nas provas de velocidade, em 2012, que se realizou em Londres. Já as embarcações vão desde as categorias C1, C2 e C4 (canoas para um, dois ou quatro atletas) até às K1, K2 e K4 (caiaques para um, dois ou quatro atletas).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.